Plano de aula: Planejando um quadro de programa de TV sobre reclamações dos telespectadores

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, programa de computador para elaboração de slides. Atividades para sistematização (acesse aqui). Durante essa aula, os alunos planejarão uma apresentação oral. Nesse sentido, espera-se que o planejamento gerará muitas atividades extraclasse demandando dos alunos que se organizem para se encontrar em horários e locais diferentes dos comumente praticados na escola. Assim, será necessário que possam se encontrar na casa de um colega ou em uma biblioteca para preparar slides, coletar reclamações, buscar respostas com os responsáveis pelos problemas apresentados, ensaiar as apresentações, etc. Isso automaticamente gerará um maior cuidado por parte do professor, sendo necessário criar um clima de parceria entre o professor e as famílias para que monitorem e apoiem as crianças. Assim, organize-se para comunicar-se com antecedência com as famílias de seus alunos.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O planejamento é uma fase importante antes de qualquer produção textual, seja oral, seja escrita. É necessário que os alunos entendam que assim como o apresentador do programa se baseia em um texto para orientar sua performance, nós também o faremos. Alguns alunos podem encontrar dificuldades em perceber que o apresentador, assim como os reclamantes se portam de maneira séria, o primeiro para transmitir credibilidade e criar a imagem de um programa de utilidade pública, e o segundo para que alguém dê respostas e solucione os problemas dos quais reclama. Os alunos podem, durante sua performance oral, não se atentar a divulgação da via para recebimento das reclamações, a leitura das reclamações, a veiculação de recursos visuais como vídeos ou fotos do problema, nome dos reclamantes, as respostas dos responsáveis em solucionar os problemas, etc. Por isso esses itens devem contar no planejamento.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. pp. 89-102.

Título da aula

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos. Peça para anteciparem o que vai acontecer durante essa aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos