
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário . A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela para projeção, textos impressos, acesso à internet, espelho, folha de papel pardo ou cartolina.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção. TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em emitir opiniões, formular questões e anotar observações em discursos orais e na análise de variações linguísticas em vlogs.
Referências sobre o assunto:
MARINHO, Janice Helena Chaves; VAL, Maria da Graça Costa. Variação lingüística e ensino. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60p. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf>. Acesso em: 23 out. 2018.
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste, vol. 16, nº 34, 2015.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Material Complementar:
BESSA, Bráulio. Um matuto em New York / Bráulio Bessa. 2018. Disponível em:
Passeio de ônibus com Paulinho e Toquinho. 2017. Disponível em:
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Vlog Bráulio Bessa (disponível aqui); Vlog da Dorô (disponível aqui); Vlog Gabriel Miller (disponível aqui) e Vlog Julia Silva (disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Flipgrid (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie as perguntas do slide de introdução em áudios pelo WhatsApp. Em seguida, compartilhe os vídeos sugeridos no plano e pergunte o que chama a atenção deles nos vídeos assistidos. Siga as orientações para a reflexão proposta no plano. Mande o link dos vídeos e a pergunta pelo WhatsApp. Eles poderão responder por esse mesmo canal.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a produzirem um vídeo curto. Antes, eles produzirão um roteiro para gravar o vlog. Crie um documento para cada aluno no Google, para que eles elaborem o roteiro e você possa acompanhá-los. Compartilhe também as orientações e perguntas sugeridas no plano para guiar a produção do roteiro. Compartilhe o roteiro e o quadro avaliativo proposto no slide para que os alunos façam uma autoavaliação antes da gravação. Após a finalização dos roteiros, peça que gravem individualmente ou com ajuda dos familiares os vídeos e enviem via Google Drive ou Flipgrid.
Fechamento
Matando a saudades! Peça que compartilhem pelo WhatsApp impressões de como foi realizar a atividade e poder rever os colegas pelos vídeos compartilhados.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistirem a alguns vídeos dos colegas junto com a criança. Peça que, se possível, ajudem a criança a gravar seu próprio vídeo para a atividade.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: