Plano de aula: Diário : ler para conhecer o gênero

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela. Acesso à internet. Textos impressos. Tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são chamados autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana, bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente . Podem apresentar dificuldades em localizar as informações explícitas nos textos. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. Os agrupamentos se fazem necessários.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula

Orientações:

1. Apresente a finalidade da aula. Faremos a leitura e compreensão de dois textos do gênero Diário de arquivos pessoais em suportes diferentes (papel e internet)

Observação: Nas aulas LP03_02SQA01 e LP03_02SQA02 há atividades para que os alunos tomem contato com o gênero, sejam incentivados a produzir seus próprios diários e aprimorem o seu comportamento leitor.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência