Atividade para impressão - Colagem no caderno
Plano de Aula
Plano de aula: Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da
Vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Computador e aparelhos para projeção do slide. Atividade para reprodução Colagem no Caderno. Acesse aqui. Jogo Pondo ordem no texto. Acesse aqui.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz, de comunicação. Atualmente ela vem perdendo espaço para a troca de e-mails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e os e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como estas fazem parte da vida cotidiana e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que estas cartas ganhem muito mais força ao ser enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo desta forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Neste caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição de um jornal, por exemplo, venham publicadas a Carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando deste modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foram realizados anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Nesta aula é exigido um bom um nível de leitura e interpretação, na medida em que as partes de um texto precisam ser compreendidas para que os alunos possam ordená-las recompondo uma Carta de reclamação publicada em jornal. Portanto, atenção especial deve ser dada às dificuldades de leitura que alguns alunos podem apresentar. Devido ao pouco contato com o gênero em estudo, alguns alunos podem apresentar dificuldades em estabelecer relações entre recursos de formatação (como aspas, caixa alta, negrito itálico) e sua função (destacar partes do texto, indicar discurso direto do reclamante).
Referências sobre o assunto:
AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.
SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa. — Belo Horizonte: Autêntica, p. 113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.
MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Nesta aula os alunos poderão exercitar a descoberta de regularidades presentes no gênero textual Carta de reclamação publicada em um jornal.
- Apresente o título da aula e peça que os alunos pensem sobre os problemas que podem surgir ao ler uma carta com suas partes fora de ordem.
Eles podem citar situações como: dificuldade de entender o conteúdo do texto, compreensão equivocada da mensagem, troca de destinatário
por remetente, impossibilidade de atingir o objetivo pretendido com a carta etc.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos:
- Que argumentos a criança utilizou para convencer a mãe de que não haveria aula?
- Que argumentos ela utilizou para convencer a mãe de que o bilhete era verdadeiro?
- Que elementos presentes no texto escrito pela criança podem indicar para a mãe que o bilhete é falso e não foi escrito pela professora?
- Explore com os alunos, além do texto, a letra, as rasuras e o portador (pedaço de papel que foi utilizado para escrever o bilhete).
E se o bilhete fosse escrito pela tia Paulinha, que recursos ela teria utilizado? - Que problemas podem surgir quando uma criança falsifica um bilhete como este?
2. Espera-se que compreendam que a criança argumenta que não haverá aula devido a um possível feriado. Ainda, tenta convencer mãe ao afirmar que o bilhete é verdadeiro. A mãe pode perceber que o bilhete não foi escrito pela professora pela quantidade de erros de ortografia, pela caligrafia de alguém que ainda está em processo de alfabetização, pelos argumentos utilizados que demonstram não terem sido construídos por um adulto e pelo veículo no qual a mensagem é enviada: um pedaço de papel de caderno muito mal cortado. Muito provavelmente, a professora iria enviar o bilhete em um papel sem pautas e com a mensagem digitada e não escrita à mão. É importante que o professor discuta com os alunos quais problemas podem ser gerados quando uma criança falsifica um bilhete. Discuta aspectos éticos implicados na mentira e os tipos de problemas dela gerados como a quebra da confiança dos pais e professor na criança, os problemas surgidos da perda da aula caso a mãe acreditasse no bilhete e não levasse a criança para a escola, dentre outros.
3. Utilize esta situação para mostrar aos alunos que, para uma Carta de reclamação surtir os efeitos esperados, o texto precisa ser bem organizado, os argumentos precisam ser bem construídos de modo a convencer o responsável a solucionar o problema e a forma de tratamento precisa ser respeitosa para ser criado um clima de consideração e respeito entre as partes envolvidas. Diga que, a seguir, irão conhecer um texto que precisa ser organizado para compor uma Carta de reclamação publicada em jornal.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Convide os alunos a participar de um jogo que os desafiará a organizar uma Carta de reclamação publicada em jornal.
- Organize os alunos em grupos de no máximo quatro integrantes.
- Tire cópias do jogo suficientes para a quantidade de grupos que você irá formar para esta parte da aula. Lembre-se que cada grupo precisará de um conjunto de cartas. Observe que as cartelas estão dispostas na sequência, portanto embaralhe-as antes de entregar aos alunos. Seria interessante providenciar cartolinas para colar as cartelas para que fiquem mais firmes.
Materiais complementares:
Jogo Pondo ordem no texto. Acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Copie tantos jogos quantos necessários para que todos possam jogar simultaneamente.
- Leia as regras do jogo para a turma. Explique o jogo e certifique-se que todos compreenderam.
- Diga que será o juiz do jogo e que, ao concluir a ordenação do texto, devem chamá-lo para conferir.
- Deixe que joguem algumas vezes até perceberem que o texto precisa de certa ordem para manter a coerência e a coesão.
- Organize os alunos em grupos de no máximo quatro integrantes.
- Para organizar o texto, os alunos podem lançar várias estratégias, entre elas: observar os conectivos que permitem coesão entre os parágrafos, observar os recursos de formatação que indicam as partes componentes do texto: cor azul para nome da seção do jornal, caixa alta e negrito para título da reclamação, aspas para indicar primeira e segunda fala do reclamante. Circule pelos grupos e faça questionamentos de modo que os grupos não se prendam somente às ideias do texto, mas que prestem atenção também nos recursos de formatação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Antes de mostrar este slide, peça para lerem o texto formado pela ordenação das cartelas. Pergunte se está faltando alguma parte. Se você estiver seguindo esta sequência de aulas, provavelmente os alunos irão dizer que falta a resposta do órgão competente em solucionar o problema.
- Leia o slide e peça para os grupos criarem uma resposta curta para o problema.
- Diga para imaginarem que são redatores do jornal e que receberam a resposta da Secretaria de Educação. Assim, diga que precisam escrever esta resposta como escreveria um redator do jornal para publicá-la, de forma concisa e objetiva. Não pode faltar a identificação do órgão responsável, sua visão sobre o problema, com justificativa eximindo-se da responsabilidade ou explicitação das providências que serão tomadas para resolver a situação.
- Em seguida, peça para alguns grupos lerem suas produções.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para o fechamento da aula, reproduza as cartas para ser coladas no caderno. Acesse o material Colagem no Caderno.
- Permita que possam relacionar cada parte do texto a uma das tiras da cartela Bônus-Esquema.
- Discuta com os alunos os nomes das partes da carta escritas na cartela Bônus-Esquema. Pergunte aos alunos a importância de cada uma destas partes para que a carta surta os efeitos esperados.
- Promova uma discussão a respeito dos recursos de formatação empregados perguntando por que o jornal utiliza fonte maior no título, negrito e aspas no discurso direto do reclamante etc. Pergunte que efeitos isso promove na leitura do texto.
Materiais complementares:
Atividade para reprodução Colagem no caderno. Acesse aqui.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Jogo online adaptado, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Jogo com trechos de carta, disponível aqui;
Resolução do jogo, disponível aqui.
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a imagem de bilhete escrito por uma criança tentando se passar pela professora, que “viralizou” na internet. Pergunte se eles ouviram falar dessa história e utilize outras perguntas que estão na Introdução do plano original para iniciar a conversa com. Diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam vê-las.
Desenvolvimento
Retome quais são as principais partes de uma carta de reclamação. Convide os estudantes a jogarem um jogo em que têm que ordenar essas partes, associando-as com cada um dos trechos da carta. No plano original, o jogo se joga em grupos, com cartelas que trazem trechos de uma carta, além de duas cartelas bônus. Para jogar remotamente, elaboramos uma adaptação para as crianças jogarem individualmente, online. Na adaptação, os trechos da carta já estão na ordem; entretanto, será preciso associar cada trecho a uma descrição de características desse gênero. Conheça o jogo (disponível aqui) e depois envie o link aos estudantes. Estipule um prazo para que todos possam jogá-lo. Peça que enviem mensagens contando como foi a experiência.
Caso você ache que os estudantes não terão como acessar o link para o jogo, envie a imagem com os trechos da carta embaralhados e a cartela bônus que traz o roteiro da carta. Solicite que escrevam como seria a ordem correta e enviem a resposta a você.
Fechamento
Combine uma videochamada para conversarem sobre o jogo e elaborarem uma resposta para a reclamação, assim como se costuma encontrar nas publicações de jornal. Compartilhe sua tela com os estudantes e vá escrevendo a resposta para a reclamação à medida que eles forem dando suas ideias. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, peça que cada um escreva uma resposta para a reclamação e envie a você. Analise o material e o percurso dos alunos para dar uma devolutiva geral à turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a acessarem o jogo junto com as crianças. Esse é um jogo que vocês podem jogar mais de uma vez, então, por que não testar primeiro os conhecimentos das crianças e depois o dos pais? Pode ser um momento divertido e de reflexão sobre a escrita de textos.