Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: exercitando a diagramação do gênero
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Material complementar. Papel firme para impressão (vergê, papel cartão ou similar), envelope de carta ou similar, cola e tesoura.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir, em atividades simplificadas de produção textual, a formatação e a diagramação do gênero diário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta para os estudantes: exercitar a construção composicional do gênero diário.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
1. Projete o slide.
2. Indague se lembram como identificamos graficamente a escrita do diário: data, vocativo, corpo do texto, despedida, elementos de recordação.
3. Caso seja necessário, contorne o corpo de algum aluno para extrair sua silhueta, conforme ilustração do slide, para melhor compreensão sobre os termos “silhueta”, “decalque”.
Introdução
Orientações:
- Projete o slide e imprima o texto, disponível no link abaixo.
- Distribua o texto para cada estudante.
- Organize os alunos em duplas de modo que o agrupamento seja produtivo: alunos com diferentes saberes para a leitura autônoma.
- Peça-lhes para lerem o texto.
- Indague:
- Vocês conseguiram compreender o texto?
- Do que se trata o texto lido?
- Como se apresenta a estrutura do texto?
- Há algo estranho no texto? O que seria?
6. Converse com os estudantes enfatizando os elementos constituintes do gênero diário e sua estrutura composicional:
Forma: data, vocativo, despedida, assinatura.
Linguagem: informal, o narrador-personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], Caligrafia como marca pessoal e emoção.
Diálogo: com o próprio diário.
Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.
Material complementar: Texto
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e imprima o texto em folha de papel mais firme (papel cartão, papel reciclado, papel vergê ou similares). Disponível para impressão, no link abaixo.
- Entregue um envelope para cada dupla com o texto impresso já recortado.
- Peça-lhes que observem, atentamente, os parágrafos do texto.
- Peça que montem o texto sobre a mesa (carteira), seguindo a estrutura composicional do gênero, conforme cartaz de apoio (aula LP03_02SQA04) - observação abaixo.
- Circule pela sala para averiguar se a sequência lógica e a estrutura do texto está sendo contemplada. Faça as intervenções necessárias.
- Peça que colem o texto em folha de sulfite, atentando-se para a estrutura composicional do texto.
Material complementar: Texto fatiado
Observação: Cartaz de apoio:
- Data
- Saudação (vocativo/forma como se dirige ao objeto/escreve para si mesmo).
- Corpo do texto: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha].
- caligrafia como marca pessoal e emoção.
- Despedida: vocativo e despedida carinhosos, dirigidos ao próprio diário.
- Assinatura (opcional).
- Elementos de recordação: colar fotos, colocar embalagens de produtos...que ilustram e contam as vivências (opcional).
Desenvolvimento
Orientações:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Leia o texto original do arquivo pessoal, em voz alta. Disponível para impressão, no link abaixo.
- Converse sobre as percepções dos estudantes para concluir a atividade.
Material complementar: Resolução da atividade
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Texto 1 (disponível aqui) e Texto 2 (disponível aqui).
- Opcionais: Flippity (tutorial disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie e compartilhe por e-mail ou WhatsApp um documento do Google ou um mural no Padlet, e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura do gênero. Mande perguntas pelo canal de comunicação escolhido. Em seguida, envie o texto com as perguntas sugeridas no plano pelo e-mail, no mural ou no formulário.
Desenvolvimento
Convide os alunos a colocarem o texto na ordem certa. Você pode usar a mesma estrutura de jogo da aula passada no Flippity com as partes do texto. Outra opção é compartilhar o texto e pedir que os alunos o copiem se não for possível imprimir, recortar e colar na posição correta. Peça para enviarem uma foto do caderno com o texto pronto, pelo WhatsApp.
Em seguida, mande o outro texto e desafie os alunos a colocarem em ordem e identificar as partes que estão faltando. Você pode elaborar um formulário para que eles identifiquem as partes nomeando-as e escrevendo sugestões para as partes que faltam. Mande as orientações e o texto pelo e-mail em um documento do Google ou pelo WhatsApp com orientações em áudio. Outra opção é utilizar o Google Meet para realizar uma videochamada e fazer a atividade coletivamente.
Fechamento
Compartilhe o texto completo e peça que eles façam a autoavaliação. Sugira que contem como foi fazer a atividade, através de um áudio pelo WhatsApp ou ao final da videochamada se você estiver usando o Meet.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade de montar as peças da estrutura do texto. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar dessa atividade. Os familiares também podem participar incentivando e ajudando a criança a confeccionar um diário.