Atividade para impressão - Rapunzel
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: produção textual
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno e folhas avulsas.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia a finalidade da aula: produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade , circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.
“A elaboração de um diário pessoal pode configurar uma interessante proposta de produção textual permanente no cotidiano de jovens escritores. É um gênero privilegiado para que o aluno perceba a produção textual como uma forma interessante de organizar e reconfigurar, por meio da produção escrita ou do registro em áudio/áudio vídeo, suas próprias experiências.” (LERNER, 2002)
- Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link abaixo):
- Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
- Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Material Complementar:
LP03_02SQA13: link aqui
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
- Diga-lhes que cada dupla selecionada, conforme grupo temático e por critério de produtividade, ou seja, a troca de informação entre os pares, conforme aula anterior (link abaixo), produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel.
- Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
- Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
- Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
- Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
- Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.
Material Complementar:
Link da aula LP03_02SQA13: acesse aqui
Texto Rapunzel: aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o roteiro de planejamento feito em aula anterior em folha de papel pardo ou cartolina, conforme o slide.
- Peça que leiam-no, em voz alta.
- Enfatize:
- os interlocutores: quem escreve (Rapunzel), para quem escreve ( para si mesma).
- a finalidade de escrita ( confissão, desabafo, diálogo interior…)
- a circulação do texto: entre a comunidade escolar (público privado)
- o suporte do texto; folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- a linguagem: informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha],caligrafia como marca pessoal e emoção.
- a diagramação do texto gênero Diário: data - saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário). Assinatura e elementos de recordação (opcionais)
- o tema: de acordo com a temática do grupo, mostrando sentimentos, emoções.
- os aspectos gerais : divisão do texto em parágrafos, pontuação, emprego da letra maiúscula, diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, vocabulário apropriado ao gênero diário ...
- Entregue o planejamento das ideias realizado na aula anterior com seus comentários. Solicite que leiam e decidam se irão continuar com as primeiras ideias ou se irão seguir acatando eventuais dicas e sugestões.
- Peça que usem o roteiro como apoio para a escrita.
- Em seguida, os alunos começarão a escrever a página do diário de Rapunzel, conforme grupo temático.
- Circule entre os estudantes, leia trechos, tire dúvidas, relembre o uso dos marcadores temporais, verifique a coerência na narrativa dos acontecimentos a formatação e a diagramação do gênero. Utilize os cartazes de apoio que foram sendo criados ao longo do estudo do gênero Diário. Retome o decalque do gênero Diário, visto na aula LP03_02SQA04, conforme link abaixo.
Material complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Explique-lhes que na aula seguinte será feita a edição, revisão e formatação do texto.
- Peça para que comentem brevemente seu “faz de conta”.
- Pergunte-lhes sobre as dificuldades que encontraram na escrita, para que você possa preparar a atividade de edição,revisão e formatação para a aula seguinte. Acesse as aulas anteriores sobre Forma de composição do texto/ Análise linguística/semiótica, conforme links abaixo
Material complementar:
Aula LP03_02SQA04 link aqui
Aula LP03_02SQA05 link aqui
Aula LP03_02SQA06 link aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto: Rapunzel, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto da história de Rapunzel com os alunos, via documento do Google, por e-mail, ou em um mural no Padlet, onde você pode gravar um áudio com a leitura do texto para eles ouvirem ou disponibilizar o texto para que leiam. O áudio poderá ser enviado pelo WhatsApp também. Faça algumas perguntas sugeridas no plano, sobre a história. É importante que eles se apropriem da narrativa. Em seguida, encaminhe o quadro para retomar a estrutura e os elementos essenciais do gênero. Você pode criar um formulário ou um documento do Google para cada aluno preencher. Dê devolutivas individuais para aqueles que não conseguiram preencher adequadamente o quadro, que servirá como roteiro para escrita.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever o Diário de Rapunzel. Compartilhe os temas (como sugerido nas orientações do slide de desenvolvimento da aula 13) e faça a distribuição entre os alunos. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp, para realizar o planejamento e a escrita. Compartilhe o quadro preenchido por eles e envie áudios orientando sobre os pontos importantes que constam no quadro, para que os alunos o utilizem como roteiro para escrita.
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com o decalque do gênero e as perguntas sugeridas na orientação do plano. Peça que eles escrevam as ideias principais que planejaram para a escrita do diário.
Depois que você der as devolutivas, encaminhe um documento no qual deverão produzir o texto. Explique que, ao final, todas as produções farão parte de um documento único, que será o Diário de Rapunzel.
Fechamento
Crie um formulário para que os alunos possam colocar sugestões de como serão a capa, a formatação das páginas, a contracapa etc., seguindo as orientações do plano. Você pode usar o WhatsApp para pedir essas sugestões aos alunos.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do Diário de Rapunzel. Eles poderão assistir ao filme ou ler o livro juntos para conhecer melhor a história e identificar as emoções da personagem.