Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação.
  • Compreensão em leitura.
  • Produção de textos.
  • Forma de composição dos textos/Adequação do texto às normas de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
  • Registrar de forma colaborativa esses textos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • É importante que o estudante: tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica.
  • Reconheça que letras representam sons.
  • Reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação de prática de estudo e pesquisa. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero curiosidades ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta sugere uma experiência do campo científico, onde os aspectos composicionais da linguagem e do gênero deverão ser levantados. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto das pesquisas realizadas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, em duplas, produzirão uma curiosidade coletivamente. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Curiosidades

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero Curiosidades. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática