Plano de aula: Aprimorando nossa carta de reclamação: vamos revisar!

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, carta produzida pelas duplas na aula anterior, checklist produzido na aula anterior.

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que pode ser encontrada na revisão dos textos é que a atenção dos alunos esteja voltada para corrigir os erros de ortografia e sem se preocuparem com a articulação das ideias e desenvolvimento dos argumentos ao longo do texto. Esses aspectos se referem à coesão e à coerência textual, de acordo com as características do gênero “carta de reclamação”. Outra dificuldade pode estar na organização do trabalho em dupla, levando os alunos a encontrar barreiras no momento de definir o papel de cada um e organização das tarefas que cada membro precisa desempenhar. Oriente o uso de recursos coesivos que possam ajudar a evitar repetições de termos por meio de substituições lexicais, pronominais, elipses, etc.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos. Diga que chegou o momento de rever a carta produzida na aula anterior buscando aprimorar o texto e a disposição das ideias. Para tanto, fale que trabalharão em duplas afim de deixar a carta pronta a ser enviada ao responsável pela resolução do problema apontado.

Comentários:

Nessa aula, os alunos precisam conscientizar-se de que produziram um texto para alguém, que não eles mesmos. Portanto, precisam compreender que a textualização realizada na aula anterior deve ser aprimorada de modo a se fazerem compreendidos pelo destinatário da carta de reclamação de forma clara e de modo que os argumentos sejam bem coerentes e convincentes. Sendo assim, os alunos precisam compreender que, para além da correção ortográfica, as ideias necessitam estar bem entrelaçadas e ordenadas. Assim, precisam escrever um texto de acordo com as normas ortográficas (revisando o texto para deixá-lo sem erros) e com qualidade (editando-o de modo que fique adequado ao público ao qual se destina, que fique organizado e com as ideias interligadas e coerentes evitando-se repetições e, ainda, que tenha suas partes constituintes bem definidas e dispostas no espaço do suporte no qual foi registrado).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos