Plano de aula: Diário: produzir breves gravações sobre si mesmo.

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.

A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Acesso à internet. Câmeras, filmadoras, tablets, celulares ou outros dispositivos que possam gravar um vídeo. Folha de impressão.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Ter em mãos aparelhos técnicos previamente testados para o uso em breves gravações. Verificar se os estudantes possuem habilidades para realizar gravações. Proporcionar as instruções técnicas. Durante a atividade, se faz necessário concentrar-se apenas nas questões de relatos e gravação.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34–2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Apresente-lhes a finalidade da aula: preparar breves gravações de relatos pessoais falando sobre si mesmo.
  • Assista às aulas anteriores LP03_02SQA10 e LP03_02 SQA 11, conforme links abaixo, para prosseguir com a aula.
  • Faz-se necessário ter verificado, previamente, os equipamentos que a escola disponibilizará para a gravação do vídeo e quais equipamentos dos alunos foram autorizados (câmeras, tablets, ou filmadoras). Para que os equipamentos de filmagem não gerem problemas de ordem técnica durante a aula, é preciso testá-los com antecedência, pois, para esta aula, os estudantes deverão se preocupar apenas com aspectos do relato de si mesmo e com a gravação. Gravar mais do que uma vez, se necessário for.
  • Assista a mais um vlog com os estudantes a fim de que façam os ajustes no que tange à sua apresentação: aspectos linguísticos e paralinguísticos, conforme combinados anteriores.

Material complementar:

Links das aulas

LP03_02 SQA10: acesse aqui

LP03_03SQA11- acesse aqui

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência