Atividade para impressão - Carta de Reclamação Coletiva
Plano de Aula
Plano de aula: Quem bagunçou os sinais de pontuação?
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: slide, retroprojetor.
Carta de reclamação para sistematização, acesse aqui
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Nessa aula será solicitado aos alunos que empreguem habilidades cognitivas mais complexas: a avaliação de empregos de sinais de pontuação de modo a identificar equívocos e corrigi-los. Assim, espera-se que, para além de utilizar sinais de pontuação em função de sua adequação gramatical, as crianças possam interpretar a situação social na qual o texto é produzido, podendo compreender os sinais de pontuação e empregá-los conforme os efeitos de sentido que espera-se que produzam. É nessa lógica que alguns alunos podem encontrar dificuldades em interpretar as situações em que se constroem as ideias da carta de reclamação não identificando equívocos ou identificando-os e não sabendo qual a pontuação adequada para substituir aquela equivocadamente utilizada.
Referências sobre o assunto:
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 18 de setembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Nessa aula os alunos irão exercitar o uso de sinais de pontuação identificando equívocos e sugerindo correções de modo a refletir sobre a função dos sinais de pontuação para a produção de efeitos de sentido em cartas de reclamação. Os alunos poderão, também, refletir a respeito dos sinais de pontuação comumente presentes em uma carta de reclamação.
- Deixe que os alunos leiam o título da aula e pergunte se existem problemas caso algum sinal de pontuação seja escrito no local errado. Pergunte que problemas seriam esses.
- Prepare as placas com os sinais de pontuação que serão utilizados pelos grupos no momento de compartilhamento das descobertas. Prepare tantas placas quantos forem os grupos formados. Imprima o arquivo com as placas, cole em uma cartolina para ficar mais firme e cole palitos de picolé para que os alunos possam segurá-las.
Material necessário:
Placas de sinais para impressão aqui
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Fale a respeito do livro “A rebelião da pontuação”. Diga que nesse livro, o personagem Bruno começa a dialogar com os sinais de pontuação que não querem mais cumprir suas funções e passam a reclamar com o garoto sobre a vida que levam.
- Por exemplo: o ponto de interrogação reclama de sempre estar na boca das crianças que nunca param de perguntar; o ponto final reclama que tudo termina nele; a vírgula diz que não suporta mais ficar no meio das frases sem nunca saber como a história termina; e, as aspas, reclamam de ficar sempre penduradas e separadas uma da outra.
- Não conte a história toda para os alunos para não limitar sua criatividade. Fale somente sobre o tema do livro e dê o exemplo da reclamação feita pelo ponto de interrogação. No slide seguinte, os alunos terão a oportunidade de imaginar como seriam as reclamações dos outros sinais de pontuação.
Introdução
Orientações:
- Após fornecer o exemplo do sinal de interrogação, permita que os alunos imaginem e expressem suas ideias a respeito de quê reclamações cada sinal de pontuação poderia fazer quanto a suas funções. Caso disponha de maior quantidade de tempo, e tenha o livro na biblioteca de sua escola, leia para os alunos e mostre como, no texto original, são apresentadas as reclamações dos sinais de pontuação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.
- Apresente a carta para os alunos e reserve alguns minutos para que eles possam lê-la com tranquilidade. Espera-se que percebam o uso inadequado de sinais de pontuação.
- Deixe que simulem uma leitura com os sinais de pontuação apresentados.
- Questione se eles acham que o autor da carta conseguiu dar o devido sentido às suas reclamações com os sinais dessa maneira.
Materiais complementares:
GUERRA, Severina Érika M.S. Produção Coletiva de Carta de Reclamação: Interação professoras/alunos. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4198/1/arquivo3401_1.pdf> . Acesso em: 12 dez. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
Espera-se que os alunos percebam que é preciso revisar o uso de sinais de pontuação, pois os mesmos foram utilizado de forma inadequada.
- Após deixar os alunos pensarem sobre o que é preciso fazer, peça para os alunos falarem sobre suas conclusões.
- Caso a turma não perceba que os sinais de pontuação estão empregados equivocadamente, leia o texto em voz alta e pergunte aos alunos se é possível compreender os sentidos presentes no texto. Com a leitura, é provável que os alunos percebam que os sinais de pontuação não permitem a construção de sentidos, porque estão empregados equivocadamente.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para os alunos pensarem, em grupo, que sinais podem substituir os sinais de pontuação empregados de forma equivocada para deixar o texto adequado ao gênero carta de reclamação.
- Peça para os alunos irem anotando no texto os sinais que seriam adequados em cada frase. Espera-se que compreendam que alguns sinais precisam ser trocados e outros precisam ser suprimidos. Ao longo da atividade, leve-os a refletir que há pontuações que não cabem nessa carta, como por exemplo, os dois pontos e travessão, recursos utilizados geralmente, em narrativas, para organizar o discurso direto e diferenciar as vozes dos personagens.
- Ao final da aula eles devem perceber que algumas pontuações são mais ou menos usuais em determinados gêneros, e que isso se deve aos efeitos de sentido produzidos por elas.
- Espera-se que a carta fique com a seguinte redação:
Recife,16 de Dezembro de 2008
Professor Levi,
Gostaríamos de comunicar, para o senhor ficar ciente, que o som do Hip Hop está muito alto e atrapalhando nossas aulas, não dá nem para escutar quando a professora está falando e tira nossa atenção nas atividades.
Sugerimos que abaixe o som do Hip Hop, troque de sala ou mude as aulas para sábados e domingos.
Desde já agradecemos a sua atenção.
Atenciosamente alunos da 3ª série A.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue as placas para os grupos. Prepare-as antecipadamente colando em cartolinas e colocando palitos de picolé para que possam ser erguidas.
- Espera-se que percebam que foram utilizados pontos finais e vírgulas. Como as cartas de reclamação são construídas com o objetivo de reivindicar a solução para algum problema, os textos precisam ser estruturados de forma argumentativa, o que supõe frases afirmativas (com predominância de ponto final) e enumeração de argumentos, providências a serem tomadas e sugestões (em que a vírgula aparece para separar itens dessas enumerações). Além do mais, como espera-se estabelecer uma comunicação com o destinatário, mostra-se comum a presença de vocativos separados por vírgulas. Por isso o motivo da prevalência de ponto final e vírgula.
Material necessário:
Placas de sinais para impressão aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Espera-se que os alunos percebam que foram utilizados pontos finais e vírgulas. Como as cartas de reclamação são construídas com o objetivo de reivindicar a solução para algum problema, os textos precisam ser estruturados de forma argumentativa, o que supõe frases afirmativas (com predominância de ponto final) enumerando os argumentos, providências a serem tomadas e sugestões (em que a vírgula aparece para separar itens dessas enumerações).
- Além do mais, como espera-se estabelecer uma comunicação com o destinatário, mostra-se comum a presença de vocativos (como na primeira ocorrência da vírgula) separados por vírgulas. Por isso o motivo da prevalência de ponto final e vírgula. A segunda ocorrência de vírgulas separa o trecho “para o senhor ficar ciente”, dando ênfase ao fato de que, após receber a carta, não poderá alegar que não sabia do problema do som alto atrapalhando a aula dos remetentes. A terceira ocorrência de vírgula (que poderia ser substituída por ponto-e-vírgula ou ponto final, com as devidas adaptações) serve para dar uma pequena pausa entre a apresentação do problema e a enumeração dos argumentos utilizados para convencer o professor a tomar providências. A última ocorrência de vírgula vem para separar a enumeração de sugestões para que o professor solucione a questão levantada, o que os alunos podem chamar de lista de sugestões.
- Em relação aos usos de pontos finais, a primeira ocorrência vem mostrar que os remetentes concluíram a parte da carta que apresenta o problema e os argumentos e que desejam começar uma nova parte da carta. Assim, utilizam o ponto final como marca de que o que escrevem são afirmações incontestáveis e, portanto, precisam ser solucionadas pois pressupõem a verdade dos fatos. A segunda ocorrência do ponto final separa o trecho com sugestões do trecho com os agradecimentos. A penúltima vez que se utiliza esse sinal, separa-se os agradecimentos da despedida. E, por fim, utiliza-se o sinal de pontuação como forma de encerrar o que se deseja transmitir ao destinatário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Carta do plano 8 (pontuação trocada), disponível aqui;
Carta do plano 9 (sem pontuação), disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Esta é a adaptação dos planos 8 e 9 desta sequência, por isso, em alguns momentos, haverá mais de uma opção de percurso. Envie aos estudantes um trecho do livro “A rebelião da pontuação”, no slide de introdução do plano 8, e peça que imaginem e escrevam como seriam as reclamações dos outros sinais de pontuação. Oriente que a reclamação deve ter relação com a função que o sinal exerce no texto. Outra opção é enviar a imagem da conversa de WhatsApp na introdução do plano 9. Nessa troca de mensagens não há pontuação, gerando dúvidas quanto ao sentido da mensagem. Envie os questionamentos desse slide. Em ambos os casos, diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar suas ideias.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, uma das duas cartas do desenvolvimento dos planos originais. A carta do plano 8 traz a pontuação invertida e a carta do plano 9 não tem pontuação. Em ambos os casos os estudantes devem atribuir sentido ao texto, buscando a pontuação que mais lhes parecer adequada. Caso vocês estejam seguindo esta sequência de aulas, é possível que os estudantes já estejam familiarizados com a função de cada uma das pontuações no texto; contudo, se achar necessário, retome o conteúdo para que possam realizar a tarefa com mais autonomia. Como os textos de ambas as cartas são breves, sugerimos que solicite que reescrevam-nas empregando a pontuação adequada em arquivo digital ou no caderno.
Estipule um prazo para término e envio desta atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para analisarem juntos a pontuação empregada pelos estudantes nas cartas. Compartilhe sua tela com o texto da carta e discuta a função de cada uma das pontuações. Tanto o plano 8 quanto o 9 apresentam boas orientações para conduzir essa reflexão. Para finalizar, registrem conclusões sobre o que aprenderam a respeito do uso das pontuações. Vocês podem escrever as conclusões coletivamente, mas lembre-se de solicitar que os estudantes também façam seus registros pessoais. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, adapte alguns dos questionamentos do plano original para que os estudantes possam refletir sobre a função das pontuações no texto. Envie o arquivo com a resolução da atividade e solicite que comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se. Depois, peça que registrem conclusões feitas após a tarefa e enviem a você. Analise as respostas recebidas e dê uma devolutiva geral para a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar os estudantes a realizarem as atividades, incentivando-os em seus estudos e conversando sobre a importância de uma escrita bem organizada e pontuada para que seja possível compreender a mensagem que se quer transmitir.