Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Campanha publicitária de conscientização infantil

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, caixa de som; Textos impressos de campanhas publicitárias; Vídeos com publicidades.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos de publicidade infantil que serão expostos na aula, além de não conseguirem identificar o sentido das palavras-chave desses textos.

Referências sobre o assunto:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. Textos publicitários; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm>. Acesso em 07 de setembro de 2018.

ALVES,Rosângela Aparecida;CALVO, Luciana Cabrini Simões. O gênero textual anúncio publicitário: análise de sua implantação em sala de aula. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/333-4.pdf. Acessado em: 07 de setembro de 2018.

LARA,Ana Gabriela da Costa; SOUZA, Lívia Cristina Pereira de. O gênero propaganda na escola: uma análise de aulas de leitura. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf. Acessado em: 07 de setembro de 2018.

SCHIMIEGUEL, Ótávio. O TEXTO PUBLICITÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. Disponível em : http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/392-4.pdf. Acessado em 07 de setembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula em voz alta.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos