Plano de Aula

Plano de aula: Fábulas à vista

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas/provérbios no campo de atuação Artístico-literário
Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Projetor, quadro, folhas impressas, lápis, caderno.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós por meio da escrita tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz este gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Esta informação é importante para reconstruir os modos como este gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível online.)

Dificuldades antecipadas: Alunos que não leem ou escrevem autonomamente.

Referências sobre o assunto:BAGNO, M. Fábulas fabulosas. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de, MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. 180 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf .Acesso em 22 de nov. de 2018.

SILVA, Jorge Luis Lira. Fábula ConFabulando. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por
Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 67 – 78. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 22 de nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos, dizendo que irão trabalhar com fábulas, para que percebam a participação do narrador na narrativa.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos