Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a um programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Produção de texto oral.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Estratégia de leitura.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as condições de produção dos textos (função social, autor, suporte).
  • Reconhecer a estrutura do texto e a linguagem própria dos gêneros instrucionais.
  • Relacionar linguagem verbal e não verbal, analisando seu efeito de sentido.
  • Reconhecer as condições de produção de programas de culinária infantil (apresentador, função social, suporte).
  • Reconhecer as instruções dos textos injuntivos no vídeo e analisar as diferentes semioses (imagem, som, pausa, entonação).
  • Planejar a produção de uma receita em áudio ou em vídeo, considerando a estrutura, o público-alvo, o suporte, entre outros.
  • Produzir uma receita, fazendo uso das diferentes semioses, de acordo com o suporte.
  • Utilizar ferramentas de edição com o auxílio do professor.
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Inferir o sentido de palavras e expressões desconhecidas em textos lidos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas e instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo de atuação da vida cotidiana. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero receita ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios.

Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Pensando na produção de um caderno de receitas da turma, cada estudante produzirá sua receita preferida. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade do caderno de receitas preferidas do 3º ano, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, criarão uma receita através dos seus ingredientes preferidos. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Receita

Conjunto de atividades organizadas em seis etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero receita. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática