Atividade para impressão - O vento e o sol
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo novas fábulas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Descrição
Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Dispositivo com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Google Forms - Materiais diversos:
Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação
Prática de Linguagem
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Produzir uma fábula, utilizando os elementos de apresentação (título, parágrafos e margem) e coesivos.
Competências gerais
3. Repertório cultural
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Informações sobre o gênero
De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.
Bibliografia
- BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
- DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
- SILVA, Marlene Nasser. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf>. Acesso em: 22 nov 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 12 minutos
Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;
Questione:
- O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia).
Leia a fábula “O vento e o sol”; Ela pode ser projetada ou entregue às duplas impressas. Para acessar o texto O vento e o sol, clique aqui.
Questione:
- Do que ela fala? (Deixe que se posicionem. Podem dizer que fala da esperteza do sol).
Peça que observem a linha vermelha.
- O que ela representa? (Esperamos que digam que representa a margem do caderno).
- E o espaço entre a linha vermelha (margem) e a palavra com letra maiúscula? (Esperamos que percebam o parágrafo).
- E para que serve o parágrafo? (Esperamos que percebam que ele ajuda na construção das cenas textuais, contribuindo com a progressão temática - ou seja, cada cena textual fala de um assunto; quando ele muda, deve-se mudar de linha. Além disso, o espaço é uma pista de sentido para o leitor, para que ele saiba que algo novo acontecerá na história).
- E o travessão? Por que aparece no texto? (Esperamos que expliquem que ele marca a fala das personagens e também pode separar a fala do narrador quando aparece posposta ou no meio do que o personagem disse).
Relembre: já construímos um roteiro de fábula, cada dupla fala sobre um tema, com um ensinamento.
Questione:
- Se você fosse dizer o tema de sua fábula em uma palavra, qual seria? (Como se fosse uma brincadeira, peça que cada dupla diga a sua ‘palavra’, como por exemplo: amizade, inveja, arrependimento etc. Com isso queremos recuperar a memória de médio prazo acerca do que escreveram no roteiro e prepará-los para a leitura do mesmo).
- Desse modo, podemos dizer que as fábulas tratam de quê em sua maioria? (Queremos com esta pergunta recuperar o objetivo da fábula, de tratar de comportamentos humanos e encerrar uma moral, ou seja, uma reflexão nesse sentido).
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA