Plano de aula: Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da
Vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Computador e aparelhos para projeção do slide. Atividade para reprodução Colagem no Caderno. Acesse aqui. Jogo Pondo ordem no texto. Acesse aqui.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz, de comunicação. Atualmente ela vem perdendo espaço para a troca de e-mails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e os e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como estas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que estas cartas ganhem muito mais força ao ser enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo desta forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Neste caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venham publicadas a Carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando deste modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foram realizados anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Nesta aula é exigido um bom um nível de leitura e interpretação, na medida em que as partes de um texto precisam ser compreendidas para que os alunos possam ordená-las recompondo uma Carta de reclamação publicada em jornal. Portanto, atenção especial deve ser dada às dificuldades de leitura que alguns alunos podem apresentar. Devido ao pouco contato com o gênero em estudo, alguns alunos podem apresentar dificuldades em estabelecer relações entre recursos de formatação (como aspas, caixa alta, negrito itálico) e sua função (destacar partes do texto, indicar discurso direto do reclamante).

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa. — Belo Horizonte: Autêntica, p. 113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Nesta aula os alunos poderão exercitar a descoberta de regularidades presentes no gênero textual Carta de reclamação publicada em um jornal.
  • Apresente o título da aula e peça que os alunos pensem sobre os problemas que podem surgir ao ler uma carta com suas partes fora de ordem.
    Eles podem citar situações como: dificuldade de entender o conteúdo do texto, compreensão equivocada da mensagem, troca de destinatário
    por remetente, impossibilidade de atingir o objetivo pretendido com a carta etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos