Frases para imprimir
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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela. Acesso à internet. Textos impressos. Tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são chamados autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana, bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente . Podem apresentar dificuldades em localizar as informações explícitas nos textos. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. Os agrupamentos se fazem necessários.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Apresente a finalidade da aula. Faremos a leitura e compreensão de dois textos do gênero Diário de arquivos pessoais em suportes diferentes (papel e internet)
Observação: Nas aulas LP03_02SQA01 e LP03_02SQA02 há atividades para que os alunos tomem contato com o gênero, sejam incentivados a produzir seus próprios diários e aprimorem o seu comportamento leitor.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
1. Projete o slide e imprima as frases (disponíveis no link abaixo).
2. Divida os alunos em pequenos grupos e realize a entrega do material para cada estudante.
3. Dê-lhes tempo para lerem e discutirem as perguntas: a qual tipo de texto as frases pertencem? Sobre quais assuntos falam? É esperado que digam ser frases escritas por escreventes de diário pessoal que expressam, por escrito, seus próprios sentimentos (felicidade, tristeza, ansiedade…)
4. Peça-lhes que recortem as frases e colem-nas nos seus respectivos cadernos, deixando espaço livre para possíveis anotações.
5. Peça-lhes que leiam e discutam cada uma delas: quais possíveis sentimentos levam uma pessoa a escrevê-las? Felicidade, alegria, inquietação, ansiedade, tristeza, saudades, esperança, raiva, ódio?
5. Circule pela sala e observe a interação entre os alunos e quais são suas hipóteses sobre o assunto.
6. Retome a vez e a voz e promova a socialização das discussões ocorridas nos grupos, solicitando que façam as anotações das conclusões.
7. Diga-lhes que irão fazer a leitura dos textos que contêm as frases analisadas.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
1. Projete o slide ou imprima o texto (disponível em link abaixo). Organize a sala de aula de maneira que se obtenham três colunas de pares de carteiras, estabelecendo o quadro e o professor como foco principal, proporcionando livre acesso aos estudantes e o trabalho em duplas.
2. Entregue uma cópia do texto para cada dupla.
3. Inicie a leitura em voz alta.
4. Leia o texto trecho a trecho fazendo pausas para averiguar a compreensão.
5. Releia-o, agora, fazendo-lhes alguns questionamentos a fim de que localizem as informações explícitas no texto;
6. Deixe tempo livre para outros comentários.
Tempo sugerido:
Orientações: continuação do slide anterior.
Tempo sugerido:
Orientações:
1. Projete o slide ou imprima o texto. Disponível para a impressão, conforme link abaixo.
2. Continue com a organização em duplas.
3. Peça-lhes que iniciem a leitura silenciosa do texto.
4. Transite pela sala de aula e verifique se as duplas se auxiliam mutuamente.
5. Cada dupla deverá, após leitura do texto, comentar:
6. Inicie a análise das palavras/expressões que indicam algo que irá acontecer: louca para voltar e a onomatopeia SPLASH (ansiedade/ alegria).
7. Comente sobre o tratamento dado ao objeto diário: Meu caro e Eu te amo. São indícios da confiabilidade da escrevente ao seu fiel companheiro.
8. Peça-lhes que sublinhem as informações sobre as características do gênero Diário explícitas no texto: data, saudação, despedida…
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
2. Recapitule as leituras dos episódios de vida dos escreventes de diários e os elementos essenciais do gênero, conforme slide.
Sugestão de atividade complementar:
Brincadeira do Caderno de Respostas.
Explique-lhes que, na década de 80, não havia Facebook, blog, internet, tecnologias… e era muito comum circular entre os colegas de classe o Caderno de Respostas.
Explique-lhes como funcionava e deixe-a como uma sugestão para auxiliar na socialização de todos:
A pessoa que irá proporcionar a brincadeira deve dispor de um caderno de, no mínimo, 30 folhas
Na primeira folha, coloca-se o nome e idade. Nas outras folhas, as perguntas, sempre na mesma linha e uma pergunta em cada folha. Exemplo:
1. Qual é o seu nome? E sua idade?
2. Você promete responder tudo com a mais completa verdade?
3. Qual é seu apelido? (...)
As perguntas eram todas numeradas e, depois que todas as perguntas eram colocadas no papel, o caderno era entregue a um amigo (a) que seria o (a) primeiro (a) a responder a todas as questões de cada folha do caderno. Quando devolvia o caderno, era passado para outro e assim por diante, até que todos pudessem responder às perguntas. Assim como as perguntas eram numeradas, as respostas também eram, por isso as linhas de cada folha do caderno recebiam numeração. Era fácil, assim, verificar quem escreveu o quê, pois cada um que respondia colocava a sua resposta num número correspondente. Era só olhar para o número para ver quem havia escrito. Por exemplo, se você foi a décima pessoa a pegar o caderno para responder às perguntas, as suas respostas sempre estavam relacionadas ao número 10. Quem vai começar?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e e-mail para compartilhar os documentos do Google da atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Imagem da atividade 1, disponível aqui; Imagens da atividade 2, disponíveis aqui; Textos disponíveis aqui; Trecho do livro, disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens sugeridas nos slides de Introdução dos planos (imagens de diários e títulos de livros sobre diário), por WhatsApp ou e-mail. Depois, envie as perguntas da Introdução no grupo de WhatsApp para levantar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto proposto no slide. Você pode criar um formulário com as perguntas sobre o texto sugeridas no plano. Conte, em áudio, a síntese da história de Anne Frank, e envie a foto dela. Envie pelo e-mail ou pelo WhatsApp o trecho do livro “Nossa rua tem um problema”. Em seguida, você pode criar um mural no Padlet com duas colunas para que cada aluno coloque suas impressões: antes da leitura e depois da leitura. Procure colocar no mural as principais perguntas propostas na orientação do plano, incluindo a opinião deles sobre o texto. Outra opção é criar um documento no Google com as colunas e compartilhar com os alunos por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento
Faça uma lista com os alunos dos motivos que teriam para começar a escrever num diário pessoal. Pergunte pelo WhatsApp e peça que cada aluno responda por áudio ou por escrito. Depois, organize as respostas num quadro-síntese para ser consultado pelos alunos posteriormente.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem a leitura dos livros indicados ou assistirem ao filme. Você também pode sugerir que eles ajudem a criança a criar um diário.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valéria da Silveira
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Diário : ler para conhecer o gênero
Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos do gênero em estudo.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Diário
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF03LP12
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela. Acesso à internet. Textos impressos. Tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são chamados autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana, bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente . Podem apresentar dificuldades em localizar as informações explícitas nos textos. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. Os agrupamentos se fazem necessários.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
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