Plano de Aula

Plano de aula: Diário: revisão e edição do texto produzido

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender o roteiro para a revisão, correção e avaliação das produções escritas. É esperado, também, apresentar dificuldades na leitura crítica do texto do colega para que o aperfeiçoamento do texto aconteça, necessitando, para tanto, apoio do professor.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresentar-lhes a finalidade da aula: reler, revisar e editar a primeira versão do texto produzido em aulas anteriores e fazer a reescrita do texto de modo que a versão final apresente as principais características do gênero diário, levando em conta a temática,a estrutura composicional e estilo e também para que ocorra um aperfeiçoamento na escrita do texto.
  • Indague-lhes se acham importante revisar o texto. É esperado que saibam que o texto nunca está pronto em suas primeiras versões, necessitando de revisão, ou seja, verificar se não há necessidade de ajustes às normas gráficas padrão: ortografia, acentuação, emprego da letra maiúsculas, pontuação; ajustes na estrutura composicional, coesão textual e formatação, garantindo um texto atraente aos leitores.
  • Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Material Complementar:

LPO3_02SQA13: link

LPO3_02SQA14: link

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos