Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo novas fábulas

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Dispositivo com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Google Forms

  • Materiais diversos:
    Lápis, folhas de produção e ficha de critérios de avaliação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Progressão temática e paragrafação

Prática de Linguagem

  • Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Produzir uma fábula, utilizando os elementos de apresentação (título, parágrafos e margem) e coesivos.

Competências gerais

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Informações sobre o gênero

De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero fábulas e provérbios e no campo de atuação artístico-literário: vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade em emitir opiniões assertivas no trabalho dos outros colegas. Para isso, recorde o que foi abordado durante a aula: a superestrutura, o vocabulário, os elementos anafóricos. Podem sentir dificuldade em operar ao mesmo tempo com questões de construção de enredo e aos aspectos textual-discursivos, como a progressão temática e as relações anafóricas e as convenções de escrita. Para isso é fundamental que se caminhe pela sala, lendo fragmentos e apontando possíveis caminhos aos alunos durante a produção.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 12 minutos

Organize a sala em duplas, de modo que todos os alunos tenham acesso ao quadro;

Questione:

- O que é necessário para a escrita de um livro de fábulas? (Esperamos que digam que é necessário que as histórias estejam prontas, uma capa, os autores - pequena biografia).

Leia a fábula “O vento e o sol”; Ela pode ser projetada ou entregue às duplas impressas. Para acessar o texto O vento e o sol, clique aqui.

O vento e o sol

Questione:

- Do que ela fala? (Deixe que se posicionem. Podem dizer que fala da esperteza do sol).

Peça que observem a linha vermelha.

- O que ela representa? (Esperamos que digam que representa a margem do caderno).

- E o espaço entre a linha vermelha (margem) e a palavra com letra maiúscula? (Esperamos que percebam o parágrafo).

- E para que serve o parágrafo? (Esperamos que percebam que ele ajuda na construção das cenas textuais, contribuindo com a progressão temática - ou seja, cada cena textual fala de um assunto; quando ele muda, deve-se mudar de linha. Além disso, o espaço é uma pista de sentido para o leitor, para que ele saiba que algo novo acontecerá na história).

- E o travessão? Por que aparece no texto? (Esperamos que expliquem que ele marca a fala das personagens e também pode separar a fala do narrador quando aparece posposta ou no meio do que o personagem disse).

Relembre: já construímos um roteiro de fábula, cada dupla fala sobre um tema, com um ensinamento.

Questione:

- Se você fosse dizer o tema de sua fábula em uma palavra, qual seria? (Como se fosse uma brincadeira, peça que cada dupla diga a sua ‘palavra’, como por exemplo: amizade, inveja, arrependimento etc. Com isso queremos recuperar a memória de médio prazo acerca do que escreveram no roteiro e prepará-los para a leitura do mesmo).

- Desse modo, podemos dizer que as fábulas tratam de quê em sua maioria? (Queremos com esta pergunta recuperar o objetivo da fábula, de tratar de comportamentos humanos e encerrar uma moral, ou seja, uma reflexão nesse sentido).

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF35LP07 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS