Plano de Aula

Plano de aula: Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo.

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.

A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Acesso à internet. Câmeras, filmadoras, tablets, celulares ou outros dispositivos que possam gravar um vídeo. Folha de impressão.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Ter em mãos aparelhos técnicos previamente testados para o uso em breves gravações. Verificar se os estudantes possuem habilidades para realizar gravações. Proporcionar as instruções técnicas. Durante a atividade, se faz necessário concentrar-se apenas nas questões de relatos e gravação.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34–2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Apresente-lhes a finalidade da aula: preparar breves gravações de relatos pessoais falando sobre si mesmo.
  • Assista às aulas anteriores LP03_02SQA10 e LP03_02 SQA 11, conforme links abaixo, para prosseguir com a aula.
  • Faz-se necessário ter verificado, previamente, os equipamentos que a escola disponibilizará para a gravação do vídeo e quais equipamentos dos alunos foram autorizados (câmeras, tablets, ou filmadoras). Para que os equipamentos de filmagem não gerem problemas de ordem técnica durante a aula, é preciso testá-los com antecedência, pois, para esta aula, os estudantes deverão se preocupar apenas com aspectos do relato de si mesmo e com a gravação. Gravar mais do que uma vez, se necessário for.
  • Assista a mais um vlog com os estudantes a fim de que façam os ajustes no que tange à sua apresentação: aspectos linguísticos e paralinguísticos, conforme combinados anteriores.

Material complementar:

Links das aulas

LP03_02 SQA10: acesse aqui

LP03_03SQA11- acesse aqui

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos