Atividade para impressão - A raposa e as uvas
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando fábulas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação Artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Textos lidos e comentados previamente pelo professor (os alunos só podem revisar e reescrever a partir dos apontamentos do professor, pois ainda não são autônomos nesse sentido);
Folha de produção para a reescrita. Outra possibilidade é que o texto seja reescrito no laboratório de informática, na plataforma do google drive ou no próprio word, para ser impresso e doado à biblioteca.
(Para esta aula, os textos já produzidos em dupla devem ter sido lidos e comentados pelo professor, que pode usar marcações no corpo textual e comentários durante e no pós texto. É importante que o professor também estabeleça poucos objetivos, devido à faixa etária: alguns de notação ortográfica já trabalhados pela turma, a paragrafação como articuladora das cenas textuais e principalmente o sentido global do texto).
Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em reconhecer os desvios cometidos, principalmente na grafia das palavras. Poderão sentir dificuldade em lidar com os dois tipos de problema: o do próprio enredo - esclarecendo passagens, substituindo ou invertendo a ordem das informações ao mesmo tempo em que precisam refinar a superestrutura: parágrafo, uso do discurso direto, ortografia e pontuação.
Referências sobre o assunto:
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2010. (Apesar de na perspectiva adotada - sócio interacionista - não usarmos o termo “erro” e sim desvio, o livro traz bom suporte para o professor).
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em: 15 dez 2018.
SILVA, Leila N S.; LEAL, Telma Ferraz. As concepções docentes a respeito da paragrafação. In: LIMA, Ana; PESSOA, Ana Cláudia. Questões de linguagem: pesquisa e ensino em produção de textos e análise linguística. Recife, Editora UFPE, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- As duplas devem estar juntas na sala ou no laboratório de informática.
- Questione:
- Quando vocês escreveram a fábula, cada um trabalhou sozinho? (Espera-se que digam que tiveram de discutir para ajustar as ideias de cada um, ver o que cada um dizia para poder continuar)
- Então para isso tiveram de discutir, ajustar as ideias… Pois agora, vamos pensar no leitor…
- Como ter certeza de que o texto está pronto? Vocês acham que ele poderia ficar melhor? (Esperamos que digam que para ter certeza ou julgar se pode melhorar é preciso reler, conferir…)
- Vamos a um exemplo (slide 3).
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia a fábula de um aluno de uma sala de 3º ano. Imaginem que este texto será colocado também no livro de vocês.
- Questione e anote no quadro as respostas dos alunos:
- Certamente a criança, ao escrever, deu o melhor de si, mas cometeu alguns desvios que acabam exigindo do leitor um esforço maior para a compreensão da história. O que pode ser acrescentado/ modificado neste texto a fim de o leitor o compreenda melhor? (Esperamos que percebam que na frase “...e não conseguiu”, está desconectada do verbo que a antecede - viu. Há um grande implícito a ser recuperado pelo leitor: era necessário dizer que tentou pegá-los, mas não conseguiu. Este período está truncado)
- E em relação às notações gráficas? Há algum desvio a ser revisado, já que o texto iria para um livro? (raposa, algo, de repente queria, estar).
- O que é necessário para que o leitor além de compreender bem, goste das histórias produzidas? (Esperamos que eles digam que precisa ter sentido, ter detalhes, emoção…)
- Para haver sentido o que é necessário? (Que as informações estejam claras, que as palavras possam ser lidas sem muitos desvios e que haja parágrafo, ajudando o leitor a saber que algo novo vai acontecer)
- Para haver emoção o que é preciso? (a pontuação e a escolha das palavras)
Materiais complementares:
Para imprimir o texto a raposa e as uvas do slide 3, clique aqui. (Caso não tenha acesso ao datashow, você pode imprimir este texto para resolução individual, coletiva ou em duplas.
Introdução
Orientações:
- Peça que observem atentamente a análise feita pelo grupo de sala do menino que escreveu a fábula.
- Relacione com eles, a partir da legenda, as mudanças operadas no texto;
- Questione:
Qual seria a próxima etapa? (Esperamos que digam que seria reescrever, para que o texto ficasse pronto para a publicação).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Proponha que agora, em duplas, retomem o texto produzido na aula anterior fazendo uma leitura atenta;
- Agora, usando a legenda do slide 4, façam as alterações necessárias no texto, usando a ordem proposta.
- Salientar que é essencial que observem as orientações já sinalizadas pelo professor (referentes ao título, parágrafo, discurso direto, repetição de referentes, pontuação e moral).
- Entregue a nova folha de produção para que reescrevam, já com as alterações feitas no original.
- Oriente que é essencial que a dupla se mantenha envolvida, discutindo cada mudança operada no texto.
Materiais complementares:
Para imprimir a folha de produção, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Façam uma pequena pausa após 20 minutos e projete o slide 5.
- Questione:
- Se na história há um leão, como posso me referir a ele durante o texto? Releiam o que escreveram até agora.
- Como podem se referir aos personagens da sua história? (Esperamos que consigam usar outros substantivos, pronomes pessoais e oblíquos ou mesmo a elipse - atente para isso no momento da pergunta).
- Circule e leia as produções, dando feedbacks acerca da textualização. (Entendemos que o professor pode dar dicas, fazer comentários quanto ao conteúdo composicional, a superestrutura, à temática, auxiliando a dupla a manter o foco no trabalho).
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Entregue a cada dupla a folha de avaliação da 2ª versão da fábula.
- Peça que leiam atentamente os critérios, que se referem exatamente às mudanças feitas e marquem na ficha o que forem analisando.
- Circule pela sala ajudando no que for necessário.
- Recolha as produções e combine como será feito o livro (encadernado em espiral, xerocado e encadernado ou impresso), se haverá ilustrações, se irão inserir uma pequena biografia dos autores, como será a divulgação e a entrega na biblioteca.
- Proponha que no dia da entrega alguns alunos leiam algumas fábulas para uma sala convidada.
Materiais complementares:
Para imprimir a ficha de critérios de avaliação 2ª versão, clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade; Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Texto para correção, disponível aqui;
Ficha de avaliação, disponível aqui.
- Opcionais: Google Sites (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio pelo WhatsApp explicando a proposta da atividade, de acordo com as orientações do plano. Crie um documento no Google com a proposta do slide de introdução e oriente os alunos a sugerirem melhorias através das anotações no documento. Compartilhe a sugestão de correção proposta no plano por e-mail ou WhatsApp, e peça que eles respondam à pergunta sugerida nas orientações do plano.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a retornarem ao texto produzido na aula anterior e realizarem a revisão sugerida. Envie as orientações pelo WhatsApp. Você pode acompanhar a produção dos alunos. Se for preciso, envie orientações pelos comentários no documento.
Fechamento
Crie um formulário com os itens dos critérios de avaliação propostos no slide de fechamento. Oriente os alunos, pelo WhatsApp, a preencherem o formulário, garantindo a revisão dos textos.
Organize todas as produções em um site do Google ou em um mural do Padlet para que os familiares possam acessá-las.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem acessando os textos, lendo-os com a criança e conversando sobre eles.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisando fábulas
Finalidade da aula: Ler os textos escritos em dupla, anotar possíveis mudanças e escrever a versão final para ser parte do livro da turma, que será oferecido à biblioteca da escola.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07
Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.