Atividade para impressão - A raposa e as uvas
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando fábulas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);
Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.
(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).
Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.
Referências sobre o assunto:
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.
SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
- Questione:
- Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
- Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
- Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
- Vamos a um exemplo (slide 3).
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA