Plano de Aula
Plano de aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta produzida pelas duplas na aula anterior, checklist produzido na aula anterior.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que pode ser encontrada na revisão dos textos é que a atenção dos alunos esteja voltada para corrigir os erros de ortografia e sem se preocuparem com a articulação das ideias e desenvolvimento dos argumentos ao longo do texto. Esses aspectos se referem à coesão e à coerência textual, de acordo com as características do gênero “carta de reclamação”. Outra dificuldade pode estar na organização do trabalho em dupla, levando os alunos a encontrar barreiras no momento de definir o papel de cada um e organização das tarefas que cada membro precisa desempenhar. Oriente o uso de recursos coesivos que possam ajudar a evitar repetições de termos por meio de substituições lexicais, pronominais, elipses, etc.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos. Diga que chegou o momento de rever a carta produzida na aula anterior buscando aprimorar o texto e a disposição das ideias. Para tanto, fale que trabalharão em duplas afim de deixar a carta pronta a ser enviada ao responsável pela resolução do problema apontado.
Comentários:
Nessa aula, os alunos precisam conscientizar-se de que produziram um texto para alguém, que não eles mesmos. Portanto, precisam compreender que a textualização realizada na aula anterior deve ser aprimorada de modo a se fazerem compreendidos pelo destinatário da carta de reclamação de forma clara e de modo que os argumentos sejam bem coerentes e convincentes. Sendo assim, os alunos precisam compreender que, para além da correção ortográfica, as ideias necessitam estar bem entrelaçadas e ordenadas. Assim, precisam escrever um texto de acordo com as normas ortográficas (revisando o texto para deixá-lo sem erros) e com qualidade (editando-o de modo que fique adequado ao público ao qual se destina, que fique organizado e com as ideias interligadas e coerentes evitando-se repetições e, ainda, que tenha suas partes constituintes bem definidas e dispostas no espaço do suporte no qual foi registrado).
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