Plano de aula: Diário: revisão e edição do texto produzido

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender o roteiro para a revisão, correção e avaliação das produções escritas. É esperado, também, apresentar dificuldades na leitura crítica do texto do colega para que o aperfeiçoamento do texto aconteça, necessitando, para tanto, apoio do professor.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p.

Tema da aula

Orientações:

• Apresentar-lhes a finalidade da aula: reler, revisar e editar a primeira versão do texto produzido em aulas anteriores e fazer a reescrita do texto de modo que a versão final apresente as principais características do gênero diário, levando em conta a temática,a estrutura composicional e estilo e também para que ocorra um aperfeiçoamento na escrita do texto.
  • Indague-lhes se acham importante revisar o texto. É esperado que saibam que o texto nunca está pronto em suas primeiras versões, necessitando de revisão, ou seja, verificar se não há necessidade de ajustes às normas gráficas padrão: ortografia, acentuação, emprego da letra maiúsculas, pontuação; ajustes na estrutura composicional, coesão textual e formatação, garantindo um texto atraente aos leitores.
  • Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Material Complementar:

LPO3_02SQA13: link

LPO3_02SQA14: link

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência