Plano de aula: Identificando sinais de pontuação

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: slide, retroprojetor.

Carta para o Homem- micopublicada na revista Superinteressante Clique aqui

Cartela para resumo, clique aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível no entanto que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável, demonstrando desse modo que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: O motivo para a existência dos sinais de pontuação consiste em trazer para a língua escrita as complexas configurações de pausas, entonações, ritmos e melodias que marcam a língua falada, constituindo efeitos de sentido dequados para o contexto em que os textos são produzidos. Portanto, alguns alunos podem encontrar dificuldades no momento de transcrever essas complexas marcas da língua falada para a língua escrita. Ao encontrarem barreiras para compreender onde se localiza o começo e o fim das orações, os alunos poderão sentir dificuldades em empregar sinais de pontuação que demarcam pausas sonoras entre as orações e que ditam o ritmo e melodia que permitem transformar a língua escrita em língua falada. Assim, os alunos podem utilizar aleatoriamente pontos finais ou vírgulas sem uma relação direta desses sinais com suas funções, simplesmente porque sabem que, em uma frase, a presença de tais sinais é obrigatória para poderem chamar de frase aquele conjunto de palavras organizadas, mesmo que ainda não tenham descoberto a real utilidade de cada um desses sinais de pontuação. Por sua vez, as dificuldades de identificar e empregar corretamente os sinais de pontuação podem comprometer a interpretação textual de modo que efeitos de sentido podem ser perdidos ou mesmo mal compreendidos durante a leitura.

Referências sobre o assunto:

MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 09 de setembro de 2018.

Título da aula

Orientações:

• A proposta dessa aula é permitir aos alunos que se familiarizem com o uso dos sinais de pontuação para imprimir, na escrita, marcas de entonação e ritmo próprios da língua falada, permitindo que construam efeitos de sentido ao interagir com os textos escritos, relacionando-os às condições sociais em que são produzidos.
  • Leia o título da aula para os alunos e questione-os a respeito de como os sinais de pontuação podem nos ajudar na leitura e escrita de textos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos