Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo novas fábulas

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivo com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Google Forms

  • Materiais diversos:
    Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação

Prática de Linguagem

  • Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Produzir uma fábula, utilizando os elementos de apresentação (título, parágrafos e margem) e coesivos.

Competências gerais

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 12 minutos

Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;

Questione:

- O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia).

Leia a fábula “O vento e o sol”; Ela pode ser projetada ou entregue às duplas impressas. Para acessar o texto O vento e o sol, clique aqui.

O vento e o sol

Questione:

- Do que ela fala? (Deixe que se posicionem. Podem dizer que fala da esperteza do sol).

Peça que observem a linha vermelha.

- O que ela representa? (Esperamos que digam que representa a margem do caderno).

- E o espaço entre a linha vermelha (margem) e a palavra com letra maiúscula? (Esperamos que percebam o parágrafo).

- E para que serve o parágrafo? (Esperamos que percebam que ele ajuda na construção das cenas textuais, contribuindo com a progressão temática - ou seja, cada cena textual fala de um assunto; quando ele muda, deve-se mudar de linha. Além disso, o espaço é uma pista de sentido para o leitor, para que ele saiba que algo novo acontecerá na história).

- E o travessão? Por que aparece no texto? (Esperamos que expliquem que ele marca a fala das personagens e também pode separar a fala do narrador quando aparece posposta ou no meio do que o personagem disse).

Relembre: já construímos um roteiro de fábula, cada dupla fala sobre um tema, com um ensinamento.

Questione:

- Se você fosse dizer o tema de sua fábula em uma palavra, qual seria? (Como se fosse uma brincadeira, peça que cada dupla diga a sua ‘palavra’, como por exemplo: amizade, inveja, arrependimento etc. Com isso queremos recuperar a memória de médio prazo acerca do que escreveram no roteiro e prepará-los para a leitura do mesmo).

- Desse modo, podemos dizer que as fábulas tratam de quê em sua maioria? (Queremos com esta pergunta recuperar o objetivo da fábula, de tratar de comportamentos humanos e encerrar uma moral, ou seja, uma reflexão nesse sentido).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos