Atividade para impressão - texto
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: formatação e diagramação do gênero.
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Cartolina ou similar. Caneta cartazista. Decalque (atividades complementares). Tesoura e cola.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no fim do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reproduzir texto do gênero trabalhado, levando em conta suas características e a sequência textual, especificamente, a diagramação textual.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu ... [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 64 p. n. 1. Conteúdo: v.1: Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas; v.2: contos, fábula, lendas e mitos; v.3: textos informativos, textos instrucionais e biografias. 1. Alfabetização. 2. Ensino fundamental. 3. Escola pública. I. Abreu, Ana Rosa II. Aratangy, Claudia Rosenberg III. Mingues, Eliane IV. Dias, Marilia Costa V. Durante, Marta VI. Weiz, Telma VII. FUNDESCOLA VIII. MEC-SEF. CDD 379.24, disponível em www.dominiopublico.gov.br.
PORTO, Cristina. O diário escondido da Serafina: ilustrações de Michele Iacocca.-4 ed.-São Paulo: Ática, 1999, p.24.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Inicie realizando um levantamento de hipóteses sobre o que os estudantes já sabem sobre o gênero Diário: Quem escreve uma página de diário? Para quem se escreve? Para que se escreve? Sobre o que se escreve? Onde se escreve? Como se escreve? Como, geralmente, os textos se organizam no papel? Anote todas as hipóteses. É bom relembrar que, no slide inicial, há as informações sobre o gênero que devem ser lidas.
- Faça um fechamento das opiniões, retificando ou ratificando conceitos. Diga-lhes que o gênero diário apresenta elementos constitutivos maleáveis, o autor conta os fatos na ordem que deseja, entretanto, há uma forma, uma silhueta, uma construção textual, uma diagramação específica do gênero que é reconhecida pela sociedade e que o diferencia dos demais gêneros.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
1. Projete o slide ou imprima o texto. Disponível no link abaixo.
2 .Organize os alunos em duplas de modo que o agrupamento seja produtivo: alunos com diferentes saberes para que possam argumentar “negociando” suas respostas.
3. Peça-lhes que leiam o texto e respondam as questões abaixo:
- Como saber que se trata de um texto do gênero diário? É esperado que os estudantes digam que o texto expressa, por escrito, a vida de uma pessoa narrada por ela mesma. Há a presença do vocativo “Querido Diário”.
- Sobre quem ou quais assuntos tratam o texto? É esperado que observem tratar-se de um episódio de vida em que a personagem conta sobre sua vontade de ler, novamente.
- Qual foi o vocativo utilizado pela personagem para se dirigir ao objeto diário? É esperado que os estudantes digam ser “Querido Diário”.
- Você conhece as histórias citadas pela personagem?
- Você acha que é uma boa opção alternar os dias para a leitura de livros diferentes?
- Você consegue identificar o dia da semana que foi escrita esta página de diário? É esperado que localizem “quarta-feira”.
Material complementar: TEXTO
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
1. Coloque no mural da classe textos de gêneros variados: uma cantiga de roda, uma receita e uma adivinha, por exemplo, reproduzidos em tamanho grande, em cartolina ou papel pardo e o texto do gênero diário. Sugestões de textos, disponíveis no link abaixo.
2. Promova uma conversa para que compreendam a estrutura composicional de cada texto e suas características:
- Como o trecho do livro O Diário escondido da Serafina lido se organiza no papel? Foi escrito de que forma? Espera-se que os estudantes identifiquem alguns de seus elementos essenciais: formatação (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, confissões, emoções, opiniões…) e diagramação: data, saudação, vocativo, corpo do texto: linguagem informal, na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção, despedida: vocativo e despedida carinhosos, dirigidos ao próprio diário, assinatura (opcional), elementos de recordação (opcional) -colar fotos, colocar embalagens de produtos...que ilustram e contam as vivências.
3. Em que ele é diferente dos demais? É esperado que os estudantes identifiquem a formatação e a diagramação próprias de cada texto: no caso da cantiga de roda, a organização gráfica (diagramação), geralmente, é composta de arrumação rítmica em forma de versos, que podem rimar ou não, alinhados à esquerda.
