Plano de aula: Revisando fábulas

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);

Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.

(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.

Referências sobre o assunto:

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.

SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.

Tema da aula

Orientações:

• As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
  • Questione:
  • Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
  • Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
  • Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
  • Vamos a um exemplo (slide 3).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência