Atividade para impressão - Rapunzel
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno, folhas avulsas, papel pardo ou cartolina.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:
TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)
FORMA: datação, vocativo e despedida.
LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.
TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;
INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.
INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em participar ativamente do planejamento da escrita e saber diferenciar cada propósito do roteiro.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente-lhes a finalidade da aula: planejar, com ajuda do professor, o diário da personagem Rapunzel, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o suporte e a linguagem.
- Pergunte-lhes sobre o Conto de Fadas Rapunzel:
- Vocês conhecem a história de Rapunzel? Deixe-os livre para responder. Alguns alunos irão responder que conhecem, outros não. Esse momento é apenas para despertar o interesse pelo tema. O texto, na íntegra,será apresentado ainda nessa aula.
- Em que tempo a história ocorreu? É esperado que saibam que os Contos de Fadas são histórias antigas. O tempo é impreciso, da imaginação, do faz de conta.
- Quais são as principais personagens? É esperado que digam: os pais de Rapunzel, a feiticeira, ela própria e o príncipe.
- Há a presença, na história, de alguma vilã ou vilão? É esperado que apontem a feiticeira como sendo a vilã.
- Qual o herói que enfrenta a vilã? É esperado que digam ser o príncipe.
- Faça-lhes o convite apresentando-lhes a situação comunicativa: aprendemos muito sobre o gênero diário e seria muito bom mostrarmos para outras pessoas como estamos bons nisso. Como não podemos publicar nossos próprios diários, já que se trata de uma escrita íntima, o que acham de criarmos o diário da personagem Rapunzel? Aguarde a reação de todos.
- Diga-lhes que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
- Organize os alunos em duplas, de modo produtivo, ou seja, o trabalho em pares deverá favorecer a troca de informações e a tomada de decisões.
- Distribua uma cópia do conto para cada dupla, conforme link abaixo.
- Leia o conto de Rapunzel, na íntegra, diversificando as propostas de leitura e interpretação do conto em momentos individuais, coletivos e em duplas. Faça as observações quanto às informações: fonte, autor, tema.
- Enumere, junto com os alunos, os parágrafos, a fim de facilitar a análise do texto (trinta e um parágrafos).
- Estimule-os a pensar na trajetória de vida de Rapunzel. É esperado que concluam ter sido muito difícil para ela a separação de sua família para ficar sob a guarda de uma feiticeira.
- Converse com os estudantes sobre os valores envolvidos no conto: o atrevimento dos pais de Rapunzel, a vingança da feiticeira, os sentimentos de tristeza e desespero dos pais, a solidão de Rapunzel, entre outros.
Material Complementar: Texto Rapunzel disponível aqui
Introdução
Orientações:
- Recupere, por meio do quadro reproduzido no slide e/ou folha de papel pardo ou cartolina, o quanto os estudantes são capazes de levantar os itens sugeridos sobre o que já foi trabalhado sobre o gênero Diário. É esperado que demonstrem saber:
- Tema/ interlocutor:
- Quem escreverá? É esperado que saibam que eles, estudantes, irão se colocar no lugar da personagem Rapunzel para escrever as páginas do diário.
- Para quem ela escreverá? É esperado que saibam que eles irão escrever como se ela estivesse escrevendo para si mesma, para seu companheiro fiel: o diário.
- Escreverá sobre o quê? Diga-lhes que cada grupo irá apresentar um determinado episódio da vida dela, de acordo com a divisão temática dos grupos.
- Finalidade de escrita: Escrita sobre si: inquietações, desabafos, diálogo interior…
- Circulação do texto: Comunidade escolar
- Suporte: Folhas em branco ou específica para diários. Se houver possibilidade, digitar a página do diário, em fonte Pacífico, 18 garantindo a semelhança com a escrita de caligrafia pessoal para reunir todas as páginas de maneira uniforme. Exemplo: “Meu querido diário,”
- Forma do Gênero Diário (diagramação) data, saudação (vocativo/ forma como se dirige ao objeto diário) e despedida. Assinatura e elementos de recordação (opcionais e a combinar)
- Linguagem: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, a narradora personagem é identificada pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção ( a combinar)
- Aspectos gerais de normas gráficas: a divisão do texto em parágrafos, os marcadores temporais [ Hoje, Ontem, Pela manhã...] que ajudam a organizar o texto, o uso da letra maiúscula no início do parágrafo e em nomes próprios, a pontuação adequada: (? ! . : --), a pontuação no diálogo (discurso direto), dois-pontos e travessão, verbos de dizer, ortografia e legibilidade
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a classe em três grandes grupos 1, 2 e 3, definindo quais e quantas serão as duplas que irão pertencer a determinado grupo temático para a composição das páginas do Diário de Rapunzel. A página deverá ser escrita em primeira pessoa do singular, como se fosse a própria personagem escrevendo;
- Grupo 1- TEMA: Memórias. Rapunzel falará um pouco sobre si, relatando o episódio da gravidez de sua mãe, os desejos de sua mãe de comer rabanetes e quando foi levada pela feiticeira (parágrafos iniciais).
- Grupo 2- TEMA: Expressão de sua individualidade. Rapunzel escreverá sobre sua solidão presa na torre (a partir do parágrafo 17).
- Grupo 3 -TEMA: Segredos. Rapunzel relatará como conheceu o príncipe e o que planejaram para ficarem juntos (a partir do parágrafo 20).
- Diga-lhes que esses fatos serão escritos por diversas duplas e serão diversificados por seus temas, estruturas e estilos próprios, compondo, assim, as páginas do Diário de Rapunzel da turma do 3º ano ___.
- Reserve alguns minutos para trocarem informações, voltando ao texto Rapunzel a fim de se apropriarem do tema a ser escrito.
Desenvolvimento
Orientações:
- Retome o decalque do gênero diário já trabalhado em aula anterior, conforme link abaixo, projetado no slide ou reproduzido no quadro.
- Solicite que escrevam, em folha avulsa, as primeiras ideias para o texto. Reforce as dicas abaixo para que possam esboçar suas ideias:
- Qual data vocês irão escolher pensando que a história de Rapunzel ocorreu em tempos longínquos? Será data do século passado? Defina as datas por grupos para que haja a sequência cronológica hipotética, dos escritos.
- Qual vocativo vocês irão utilizar? Meu querido diário? Meu fiel companheiro?
- Como será o primeiro parágrafo? Iniciará com letra maiúscula? Com marcador temporal: ontem, hoje…?
- E o segundo parágrafo? É esperado que atendam às expectativas, conforme divisão temática por grupos. Os parágrafos auxiliam na organização do texto. Planeje o que irá narrar a cada parágrafo. Use expressões que indicam tempo.
- E o desfecho? Pode ser algo ligado à esperança que ela tem de dias melhores ou sentir muito tudo o que ela passa ou passou.
- Haverá ilustração? Elementos de recordação?
- Caminhe pela sala, entre as duplas, para auxiliar no planejamento do esquema da escrita, no que tange à formatação e diagramação do texto.
- Peça-lhes que releiam o planejamento. É esperado que verifiquem se o que planejaram está dentro das expectativas temáticas e de diagramação previstas para seu grupo.
- Peça-lhes para entregarem o planejamento das ideias para que você possa apreciá-las. É bom lembrar que todo o processo de desenvolvimento da escrita deverá ser registrado.
Material Complementar:
Link da aula LP03_02SQA04 aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Converse com os estudantes sobre o que já sabem o que não pode faltar numa página de diário e indague-lhes sobre as características gerais do Diário de Rapunzel, depois que todas as páginas forem revisadas e reunidas numa só capa e contracapa:
- Como será a capa e a contracapa do Diário de Rapunzel? Como elas serão feitas? Por quem? Haverá desenhos, colagens, pintura?
- Como faremos a digitação dos textos? É esperado que sugiram o trabalho em equipes de acordo com as competências de cada aluno. Diga-lhes que nas próximas aulas os combinados serão feitos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Material para a atividade:
Texto: Rapunzel, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto da história de Rapunzel com os alunos, via documento do Google, por e-mail, ou em um mural no Padlet, onde você pode gravar um áudio com a leitura do texto para eles ouvirem ou disponibilizar o texto para que leiam. O áudio poderá ser enviado pelo WhatsApp também. Faça algumas perguntas sugeridas no plano, sobre a história. É importante que eles se apropriem da narrativa. Em seguida, encaminhe o quadro para retomar a estrutura e os elementos essenciais do gênero. Você pode criar um formulário ou um documento do Google para cada aluno preencher. Dê devolutivas individuais para aqueles que não conseguiram preencher adequadamente o quadro, que servirá como roteiro para escrita.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever o Diário de Rapunzel. Compartilhe os temas (como sugerido nas orientações do slide de desenvolvimento da aula 13) e faça a distribuição entre os alunos. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp, para realizar o planejamento e a escrita. Compartilhe o quadro preenchido por eles e envie áudios orientando sobre os pontos importantes que constam no quadro, para que os alunos o utilizem como roteiro para escrita.
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com o decalque do gênero e as perguntas sugeridas na orientação do plano. Peça que eles escrevam as ideias principais que planejaram para a escrita do diário.
Depois que você der as devolutivas, encaminhe um documento no qual deverão produzir o texto. Explique que, ao final, todas as produções farão parte de um documento único, que será o Diário de Rapunzel.
Fechamento
Crie um formulário para que os alunos possam colocar sugestões de como serão a capa, a formatação das páginas, a contracapa etc., seguindo as orientações do plano. Você pode usar o WhatsApp para pedir essas sugestões aos alunos.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do Diário de Rapunzel. Eles poderão assistir ao filme ou ler o livro juntos para conhecer melhor a história e identificar as emoções da personagem.