No caso das adivinhas, há perguntas variadas para se descobrir as respostas e, geralmente, inicia-se com O que é o que é? No caso do texto instrucional receita, há presença de título, ingredientes, modo de fazer e tempo de preparo.
4. Auxilie para que estabeleçam relações entre as descobertas e o que já sabem.
Material complementar: Textos variados
Desenvolvimento
Orientações:
1. Construa, em suporte adequado (cartolina ou folha de papel pardo), o cartaz de apoio do gênero diário (modelo no slide), à medida que vai recapitulando os elementos essenciais do gênero: o elemento marcante “data”, pois os registros da vida costumam ser realizados, diariamente, cronologicamente; o vocativo, expressões criadas para direcionar o tratamento com o objeto (escreve para si mesmo); o corpo do texto, que é a escrita de si, expressão de vivências, emoções, opiniões...em primeira pessoa do singular, a despedida para si mesmo/diário e assinatura (opcional).
Desenvolvimento
Orientações:
1. Projete o slide e imprima o seu conteúdo. Disponível no link abaixo.
2. Distribua o material: o texto lido, o decalque, cola e tesoura.
3. Oriente os alunos a ler o texto com muita atenção, recortar as partes que o constituem e a colá-las no campo correto do decalque.
4. Indague como eles farão para determinar os elementos essenciais do gênero diário. Quais serão estes critérios?
- Há data?
- Onde está o espaço para o vocativo?
- Quais partes do texto pertencem ao “corpo” do texto?
- Onde está o “corpo” do texto?
- E a despedida?
- Há assinatura? (opcional)
É esperado que não identifiquem os elementos data e assinatura no texto trabalhado, haja vista a liberdade de cada escritor ao escrever seu diário, contando os fatos como quer, na ordem que deseja. É importante ressaltar que a silhueta contendo a despedida e assinatura é reconhecida socialmente, porém, existem muitas variações.
5. Circule pelas duplas, observando e realizando intervenções.
Material complementar:
Atividade para impressão: Decalque e texto
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e reproduza-o no quadro ou faça uma extensão ao cartaz de apoio.
- Finalize a aula refletindo sobre as questões colocadas no slide, recapitulando as características do gênero diário, sua formatação e diagramação.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: texto 1 disponível aqui; texto 2 disponível aqui; resolução disponível aqui.
- Opcionais: Flippity (tutorial disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe com os alunos o texto por e-mail ou WhatsApp. Oriente-os a fazer a leitura e responder às perguntas sugeridas nas orientações. Você pode encaminhar algumas perguntas pelo WhatsApp ou em um documento de orientação pelo e-mail.
Desenvolvimento
Compartilhe o documento com textos variados. Você pode usar o mural no Padlet, organizado em colunas, ou criar um jogo no Flippity, com as partes estruturais de cada gênero, para que eles organizem as peças: cada parte na coluna correta. Outra opção é enviar as partes em peças separadas e orientar os alunos a copiá-las. Se for possível imprimir, eles devem recortar as peças e colá-las nas colunas correspondentes, identificando a estrutura de cada gênero. Peça que lhe enviem uma foto do caderno pelo WhatsApp. Em seguida, prepare, em um documento do Google, e compartilhe o Cartaz de Apoio, como sugerido no slide, para que eles possam fazer a autoavaliação. Se preferir, faça uma conversa pelo Meet e construa o Cartaz coletivamente. Repita o procedimento para montar o próximo texto.
Fechamento
Faça uma reflexão sobre aspectos importantes da estrutura do gênero utilizando as reflexões sugeridas nas orientações do plano. Pode ser no final da videochamada, se você estiver usando o Meet. Se não, crie um formulário com perguntas que promovam a reflexão final sobre a estrutura do texto.
Convite às famílias
Convide os familiares a participar da atividade de montar as peças da estrutura do texto. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar dessa atividade.