Atividade para impressão - O vento e o sol
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo novas fábulas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.
Referências sobre o assunto:
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SILVA, Marlene Nasser. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf>. Acesso em: 22 nov 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;
- Questione:
- O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia)
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia a fábula “O vento e o sol”;
- Questione:
- Do que ela fala? (Deixe que se posicionem. Podem dizer que fala da esperteza do sol).
- Peça que observem a linha vermelha. O que ela representa? (Esperamos que digam que representa a margem do caderno).
- E o espaço entre a linha vermelha (margem) e a palavra com letra maiúscula? (Esperamos que percebam o parágrafo).
- E para que serve o parágrafo? (Esperamos que percebam que ele ajuda na construção das cenas textuais, contribuindo com a progressão temática - ou seja, cada cena textual fala de um assunto; quando ele muda, deve-se mudar de linha. Além disso o espaço é uma pista de sentido para o leitor, para que ele saiba que algo novo acontecerá na história).
- E o travessão? Por que aparece no texto? (Esperamos que expliquem que ele marca a fala das personagens e também pode separar a fala do narrador quando aparece posposta ou no meio do que o personagem disse).
- Relembre: já construímos um roteiro de fábula, cada dupla acerca de um tema, com um ensinamento.
- Questione:
- Se você fosse dizer o tema de sua fábula em uma palavra, qual seria? (Como se fosse uma brincadeira, peça que cada dupla diga a sua ‘palavra’, como por exemplo: amizade, inveja, arrependimento etc. Com isso queremos recuperar a memória de médio prazo acerca do que escreveram no roteiro e prepará-los para a leitura do mesmo).
- Desse modo, podemos dizer que as fábulas tratam de quê em sua maioria? (Queremos com esta pergunta recuperar o objetivo da fábula, de tratar de comportamentos humanos e encerrar uma moral, ou seja, uma reflexão nesse sentido).
Materiais complementares:
Para acessar o texto O vento e o sol, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue os roteiros já produzidos na aula LP03SQA13.
- Entregue a folha de produção.
- Proponha que leiam seus roteiros com atenção, “mergulhando” na história. Podem acrescentar ou retirar alguma palavra que lhes ocorrer.
- Proponha que façam a introdução da fábula, situando o leitor no tempo e no espaço. (É fundamental que os alunos incorporem que sempre escrevemos para o outro, que sempre que falamos ou registramos algo, estamos num espaço de interação, por isso a preocupação com o leitor - mesmo que presumido (alunos da escola) já dá uma motivação diferente, pois todos nós queremos sempre ser bem interpretados, compreendidos).
- Circule pela sala dando feedbacks acerca do início de cada dupla, encorajando-os a continuar, sugerindo palavras, termos.
- Relembre que devem usar o discurso direto e estar atentos à construção das cenas textuais através do parágrafo. (Se achar necessário, retome os planos LPO3_03SQA04, LPO3_03SQA05 e LPO3_03SQA06 para relembrar o conteúdo composicional do gênero).
- Enquanto produzem, você pode ir colocando no quadro listas de marcadores temporais e referenciais, assim como advérbios para que as crianças lancem mão desses recursos e enriqueçam a informatividade de seus textos. Também pode colocar alguns verbos de elocução combinados com pronomes oblíquos, para que incorporem ao seu léxico.
Materiais complementares:
Para imprimir a folha de produção, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Proponha que cada dupla troque de texto com a outra, devendo entregar o roteiro junto.
- Proponha que observem a tabela do slide.
- Cada dupla deve ler o texto da outra e fazer um comentário, por escrito, um positivo e outro sobre um aspecto que a outra equipe pode melhorar no texto. (Use mais ou menos 5 minutos para as etapas 1,2 e 3. Você deve fomentar a concentração e engajamento de todos neste momento, para o fechamento da atividade)
- O texto, o roteiro e a avaliação devem ser devolvidos para a dupla de origem a fim de possam ler as dicas dos colegas e se preparar para a última etapa na aula seguinte.
- Questione algumas duplas:
- Em que acham que mais avançaram nesta etapa de escrita / textualização? E qual etapa foi a mais desafiadora? (Com esta pergunta desejamos trazer à consciência a importância de regular a própria aprendizagem. Neste plano especialmente, foram mobilizadas muitas habilidades simultaneamente e a diversidade de respostas pode ajudar a todos a entender que em cada um pode ter ficado mais saliente um aspecto diferente de textualizar).
- Use o seguinte critério:
? precisa melhorar
?? satisfatório
??? cumpriu plenamente
Materiais complementares:
Para acessar o quadro de observação, clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Fábula "O vento e o sol", disponível aqui;
Quadro disponível aqui;
Roteiro disponível aqui;
Roteiro (para preencher) disponível aqui;
Tabela: critérios para avaliação, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens de animais e o quadro para retomar as informações do gênero trabalhadas nas aulas anteriores. Você poderá usar um formulário para que eles façam a correspondência entre o animal e sua característica. Selecione também alguns provérbios para que identifiquem os animais mais apropriados. Outra opção é criar e compartilhar um documento no Google com cada aluno. Você ainda pode fazer uma dinâmica em áudio pelo WhatsApp: você menciona um animal (ou envia a imagem dele) e eles respondem com uma característica que acharem ser correspondente àquele animal.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever uma fábula para compor um livro que será doado à biblioteca. Compartilhe o roteiro através de um documento no Google e encaminhe orientações em áudio pelo WhatsApp. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom com as orientações para o preenchimento do roteiro ou fazer uma videochamada pelo Meet ou pelo Zoom e fazer o preenchimento coletivamente. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp para realizar o planejamento e a escrita do roteiro.
Oriente os alunos a encaminharem o roteiro para que você possa dar devolutivas e orientações mais específicas, de acordo com as necessidades deles. Essas orientações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp ou como comentários no próprio documento.
Compartilhe pelo e-mail ou envio o link pelo WhatsApp do documento para a escrita definitiva.
Fechamento
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com os itens da tabela de critérios para avaliação. Compartilhe os textos com os alunos (retire o nome dos autores para esta atividade) e peça que preencham o formulário a partir do texto que receberam para avaliação. Encaminhe a devolutiva para os autores e dê a oportunidade de alterarem o que acharem necessário.
Pelo WhatsApp, peça aos alunos sugestões para capa, formatação das páginas e contracapa, seguindo as orientações do plano para a confecção do livro.
Encaminhe uma versão online com todas as fábulas na mesma pasta compartilhada no Google Drive ou pelo Google Sites; nele, os alunos poderão inserir imagens e compartilhar os conteúdos com outras pessoas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do livro de fábulas ouvindo a leitura do roteiro e do texto final. Eles poderão assistir a filmes sobre o tema ou ler livros juntos, para ajudar na produção escrita das crianças. Se for usado o Google Sites, os familiares poderão acessá-lo para fazerem a leitura das fábulas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo novas fábulas
Finalidade da aula: Usar os elementos de apresentação (título, parágrafos, margem) e legibilidade (traçado da letra) do próprio texto. Utilizar adequadamente os símbolos próprios da escrita, e o uso de elementos coesivos, ainda que não faça com precisão.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação
Prática de linguagem: Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP07/ EF35LP08/ EF35LP14/EF35LP25/ EF35LP26
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.