Plano de aula: O sumiço dos sinais de pontuação!

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor.

Carta de reclamação para ser pontuada aqui

Álbum de figurinhas aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Em uma carta de reclamação, o emprego de sinais de pontuação, como a vírgula e ponto final, contribui para uma boa comunicação entre remetente e destinatário. Desse modo, pontuações mal empregadas podem fazer com que as informações sejam deturpadas e, desse modo, o objetivo da carta, que é solucionar alguma demanda, pode não ser atingido. De tal modo, alguns alunos podem não discriminar os efeitos de sentidos possibilitados pelo emprego dos sinais de pontuação. Assim, é possível que alguns alunos compreendam o uso da vírgula ou do ponto final, por exemplo, como mera atribuição de pausa para descanso, o que de fato poderia ser feito em qualquer lugar da frase ou desprezado, uma vez que alguns alunos podem argumentar que não precisam de pausa na frase porque não se sentiram cansados ao lê-las.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 25 de setembro de 2018

Título da aula

Orientações:

• Nessa aula os alunos irão empregar sinais de pontuação comumente presentes em cartas de reclamação. Espera-se que consigam pensar sobre o uso de pontos finais para separar as partes de uma carta, vírgulas para separar local de data, para isolar o vocativo do restante da carta, para isolar aposto destacando explicações essenciais para a compreensão dos sentidos construídos, para separar itens de uma lista de reclamações ou de sugestões.
  • Leia título da aula para os alunos e pergunte: O que aconteceria com um texto se seus sinais de pontuação fossem apagados?
  • Espera-se que digam que o texto ficaria confuso e que as pessoas não entenderiam as informações que se pretendia transmitir.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos