Plano de Aula

Plano de aula: Um dia de apresentador: cartas de reclamação na televisão

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, aparelho de som, fotos, celulares ou máquinas de fotografar, computadores, cartazes produzidos pelos alunos, perucas, chapéu, ternos, vestidos e arquivo com notícias absurdas: acesse aqui

Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.

Dificuldades antecipadas: Espera-se que os alunos tenham cumprido com todas as tarefas planejadas na aula anterior. Caso alguns alunos cheguem nessa aula sem algum material (fotos, slides, cartazes, reclamações a serem apresentadas) isso dificultará sua performance oral. Como a performance será em duplas, a ausência de um dos colegas também pode criar uma situação que fuja ao planejado. Ainda, algumas dificuldades ligadas aos aspectos e motivos ou cognitivos podem se constituir como barreiras que podem prejudicar o desempenho oral dos alunos, como a timidez (que pode inibir a transmissão da mensagem por parte do aluno) e a dificuldade de síntese das informações (levando ao extrapolamento do tempo destinado a cada dupla).

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 1.ed., 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos. Aproveite para averiguar o nível de ansiedade dos alunos para apresentar suas performances orais. Busque tranquilizá-los para que possam oralizar a apresentação planejada com desenvoltura.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos