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Plano de aula: Planejando uma carta de reclamação

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta para análise coletiva (disponível aqui). Atividades para sistematização (acesse aqui.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O desafio de escrever para alguém ler possivelmente seja um dos mais difíceis na vida do ser humano, seja ele um adulto ou uma criança em processo de apropriação do sistema de escrita. Nesse sentido, é de se esperar que muitas barreiras se apresentem de modo que o professor precisa estar atento e focar sua mediação não tanto nas dificuldades encontradas, mas nos recursos expressivos que o aluno já domina e que podem indicar as possibilidades de caminhos para conduzir seu desenvolvimento como escritor. Talvez o desafio maior esteja na parte inicial da escrita, momento em que se deve planejar o texto a ser escrito e que conduzirá todo o processo até a redação final. Assim, alguns alunos podem encontrar dificuldades em definir sobre o que vão escrever, como vão escrever e quem será o destinatário. Outra dificuldade que pode ser encontrada, refere-se a adequação do texto às características predominantes do gênero que foram sendo trabalhadas ao longo desse conjunto de aulas. Assim, alguns alunos podem fugir à estrutura de uma carta de reclamação, planejando escrever um texto narrativo, poético, ou dissertativo que podem não cumprir com a função social típica do gênero estudado, qual seja, apresentar uma reclamação e reivindicar uma solução.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos. Tente resgatar elementos importantes e mais recorrentes do gênero estudado pedindo para que falem o que não pode faltar em uma carta de reclamação.

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