Plano de aula: Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, aparelho de som, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, cartazes produzidos pelos alunos, perucas, chapéu, ternos, vestidos e arquivo com notícias absurdas: acesse aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Espera-se que os alunos tenham cumprido com todas as tarefas planejadas na aula anterior. Caso alguns alunos cheguem nessa aula sem algum material (fotos, slides, cartazes, reclamações a serem apresentadas) isso dificultará sua performance oral. Como a performance será em duplas, a ausência de um dos colegas também pode criar uma situação que fuja ao planejado. Ainda, algumas dificuldades ligadas aos aspectos e motivos ou cognitivos podem se constituir como barreiras que podem prejudicar o desempenho oral dos alunos, como a timidez (que pode inibir a transmissão da mensagem por parte do aluno) e a dificuldade de síntese das informações (levando ao extrapolamento do tempo destinado a cada dupla).

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.

Título da aula

Orientações:

• Leia o título da aula para os alunos. Aproveite para averiguar o nível de ansiedade dos alunos para apresentar suas performances orais. Busque tranquilizá-los para que possam oralizar a apresentação planejada com desenvoltura.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos