
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta produzida pelas duplas na aula anterior, checklist produzido na aula anterior.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que pode ser encontrada na revisão dos textos é que a atenção dos alunos esteja voltada para corrigir os erros de ortografia e sem se preocuparem com a articulação das ideias e desenvolvimento dos argumentos ao longo do texto. Esses aspectos se referem à coesão e à coerência textual, de acordo com as características do gênero “carta de reclamação”. Outra dificuldade pode estar na organização do trabalho em dupla, levando os alunos a encontrar barreiras no momento de definir o papel de cada um e organização das tarefas que cada membro precisa desempenhar. Oriente o uso de recursos coesivos que possam ajudar a evitar repetições de termos por meio de substituições lexicais, pronominais, elipses, etc.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Comentários:
Nessa aula, os alunos precisam conscientizar-se de que produziram um texto para alguém, que não eles mesmos. Portanto, precisam compreender que a textualização realizada na aula anterior deve ser aprimorada de modo a se fazerem compreendidos pelo destinatário da carta de reclamação de forma clara e de modo que os argumentos sejam bem coerentes e convincentes. Sendo assim, os alunos precisam compreender que, para além da correção ortográfica, as ideias necessitam estar bem entrelaçadas e ordenadas. Assim, precisam escrever um texto de acordo com as normas ortográficas (revisando o texto para deixá-lo sem erros) e com qualidade (editando-o de modo que fique adequado ao público ao qual se destina, que fique organizado e com as ideias interligadas e coerentes evitando-se repetições e, ainda, que tenha suas partes constituintes bem definidas e dispostas no espaço do suporte no qual foi registrado).
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
a) Edição: serve para aprimorar a coerência e a coesão do texto. Para tanto, precisam realizar eliminações, substituições, acréscimos e inversões cuidando da para que haja articulação entre as ideias apresentadas. Aqui é preciso um maior cuidado com a exposição dos argumentos, momento em que os alunos precisam avaliar a pertinência e organização argumentativa própria desse gênero textual.
b) Revisão: essa revisão poderia ter muitos focos como ortografia, acentuação, emprego de maiúsculas e minúsculas, concordância verbal e nominal, etc… e é certo que os alunos, ao relerem seus textos, podem fazer esses ajustes. Contudo, elegemos como foco o uso de pontuação para a melhor organização das ideias ao longo texto (em especial o ponto final e a vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto). Caso esteja seguindo a sequência, lembre os alunos que esse foi um dos conteúdos trabalhados no módulo de análise linguística.
c) Formatação: permite que o texto se torne atraente para o destinatário. Para tanto, os autores precisam escolher o portador textual (e-mail, papel, mensagem enviada por rede social, etc. ), precisarão ordenar a disposição dos parágrafos e a as marcas de formatação, como espaços entre os parágrafos, que discriminem cada elemento constituinte de uma carta de reclamação (remetente, destinatário, explicação do problema, apresentação dos argumentos, apresentação de solicitações, despedida).
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta aula será dedicada a revisar a escrita de suas cartas de reclamação (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Retome a importância de que problema, argumentos e solicitações sejam coerentes e convincentes para que alcancem o objetivo pretendido. Além disso, esse será um momento para revisar a coesão da escrita, eliminar repetições de palavras e verificar ortografia e pontuação.
Desenvolvimento
Solicite que os estudantes tenham em mãos a primeira versão da carta e o checklist feito pelos colegas no final da aula passada. Se estiverem fazendo a escrita em duplas, garanta que os estudantes sigam conseguindo se comunicar para tomarem decisões juntos e reescreverem suas cartas. Se estiverem usando o Google Docs, podem fazer a reescrita no mesmo arquivo utilizado anteriormente. É interessante notar que o Google Docs guarda o histórico de versões anteriores e permite ver as edições feitas, o que favorece a avaliação contínua dos avanços de cada dupla. Estipule um prazo para o término da escrita da versão final da carta.
Fechamento
Combine uma videochamada com a turma para que possam ler suas cartas e conversar sobre a experiência e as aprendizagens sobre o gênero. Utilize os questionamentos do slide de fechamento do plano original e dê especial atenção à pergunta “Nossa atividade acaba aqui ou ainda precisamos fazer algo?”. É importante os estudantes perceberam que a escrita da carta só alcançará sua finalidade quando chegar ao destinatário. Conversem sobre as formas de fazer isso acontecer em cada um dos casos. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure compartilhar com o grupo todas as cartas escritas e envie os mesmos questionamentos de fechamento do plano original. Estipule um prazo para envio das respostas e organize uma devolutiva geral para a turma.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ajudar as crianças a fazerem suas cartas chegarem aos destinatários. Dessa forma, estarão estimulando o exercício da cidadania e promovendo a valorização desse gênero, que tem como finalidade reivindicar melhorias e direitos próprios ou da sociedade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alexandre Carvalho
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!
Finalidade da aula: Revisar editar e formatar a carta de reclamação, aprimorando a produção textual
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta pessoal e de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06/EF15LP07
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta produzida pelas duplas na aula anterior, checklist produzido na aula anterior.
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que pode ser encontrada na revisão dos textos é que a atenção dos alunos esteja voltada para corrigir os erros de ortografia e sem se preocuparem com a articulação das ideias e desenvolvimento dos argumentos ao longo do texto. Esses aspectos se referem à coesão e à coerência textual, de acordo com as características do gênero “carta de reclamação”. Outra dificuldade pode estar na organização do trabalho em dupla, levando os alunos a encontrar barreiras no momento de definir o papel de cada um e organização das tarefas que cada membro precisa desempenhar. Oriente o uso de recursos coesivos que possam ajudar a evitar repetições de termos por meio de substituições lexicais, pronominais, elipses, etc.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: