Atividade para impressão - Cartas
Cartas
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta para análise coletiva (disponível aqui). Atividades para sistematização (acesse aqui.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: O desafio de escrever para alguém ler possivelmente seja um dos mais difíceis na vida do ser humano, seja ele um adulto ou uma criança em processo de apropriação do sistema de escrita. Nesse sentido, é de se esperar que muitas barreiras se apresentem de modo que o professor precisa estar atento e focar sua mediação não tanto nas dificuldades encontradas, mas nos recursos expressivos que o aluno já domina e que podem indicar as possibilidades de caminhos para conduzir seu desenvolvimento como escritor. Talvez o desafio maior esteja na parte inicial da escrita, momento em que se deve planejar o texto a ser escrito e que conduzirá todo o processo até a redação final. Assim, alguns alunos podem encontrar dificuldades em definir sobre o que vão escrever, como vão escrever e quem será o destinatário. Outra dificuldade que pode ser encontrada, refere-se a adequação do texto às características predominantes do gênero que foram sendo trabalhadas ao longo desse conjunto de aulas. Assim, alguns alunos podem fugir à estrutura de uma carta de reclamação, planejando escrever um texto narrativo, poético, ou dissertativo que podem não cumprir com a função social típica do gênero estudado, qual seja, apresentar uma reclamação e reivindicar uma solução.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
GUERRA, Severina Érika M.S. Produção Coletiva de Carta de Reclamação: Interação professoras/alunos. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4198/1/arquivo3401_1.pdf> . Acesso em: 12 dez. 2018.
Orientações:
3. Conduza a discussão até que se recordem dos elementos essenciais que precisam ser lembrados para se escrever uma carta de reclamação e que lhes permitem construir um texto coerente com o gênero estudado.
Orientações:
Comentário: Para a produção dessa carta, muitas opções de reclamação são possíveis, entretanto, as que tenham um destinatário real, que possam ser de fato enviadas, cobrando melhorias e soluções dos responsáveis pelo problema, são as que melhor se adequam à situação comunicativa prevista para esse gênero discursivo. Por isso, após o levantamento dos problemas e das reclamações, procure saber como seria possível encaminhar de verdade a carta aos responsáveis. Se houver uma forma de se corresponder com eles, é possível que vocês recebam uma resposta, o que fecharia muito bem o ciclo dessa sequência de aula, fazendo com que os alunos vivenciem o exercício de sua cidadania.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Carta da Escola Municipal, disponível aqui;
Esquema de planejamento da carta, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a escreverem uma carta de reclamação, a começar pelo planejamento. Pergunte se eles já planejaram alguma viagem e se sabem o que se faz para se preparar para uma (agendar passagem e hospedagem, fazer malas, pensar em um roteiro etc.). Peça que respondam para todo grupo, de modo que possam somar suas ideias e você possa complementá-las sempre que necessário. Compare o planejamento de uma viagem ao planejamento para escrita de um texto.
Desenvolvimento
Com o intuito de retomar as principais características do gênero, envie a carta da Escola Municipal Cristiano Cordeiro e peça que os estudantes respondam como acham que ela foi planejada: como o problema e os responsáveis foram identificados? Qual a solicitação? Foi escrita individual ou coletivamente? Escrita à mão e depois digitada? Você pode explorar o plano original para enviar mais questionamentos aos estudantes. Estipule um prazo para envio das respostas.
Após o envio das respostas, marque uma videochamada para combinar como será feito o planejamento das cartas escritas pelos próprios estudantes. Caso não seja possível fazer a videochamada, procure fazer os combinados e orientá-los por meio de áudios ou mensagens escritas.
Se possível, apoie a formação de duplas, incentive-os a trocar ideias por mensagens ou videochamadas, para tomarem decisões conjuntas, e sugira que a escrita seja feita por meio de um arquivo compartilhável no Google Docs (nesse caso, crie os arquivos e envie o link às duplas).
Envie também um esquema para elaboração da carta, para que não falte nenhuma parte importante.
Informe que a carta pode ser fictícia, mas que se for real poderá ser enviada, adequando-se mais à proposta de atuação na vida pública possibilitada pelo gênero carta de reclamação. Estipule um prazo para finalização e envio do esquema de planejamento.
Fechamento
Combine uma videochamada para socializar os planejamentos e solicite que os grupos tomem nota das sugestões dadas pelos colegas. Vá mediando a conversa para garantir que o planejamento se adeque ao gênero. Aproveite esse momento para informar que nas próximas atividades eles vão textualizar a carta e posteriormente editá-la. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure trocar os planejamentos entre as duplas, enviando os documentos recebidos e solicitando dicas e sugestões para apoiar a escrita dos colegas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ajudar as crianças a pensarem em um problema real, para que a carta escrita possa ser enviada aos responsáveis. Podem auxiliar também na troca de ideias e materiais entre a dupla e entre aluno e professor. Lembre as famílias da importância das trocas entre os pares para enriquecimento das aprendizagens e manutenção dos laços afetivos da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alexandre Carvalho
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando uma carta de reclamação
Finalidade da aula: Planejar a escrita de uma carta de reclamação retomando as condições de produção e circulação do texto próprias do gênero tratado.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta pessoal e de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05; EF04LP11
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta para análise coletiva (disponível aqui). Atividades para sistematização (acesse aqui.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: O desafio de escrever para alguém ler possivelmente seja um dos mais difíceis na vida do ser humano, seja ele um adulto ou uma criança em processo de apropriação do sistema de escrita. Nesse sentido, é de se esperar que muitas barreiras se apresentem de modo que o professor precisa estar atento e focar sua mediação não tanto nas dificuldades encontradas, mas nos recursos expressivos que o aluno já domina e que podem indicar as possibilidades de caminhos para conduzir seu desenvolvimento como escritor. Talvez o desafio maior esteja na parte inicial da escrita, momento em que se deve planejar o texto a ser escrito e que conduzirá todo o processo até a redação final. Assim, alguns alunos podem encontrar dificuldades em definir sobre o que vão escrever, como vão escrever e quem será o destinatário. Outra dificuldade que pode ser encontrada, refere-se a adequação do texto às características predominantes do gênero que foram sendo trabalhadas ao longo desse conjunto de aulas. Assim, alguns alunos podem fugir à estrutura de uma carta de reclamação, planejando escrever um texto narrativo, poético, ou dissertativo que podem não cumprir com a função social típica do gênero estudado, qual seja, apresentar uma reclamação e reivindicar uma solução.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: