Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo novas fábulas

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.

Referências sobre o assunto:

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SILVA, Marlene Nasser. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf>. Acesso em: 22 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;
  • Questione:
  • O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia)

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos