Plano de Aula

Plano de aula: Planejando uma fábula

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    P
    rojetor, dispositivo com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Ferramentas de Inteligência Artificial.

  • Materiais diversos:
    Quadro “Que características cada um desses animais tem?” (caso não haja a possibilidade de projetá-lo); Roteiro modelo (caso não haja a possibilidade de projetá-lo); Roteiro de planejamento do texto.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planejamento de texto

Prática de Linguagem

  • Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar a produção de uma fábula, reconhecendo os elementos constitutivos do gênero.

Competências gerais

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Bibliografia

  • BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

  • DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro. O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas. O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho. Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Explique a seus alunos que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.

Questione:

- Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).

- Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?). Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.

Fotografias de animais: formiga, mico leão dourado, garça, raposa, boi, tartaruga e rato.

Peça que observem as imagens

Questione seus alunos:

- As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)

- E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)

Se possível, projete o slide a seguir para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas. Caso não seja possível, entregue para os estudantes uma cópia do quadro e peça que eles tentem relacionar as características aos respectivos animais.

Acesse o quadro “Que características cada um desses animais tem?” aqui.

Acesse o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?” aqui.

Que características cada um desses animais tem?

Questione:

- Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)

- E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)

- E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF15LP05 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS