Plano de aula: Diário: formatação e diagramação do gênero.

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Cartolina ou similar. Caneta cartazista. Decalque (atividades complementares). Tesoura e cola.

Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reproduzir texto do gênero trabalhado, levando em conta suas características e a sequência textual, especificamente, a diagramação textual.

Referências sobre o assunto:

PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212

Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 64 p. n. 1. Conteúdo: v.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas; v.2: contos, fábula, lendas e mitos; v.3: textos informativos, textos instrucionais e biografias. 1. Alfabetização. 2. Ensino fundamental. 3. Escola pública. I. Abreu, Ana Rosa II. Aratangy, Claudia Rosenberg III. Mingues, Eliane IV. Dias, Marilia Costa V. Durante, Marta VI. Weiz, Telma VII. FUNDESCOLA VIII. MEC-SEF. CDD 379.24, disponível em www.dominiopublico.gov.br.

PORTO, Cristina. O diário escondido da Serafina: ilustrações de Michele Iacocca.-4 ed.-São Paulo: Ática, 1999, p.24.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Inicie realizando um levantamento de hipóteses sobre o que os estudantes já sabem sobre o gênero Diário: Quem escreve uma página de diário? Para quem se escreve? Para que se escreve? Sobre o que se escreve? Onde se escreve? Como se escreve? Como, geralmente, os textos se organizam no papel? Anote todas as hipóteses. É bom relembrar que, no slide inicial, há as informações sobre o gênero que devem ser lidas.
  • Faça um fechamento das opiniões, retificando ou ratificando conceitos. Diga-lhes que o gênero diário apresenta elementos constitutivos maleáveis, o autor conta os fatos na ordem que deseja, entretanto, há uma forma, uma silhueta, uma construção textual, uma diagramação específica do gênero que é reconhecida pela sociedade e que o diferencia dos demais gêneros.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência