13 planos de aula para estudar a história dos meios de comunicação no ensino remoto

Rádio, telefone e cartas podem ser objeto de atividades divertidas para entender como o homem partiu da conversa privada para os meios de comunicação em massa

POR:
Camila Cecílio
Os meios de comunicação passaram por muitas transformações, mas conhecer a sua história e entender seu impacto é compreender o avanço da comunicação privada para a comunicação em massa    Crédito: Getty Images

O mundo como o conhecemos hoje é bem diferente do que vimos há 10, 20, 30 anos atrás, não é mesmo? Por muito tempo, o rádio era o jeito mais rápido de ficar sabendo o que acontecia no país e no mundo. E para dar e receber notícias de amigos e parentes distantes era preciso alguns dias para que as cartas chegassem ao destinatário – ou pagar contas muito altas de telefone. O fato é que os meios de comunicação passaram por inúmeras transformações, alguns caíram em desuso, mas essa linha temporal pode ser assunto de sala de aula.

Giovani Silva, professor de História e especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA, acredita que é importante para crianças do Fundamental 1 e 2 terem uma dimensão histórica de que houve meios de comunicação tão importantes quanto hoje são a internet e as redes sociais. “É saber que no tempo dos avós ou até mesmo dos pais, as formas de se comunicar eram outras – nem piores, nem melhores, mas o que era possível de se ter na época”, diz. 

Além de conhecer uma perspectiva de mundo e vida cotidiana bem diferente da que conhecem, os alunos podem compreender o pensamento e o contexto da época. O professor destaca que, nesse sentido, os planos de aula de NOVA ESCOLA são interessantes por abrirem possibilidades para uma abordagem que ultrapassa a convencional lista de meios de comunicação, datas e nomes de inventores. “As propostas das aulas vão muito além disso”, afirma Giovani Silva, que foi mentor de alguns desses planos. Desde a elaboração das atividades, a ideia é contribuir para que professores de todo o país tenham acesso a planos de aula capazes de motivá-los a também aprender mais e aperfeiçoar sua prática de ensino.  

NOVA ESCOLA conta com diversas sugestões de aulas que abordam meios de comunicação. A seguir, conheça alguns deles, todos com orientações para adaptação ao ensino remoto:

 

A evolução dos meios de comunicação

Indicado para: 2º ano, Geografia 
O objetivo desse plano é fazer com que os estudantes comparem diferentes meios de comunicação, suas funcionalidades e evolução ao longo do tempo. Como a maior parte da aula será de forma assíncrona (cada um no seu tempo e na sua casa), você pode gravar um vídeo em que utilize imagens e slides com perguntas para fazer com que os pequenos reflitam sobre o que são os meios de comunicação, para que servem e como nós nos comunicamos. As perguntas podem ser adequadas de acordo com a realidade da sua escola. Proponha aos alunos durante a aula a dar exemplos do seu dia a dia. Aqui, a recomendação é usar o WhatsApp para manter o contato com a turma. 
 

Meios de comunicação

Indicado para: 2º ano, Geografia 
A ideia é que as crianças identifiquem as diferentes formas de comunicação presentes nas atividades e rotinas sociais dos alunos que estão em locais e horários diferentes. Para colocar o plano em prática, você pode usar ferramentas como WhatsApp e e-mail, ou uma plataforma como o Google Classroom para enviar uma foto do slide do plano original. Na hora de apresentar o tema, grave um vídeo e pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de meios de comunicação. Caso não conheçam esse conceito, explique que são instrumentos de transmissão de informações entre a sociedade, como o telefone, a televisão, o rádio, a internet, cinema, entre outros.
 

Meios de comunicação: ontem e hoje

Indicado para: 4º ano, História
Já pensou em levar seus alunos para um tour em museus da comunicação em qualquer lugar do mundo? Essa é a ideia deste plano: fazer com que os alunos conheçam as transformações ocorridas nos meios de comunicação ao longo do tempo. Mas em tempos de pandemia, isso só é possível pela internet. Por isso, para falar sobre o tema, converse com a turma por meio de uma videoconferência pelo WhatsApp ou Google Meet e faça alguns questionamentos. Depois de seguir a sequência proposta no plano, envie para a turma links dos museus da comunicação, como Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e Conhecendo Museus, para que façam uma visita virtual.  
 

Meios de comunicação: a invenção da escrita 

Indicado para: 4º ano, História 
Essa aula fala sobre como a invenção da escrita foi um marco na evolução do ser humano e marcou o início do desenvolvimento dos meios de comunicação. Para abordar o tema com seus alunos de forma divertida, faça uma videoconferência pelo WhatsApp (ou outra plataforma de sua escolha) e siga a sequência de orientações proposta. A ideia geral é desenvolver uma brincadeira em que alguns alunos representarão um tema utilizando somente gestos, mímica ou encenação, sem uso de palavras e objetos, e os demais terão que adivinhar o assunto representado pelos colegas. 
 

Meios de Comunicação: cinema e a evolução da imagem 

Indicado para: 4º ano, História 
Com certeza seus alunos já assistiram a algum filme, seja na televisão ou no cinema. Mas será que eles sabem como surgiu a Sétima Arte e seus reflexos na sociedade? A finalidade dessa aula é discutir o assunto com a turma via WhatsApp ou outra plataforma que se adeque à realidade da escola. Na primeira parte da aula, você trabalhará com um trecho de O Circo, com Charles Chaplin, ícone do cinema mudo. A proposta é fazer com que os alunos dublem o filme. Mas para isso, é necessário enviar o link do filme com antecedência.  
 

Meios de Comunicação: a voz da música

Indicado para: 4º ano - História
Nesse plano, o objetivo é fazer com que os alunos compreendam que a música é uma das formas encontradas pelo ser humano para se expressar. Siga a sequência de orientações, lembrando de enviar antecipadamente por WhatsApp, Telegram ou Messenger (ou entregue na escola para que retirem), a letra da música que será trabalhada nesta etapa. Faça uma brincadeira com os alunos para ver se eles descobrem o nome da música e o intérprete. Depois, crie uma playlist com trechos pequenos de músicas, e toque-as para que eles descubram.
 

Meios de Comunicação: propaganda e influência 

Indicado para: 4º ano, História 
Você provavelmente lembra de alguma propaganda que marcou a sua infância, não é mesmo? Com as crianças de hoje não é diferente, ainda mais em um mundo bombardeado por informações. Eis então a importância de fazer com que seus alunos conheçam as transformações ocorridas nas funcionalidades da propaganda ao longo do tempo. Essa é a finalidade dessa aula, mas com uma pitada a mais de diversão, já que a proposta é fazer um sorteio para que as crianças entendam, na prática, como uma propaganda pode influenciar a nossa percepção e, muitas vezes, ser enganosa. 
 

Meio de Comunicação: controle da mídia 

Indicado para: 4º ano, História
A finalidade aqui é fazer com que os alunos reflitam sobre a influência da mídia na sociedade e a necessidade de diversidade de opiniões. Para isso, converse com eles através de uma videoconferência pelo WhatsApp (ou outra plataforma de sua escolha) e faça as perguntas propostas. No plano, o tema é trabalhado a partir da situação de refugiados sírios que, ao fugir da guerra em seu país, foram para a Europa em busca de recomeços – e como a mídia noticiou esses fatos.
 

Meios de Comunicação: o perigo da Fake News 

Indicado para: 4º ano, História 
Analisar e discutir a existência e os perigos das notícias falsas, as tais fake news, é o principal objetivo desse plano. Para começar a aula, você poderá contextualizar o tema fazendo algumas perguntas para motivar o interesse da turma. Em seguida, proponha uma brincadeira com o jogo Lereia para, depois, relacionar o grau de dificuldade de identificar as respostas certas e erradas com as fake news. Em outro momento, a atividade aborda uma notícia falsa sobre vacinação, mensagem que até hoje circula em aplicativos como o WhatsApp. 
 

Meio de comunicação: inclusão e exclusão 

Indicado para: 4º ano, História 
O objetivo é mostrar aos alunos que a internet é um dos meios de comunicação que favorece a inclusão e a exclusão das pessoas. O tema pode ser ainda mais propício para ser trabalhado com sua turma nesse momento de pandemia, já que a internet aproximou muitas pessoas e, ao mesmo tempo, escancarou desigualdades sociais no país. O plano pode ser desenvolvido por videoconferência pelo WhatsApp ou outra plataforma que faça mais sentido para você e seus alunos. 
 

Das cartas às redes sociais: a velocidade da comunicação 

Indicado para: 4º ano, História
Para muitas crianças, a carta é um meio de comunicação completamente desconhecido, mas foi por meio dela que as maneiras de se comunicar puderam se transformar até atingir a instantaneidade de hoje. O objetivo desse plano de aula é fazer com que os alunos reconheçam as mudanças ocorridas nos meios de comunicação e como esses meios podem promover a desigualdade social. Para ser amplamente trabalhado, o assunto também pode ser relacionado ao momento de afastamento social que vivemos. 

Radionovela: imagens que nascem na mente 

Indicado para: 4º ano, História
Nesses tempos em que novas tecnologias surgem a cada dia, o rádio pode até parecer um meio de comunicação arcaico para algumas pessoas. Mas o que muitas crianças não sabem é que o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação do século 20. De forma divertida e imaginativa, essa aula faz um resgate histórico das fases do rádio no cenário brasileiro por meio das radionovelas, sucesso nas primeiras décadas do século passado.
 

As transformações dos meios de comunicação

Indicado para: 5º ano, Geografia
Com um tema totalmente relacionado ao momento em que vivemos, essa aula pretende fazer com que os alunos reconheçam as transformações nos meios utilizados pelo homem para se comunicar. Uma das questões levantadas pelo plano é: quais os meios de comunicação ideais na quarentena? A proposta é fazer com que a criança reflita sobre o assunto e associe a temática ao seu dia a dia longe da escola. 

 

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias