Atividade para impressão - A raposa e as uvas
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando fábulas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);
Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.
(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).
Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.
Referências sobre o assunto:
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.
SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
- Questione:
- Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
- Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
- Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
- Vamos a um exemplo (slide 3).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA