Plano de Aula

Plano de aula: Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno, folhas avulsas, papel pardo ou cartolina.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em participar ativamente do planejamento da escrita e saber diferenciar cada propósito do roteiro.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente-lhes a finalidade da aula: planejar, com ajuda do professor, o diário da personagem Rapunzel, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o suporte e a linguagem.
  • Pergunte-lhes sobre o Conto de Fadas Rapunzel:
  • Vocês conhecem a história de Rapunzel? Deixe-os livre para responder. Alguns alunos irão responder que conhecem, outros não. Esse momento é apenas para despertar o interesse pelo tema. O texto, na íntegra,será apresentado ainda nessa aula.
  • Em que tempo a história ocorreu? É esperado que saibam que os Contos de Fadas são histórias antigas. O tempo é impreciso, da imaginação, do faz de conta.
  • Quais são as principais personagens? É esperado que digam: os pais de Rapunzel, a feiticeira, ela própria e o príncipe.
  • Há a presença, na história, de alguma vilã ou vilão? É esperado que apontem a feiticeira como sendo a vilã.
  • Qual o herói que enfrenta a vilã? É esperado que digam ser o príncipe.
  • Faça-lhes o convite apresentando-lhes a situação comunicativa: aprendemos muito sobre o gênero diário e seria muito bom mostrarmos para outras pessoas como estamos bons nisso. Como não podemos publicar nossos próprios diários, já que se trata de uma escrita íntima, o que acham de criarmos o diário da personagem Rapunzel? Aguarde a reação de todos.
  • Diga-lhes que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos