Plano de aula: Diário: planejando o diário da personagem Rapunzel

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia e tela, caderno, folhas avulsas, papel pardo ou cartolina.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais:

TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…)

FORMA: datação, vocativo e despedida.

LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção.

TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente;

INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor.

INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em participar ativamente do planejamento da escrita e saber diferenciar cada propósito do roteiro.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

PEREIRA, M. H. M.; SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras, Unioeste, Vol. 16, Nº 34, 2015. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212>. Acesso em: 08 dez 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente-lhes a finalidade da aula: planejar, com ajuda do professor, o diário da personagem Rapunzel, considerando a situação comunicativa, os interlocutores, a finalidade, a circulação, o suporte e a linguagem.
  • Pergunte-lhes sobre o Conto de Fadas Rapunzel:
  • Vocês conhecem a história de Rapunzel? Deixe-os livre para responder. Alguns alunos irão responder que conhecem, outros não. Esse momento é apenas para despertar o interesse pelo tema. O texto, na íntegra,será apresentado ainda nessa aula.
  • Em que tempo a história ocorreu? É esperado que saibam que os Contos de Fadas são histórias antigas. O tempo é impreciso, da imaginação, do faz de conta.
  • Quais são as principais personagens? É esperado que digam: os pais de Rapunzel, a feiticeira, ela própria e o príncipe.
  • Há a presença, na história, de alguma vilã ou vilão? É esperado que apontem a feiticeira como sendo a vilã.
  • Qual o herói que enfrenta a vilã? É esperado que digam ser o príncipe.
  • Faça-lhes o convite apresentando-lhes a situação comunicativa: aprendemos muito sobre o gênero diário e seria muito bom mostrarmos para outras pessoas como estamos bons nisso. Como não podemos publicar nossos próprios diários, já que se trata de uma escrita íntima, o que acham de criarmos o diário da personagem Rapunzel? Aguarde a reação de todos.
  • Diga-lhes que depois que todas as páginas do diário de Rapunzel estiverem revisadas, elas poderão ser reunidas em um único diário, sob o título “ O Diário de Rapunzel, da turma do 3º ano ___”. Ele ficará disponível na biblioteca da escola para que todos os alunos da comunidade escolar possam ter acesso e serem incentivados a trabalhar o gênero Diário. Após concluído o trabalho, combinar um dia para apresentar o Diário de Rapunzel para as outras turmas da escola.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência