Plano de aula: Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especializados.

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta pessoal e de reclamação, no campo de Atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Recursos de áudio e imagem para exibição do vídeo; Materiais complementares a ser impressos (acesse-os aqui); Vídeo: Passageiros reclamam de superlotação dos Ônibus no DF, G1.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz, de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de e-mails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir diferentes funções sociais, entretanto neste conjunto de aulas priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como estas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que estas cartas ganhem muito mais força ao ser enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Neste caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: As atividades propostas requerem uma boa dose de leitura e interpretação para que, ao selecionar informações explícitas e implícitas, os alunos possam categorizar os dados levantados. Alguns alunos podem apresentar dificuldades em realizar uma leitura fluente de modo a construir sentidos ao relacionar informações selecionadas às suas funções dentro do gênero Cartas de reclamação publicadas. Outra dificuldade diz respeito a nomear as partes do texto, o que pode se dar pela limitação vocabular dos alunos devido à faixa etária. No momento de comparação dos textos, o desafio se encontra em perceber que, apesar de o conteúdo das informações ser distinto, ambas as cartas apresentam regularidades que permitem identificar este texto como pertencente ao gênero em estudo. Alguns alunos podem apresentar dificuldades em perceber que a categorização das partes da Carta de reclamação se dá não em virtude do conteúdo exposto, mas sim da função que este conteúdo exerce na composição do texto. Isto pode ocorrer principalmente com alunos que apresentem dificuldades em realizar atividades que envolvam (meta)análise como esta.

Referências sobre o assunto:

AVANÇO, Terezinha Braido. Gêneros epistolares: Estratégias de leitura para o gênero carta. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_terezinha_braido_avanco.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

SILVA, Maria Emília Lins. Criando oportunidades significativas de leitura e produção de cartas. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.113 - 126. 2005. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/27.pdf . Acesso em 20 de setembro de 2018.

MENEZES, Overlac. Cartas: simples mensagem, documento ou gênero literário? São Paulo: Marco Zero, 2005.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Propõe-se, nesta aula, um momento de descoberta de regularidades que permitirão aos alunos reconhecer as características presentes no gênero textual Cartas de reclamação.
  • Leia o título da aula e peça para os alunos falarem aquilo que acham imprescindível para compor uma Carta de reclamação. Caso estejam seguindo a sequência de aulas, é possível que os alunos já tenham algumas informações sobre o gênero, explicitando por exemplo que “argumentos” são recursos importantes em uma Carta de reclamação.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos