Atividade para impressão - Conto de Abel Sidney
Plano de Aula
Plano de aula: Diário: reprodução textual
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diários
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, tela. Textos impressos. Folha com pauta.
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam por escrito a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da primeira pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária no final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário.
Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: Poderão apresentar dificuldades em reproduzir a formatação e a diagramação do gênero diário; bem como colocar-se no lugar de um personagem de um determinado conto, destacando acontecimentos, histórias, sentimentos, emoções, autonomamente.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
SIDNEY, Abel. Conto ou não Conto?
Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000337.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a finalidade da aula. Peça aos estudantes que leiam e ouçam muitas páginas de escreventes de diários e que, agora, irão escrever uma página de diário fazendo de conta ser a prima da personagem-narradora da história Conto ou não conto.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e reproduza-o no quadro.
- Leia para a turma o texto Conto ou não conto, de Abel Sidney, disponível no link abaixo.
- Peça para que dois estudantes se prontifiquem a narrar e ilustrar a história com o auxílio dos demais colegas de classe, de maneira espontânea e improvisada. Eles irão anotando no quadro os principais tópicos e ilustrações do texto. Espera-se que o resumo da história traga os seguintes fatos:
a narradora relembra um episódio da infância em que passou as férias na casa de sua tia divertindo-se muito com sua prima. Lembra-se, também, de uma conversa que teve com sua prima sobre confiar-lhe ou não um segredo. A prima acabou contando-lhe que havia feito um bolo e que teve que jogá-lo fora. A receita falhou. Ela, então, resolveu contar tudo para a sua tia. Sua tia, entretanto, deu-lhe uma lição de moral passada de geração a geração: “Minha avó dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos devemos passar adiante, pois, quem conta um conto, aumenta um ponto”. Ela se sentiu muito envergonhada. A prima descobriu porque espiou tudo no seu “cantinho secreto”. - Verifique se todos os estudantes se apropriaram da história para que possam escrever, posteriormente, preocupando-se apenas com o plano da forma do texto, ou seja, reprodução textual.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza a consigna no quadro.
- Diga-lhes que eles irão produzir uma página de diário da prima da personagem-narradora (Verinha), individualmente.
- Auxilie na elaboração de um roteiro:
- Tema: Escrever fazendo de conta que é a prima da narradora. O texto será escrito em primeira pessoa, como se a própria menina estivesse escrevendo, conforme consigna.
- Forma: Iniciar com data. Indague: Era mês de férias, certo? Qual data será? Vocativo: Como ela irá se direcionar ao seu diário? Aguarde sugestões:
Querido Diário, Meu amigo fiel, Meu querido diário... Há vírgula após a escrita do vocativo? - Parágrafo inicial: Letra maiúscula. Indague-lhes: Como será a introdução do assunto? Você irá utilizar um marcador temporal? (Ontem, hoje…).
- Certifique-se de que todos estejam entendendo que é uma situação de “faz de conta”. Fale sobre segmentação de parágrafos e pontuação.
- Continue para que sugiram o final da página do diário criando expectativas para o registro de novos episódios, manifestando opiniões, críticas
e discutam a inserção ou não de elementos de recordação, ou desenhos, fotos, ilustrações… - Revise em voz alta e coletivamente o roteiro, sempre dirigindo o olhar dos estudantes para o cartaz de apoio. (aula LP03-02SQA04)
- Fale sobre a importância da caligrafia como marca pessoal nos registros íntimos.
- Após o término da retomada das características do texto, entregue-lhes a folha com pauta para a reprodução textual e criatividade
(caligrafia, elementos de recordação). - Aproveite para utilizar o texto que irão produzir para seu diagnóstico sobre os saberes dos estudantes, ou, ainda, para enfatizar o comportamento de escrita: planejar, revisar e aprimorar.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue cópia do roteiro para cada estudante para checagem posterior. Disponível no link abaixo.
Material complementar: Roteiro
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça-lhes que releiam o próprio texto para a checagem final tendo como apoio o CARTAZ ou o roteiro.
- Dê-lhes tempo para os ajustes finais, aprimorando o texto com o estilo individual de cada estudante.
Material complementar: Resolução da atividade (sugestão de texto)
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs para enviar o material da atividade (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Texto (disponível aqui); Roteiro (disponível aqui) e Resolução (disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto pelo e-mail ou mande um áudio pelo WhatsApp com a leitura dele. Desafie os alunos a recontarem a história para você ou para algum familiar. Outra opção é criar um mural no Padlet para que os alunos possam enviar áudios ou desenhos da história. O objetivo é verificar se eles compreenderam a história.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a criarem uma página de um diário. Convide-os, através de um áudio pelo WhatsApp, a escrever uma página de um diário como se fosse a personagem da história. Para isso, crie um documento no Google e compartilhe-o com os alunos pedindo que eles coloquem no quadro o que acham necessário para escrever uma página de um diário. Cada aluno poderá colaborar na criação desse quadro, que servirá como roteiro para a escrita. Crie um formulário com a proposta da atividade. Você pode acrescentar um pequeno texto de orientação na parte inicial do formulário seguindo as sugestões do plano. Lembre-os de utilizar o roteiro criado por eles.
Fechamento
Oriente os alunos a voltarem a olhar o texto produzido a partir do roteiro fazendo uma autoavaliação. Converse com eles pelo WhatsApp verificando se perceberam melhorias possíveis no texto escrito por eles. Compartilhe por e-mail o texto apresentado como sugestão de resolução. Você pode criar um mural no Padlet para os alunos que quiserem compartilhar seus textos.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade ouvindo a criança recontar o texto lido. Para isso, oriente os familiares através de um áudio. Eles também podem participar assistindo a filmes apropriados para crianças que envolvam esse tema.