Plano de aula: Quem bagunçou os sinais de pontuação?

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor.

Carta de reclamação para sistematização, acesse aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Nessa aula será solicitado aos alunos que empreguem habilidades cognitivas mais complexas: a avaliação de empregos de sinais de pontuação de modo a identificar equívocos e corrigi-los. Assim, espera-se que, para além de utilizar sinais de pontuação em função de sua adequação gramatical, as crianças possam interpretar a situação social na qual o texto é produzido, podendo compreender os sinais de pontuação e empregá-los conforme os efeitos de sentido que espera-se que produzam. É nessa lógica que alguns alunos podem encontrar dificuldades em interpretar as situações em que se constroem as ideias da carta de reclamação não identificando equívocos ou identificando-os e não sabendo qual a pontuação adequada para substituir aquela equivocadamente utilizada.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 18 de setembro de 2018.

Título da aula

Orientações:

• Nessa aula os alunos irão exercitar o uso de sinais de pontuação identificando equívocos e sugerindo correções de modo a refletir sobre a função dos sinais de pontuação para a produção de efeitos de sentido em cartas de reclamação. Os alunos poderão, também, refletir a respeito dos sinais de pontuação comumente presentes em uma carta de reclamação.
  • Deixe que os alunos leiam o título da aula e pergunte se existem problemas caso algum sinal de pontuação seja escrito no local errado. Pergunte que problemas seriam esses.
  • Prepare as placas com os sinais de pontuação que serão utilizados pelos grupos no momento de compartilhamento das descobertas. Prepare tantas placas quantos forem os grupos formados. Imprima o arquivo com as placas, cole em uma cartolina para ficar mais firme e cole palitos de picolé para que os alunos possam segurá-las.

Material necessário:

Placas de sinais para impressão aqui

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos