Atividade para impressão - Rapunzel
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: produção textual
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Descrição
Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador online. - Recursos Educacionais Digitais:
Google Apresentações. - Materiais diversos:
Texto do conto da Rapunzel.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Escrita autônoma e compartilhada
- Construção do sistema alfabético
- Convenções da escrita
- Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
- Progressão temática e paragrafação
Prática de Linguagem
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Produzir uma página de diário, com expressão de sentimentos e opiniões com as convenções do gênero: tema, forma, linguagem, tempo, interlocução, finalidade, circulação, suporte, elementos de recordação, pontuação, paragrafação, verbos de dizer.
Competências gerais
3. Repertório cultural
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Informações sobre o gênero:
Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
- TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
- FORMA: datação, vocativo e despedida.
- LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.
- TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
- INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
- INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Bibliografia
- DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
- PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Dificuldades antecipadas: Aplicar os conhecimentos convencionais estudados.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 minutos
Converse com os estudantes sobre a produção do “Diário de Rapunzel” iniciada na aula anterior (link):
Aprendemos muito sobre a importância e a função do gênero diário. Que tal se compartilharmos esse conhecimento para que outros conheçam e desfrutem desse gênero?
Faz-se necessário relembrar que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar com o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Compartilhe a informação da imagem acima com seus alunos, seja projetando, com apoio de slides, ou escrevendo no quadro.
Diga-lhes que cada dupla selecionada produzirá uma página de Diário da personagem Rapunzel. Selecione as duplas conforme grupo temático e por critério de produtividade trabalhados na aula anterior.
Relembre a divisão dos grupos e os trechos que cada grupo deverá se concentrar para criar a página de diário de Rapunzel, lendo-os em voz alta:
Grupo 1 - TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira. (parágrafos iniciais)
Grupo 2 - TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre. (a partir do parágrafo 17)
Grupo 3 - TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos.(a partir do parágrafo 20)
Releia, em voz alta e coletivamente, o conto de Rapunzel, na íntegra, novamente.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA