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Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: computador, caixa de som, projetor multimídia e campanhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Podem surgir dificuldades de compreensão das características do contexto de produção e aspectos paralinguísticos das campanhas publicitárias orais, veiculadas nas mídias televisivas e /ou radiofônicas apresentadas .
Referências sobre o assunto:
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed., São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
3. Antes de apresentarmos outro exemplo, você pode, ainda, fazer uma breve comparação da campanha em vídeo com a campanha impressa, disponível no site oficial da “Super liga de energia”, reforçando o quanto os elementos destacados acima (gestos, tom e timbre de voz, música de fundo, etc.) contribuem para tornar a campanha mais atraente e dinâmica. Pode, inclusive, questionar qual “modelo” eles preferem e qual acham que consegue atingir mais o público-alvo. (Importante aqui reforçar a questão do suporte, isto é, dependendo dele, a campanha deverá ser impressa e/ou em movimento, por exemplo, e isso também está interligado ao tipo de público que se quer atingir).
4. Após realizar a análise do vídeo da “Super liga de energia”, retome com as crianças outros vídeos já trabalhados ao longo da sequência, visando reforçar os aspectos acima. Um exemplo seria a campanha “Leia para uma criança”, do banco Itaú (clique aqui). Passe novamente esse vídeo para as crianças e chame a atenção para alguns aspectos, como: a temática, as personagens, o estilo da campanha (que tem mais imagem do que a verbalização ou oralização da mensagem), a música no fundo, os gestos e ações, as sensações que esse conjunto passa ao receptor). Você pode, inclusive, novamente, comparar com as campanhas impressas do banco Itaú, mostrando o quanto os elementos paralinguísticos atribuem significado ao que está sendo apresentado.
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações:
Feche o momento comentando que, na próxima aula, as crianças deverão, em pequenos grupos, pensar e planejar o modo como gostariam de apresentar a campanha, realizando alguns ensaios.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Vídeo: Leia para uma criança (Itaú), disponível aqui.
Introdução
A proposta desta aula está pautada no trabalho coletivo, no entanto, é importante prepará-la previamente. Para isso, encaminhe pelo WhatsApp o áudio da campanha “Super liga da energia”. Posteriormente, será feita a comparação entre o áudio e as imagens do vídeo para que os alunos reflitam sobre elementos como tom de voz, expressão facial, gestos, entre outros.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e compartilhe sua tela com o vídeo da campanha (disponível aqui). Faça as intervenções sugeridas na introdução e no desenvolvimento do plano original.
Fechamento
Para fechar a aula, realize alguns registros por meio de tópicos, visando sistematizar o que as crianças viram, utilizando o mural do Padlet. É importante levá-las a perceber que é preciso ter segurança ao falar, gesticular de acordo com o ritmo da voz e de maneira objetiva, e um roteiro para passar a mensagem, além de observarem que existem maneiras para falar o texto da campanha de forma que convença o público e transmita a mensagem de maneira mais real possível.
Convite às famílias
Provavelmente esta frase já foi vista ou ouvida por alguém da família: Leia para uma criança #issomudaomundo.
Procure encontrar um tempo (são apenas 2 min) para assistir com a criança a um vídeo (disponível aqui) da campanha do Banco Itaú, observando e conversando sobre a mensagem transmitida. Que tal aproveitar esse momento familiar e ler uma história para seu filho?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Conhecendo os elementos composicionais característicos de campanhas publicitárias apresentadas na modalidade oral
Finalidade da aula: Identificar as características das campanhas publicitárias orais, veiculadas nas mídias televisivas e/ou radiofônicas, através da análise de seu contexto de produção, bem como de alguns aspectos paralinguísticos (fala, direção do olhar, gestos, tom de voz), para perceber como esses elementos são importantes para a finalidade pretendida.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral.
Prática de linguagem: Oralidade.
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP12, EF15LP13
Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / estudo e pesquisa / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: computador, caixa de som, projetor multimídia e campanhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Podem surgir dificuldades de compreensão das características do contexto de produção e aspectos paralinguísticos das campanhas publicitárias orais, veiculadas nas mídias televisivas e /ou radiofônicas apresentadas .
Referências sobre o assunto:
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed., São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, R. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
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