Atividade para impressão - Rapunzel
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: produção textual
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Descrição
Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador online. - Recursos Educacionais Digitais:
Google Apresentações. - Materiais diversos:
Texto do conto da Rapunzel.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Escrita autônoma e compartilhada
- Construção do sistema alfabético
- Convenções da escrita
- Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
- Progressão temática e paragrafação
Prática de Linguagem
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade, circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.
Competências gerais
3. Repertório cultural
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 minutos
Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link):
Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar com o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Compartilhe a informação da imagem acima com seus alunos, seja projetando, com apoio de slides, ou escrevendo no quadro.
Diga-lhes que cada dupla selecionada produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel. Selecione as duplas conforme grupo temático e por critério de produtividade trabalhados na aula anterior.
Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
Grupo 1 - TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
Grupo 2 - TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
Grupo 3 - TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA