Atividade para impressão - Característica dos animais
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando uma fábula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro.
- O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas.
- O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho.
- Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.
Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.
Referências sobre o assunto:
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Oriente seus alunos de que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.
- Questione:
- Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).
- Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?).
- Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Peça que observem as imagens
- Questione seus alunos:
- As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)
- E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)
- Projete o slide 4 para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas.
Introdução
Orientações:
- Questione:
- Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)
- E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)
- E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).
Materiais complementares:
Para acessar o quadro “Que características cada um desses animais tem?” , clique aqui
Para acessar o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?”, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
- Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
- Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
- Questione durante o trabalho das duplas:
- Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
- Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
- Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
- Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
- Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)
Materiais complementares:
Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)
Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique que agora farão em dupla o roteiro da fábula do livro a ser doado para a biblioteca. Dirija oralmente e os alunos a montarem em dupla a ficha de roteiro (disponível em materiais complementares).
- Entregue uma folha de roteiro II a cada dupla.
- Explique que poderão usar as sugestões do slide: escrever sobre a amizade ou então escolher uma das sugestões do slide 6.
- Questione durante o trabalho das duplas:
- Que personagens podem ser usadas para desenvolver e representar melhor o problema contado na fábula? (É importante que os alunos percebam que precisam ligar as características dos animais aos fatos: como a tartaruga com a sabedoria, com a paciência por exemplo).
- Quais serão os acontecimentos possíveis para desenvolver o problema? (É importante que percebam que a fábula é uma narrativa curta, objetiva, o fato precisa ter ligação direta, caracterizar diretamente o problema);
- Que acontecimentos podem ser a consequência das ações? (É importante que façam a relação causa/consequência, para que o texto tenha verossimilhança).
- Qual a reação das personagens diante do problema e de sua consequência?
- Rascunhe uma frase que resuma a intenção ao criar a fábula. (A frase está diretamente ligada ao problema que se quer resolver/ discutir?)
Materiais complementares:
Para imprimir o roteiro I da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao slide 5)
Para imprimir o roteiro II da fábula, clique aqui (Este roteiro corresponde ao que vão escrever no roteiro).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha que uma dupla apresente seu roteiro para apreciação dos colegas.
- Proponha que os colegas façam comentários a fim de sanar dúvidas, conferir verossimilhança e/ou sugerir novas ideias para o texto.
- Dar mais 5 minutos para que cada dupla releia e acrescente/ modifique alguma etapa de seu roteiro.
- Se houver tempo, compartilhar com o grupo as mudanças.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Fábula "O vento e o sol", disponível aqui;
Quadro disponível aqui;
Roteiro disponível aqui;
Roteiro (para preencher) disponível aqui;
Tabela: critérios para avaliação, disponível aqui.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe as imagens de animais e o quadro para retomar as informações do gênero trabalhadas nas aulas anteriores. Você poderá usar um formulário para que eles façam a correspondência entre o animal e sua característica. Selecione também alguns provérbios para que identifiquem os animais mais apropriados. Outra opção é criar e compartilhar um documento no Google com cada aluno. Você ainda pode fazer uma dinâmica em áudio pelo WhatsApp: você menciona um animal (ou envia a imagem dele) e eles respondem com uma característica que acharem ser correspondente àquele animal.
Desenvolvimento
Apresente o desafio aos alunos: planejar e escrever uma fábula para compor um livro que será doado à biblioteca. Compartilhe o roteiro através de um documento no Google e encaminhe orientações em áudio pelo WhatsApp. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom com as orientações para o preenchimento do roteiro ou fazer uma videochamada pelo Meet ou pelo Zoom e fazer o preenchimento coletivamente. Se considerar possível, forme duplas para que conversem pelo WhatsApp para realizar o planejamento e a escrita do roteiro.
Oriente os alunos a encaminharem o roteiro para que você possa dar devolutivas e orientações mais específicas, de acordo com as necessidades deles. Essas orientações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp ou como comentários no próprio documento.
Compartilhe pelo e-mail ou envio o link pelo WhatsApp do documento para a escrita definitiva.
Fechamento
Em seguida, crie um documento ou um formulário no Google com os itens da tabela de critérios para avaliação. Compartilhe os textos com os alunos (retire o nome dos autores para esta atividade) e peça que preencham o formulário a partir do texto que receberam para avaliação. Encaminhe a devolutiva para os autores e dê a oportunidade de alterarem o que acharem necessário.
Pelo WhatsApp, peça aos alunos sugestões para capa, formatação das páginas e contracapa, seguindo as orientações do plano para a confecção do livro.
Encaminhe uma versão online com todas as fábulas na mesma pasta compartilhada no Google Drive ou pelo Google Sites; nele, os alunos poderão inserir imagens e compartilhar os conteúdos com outras pessoas.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da produção do livro de fábulas ouvindo a leitura do roteiro e do texto final. Eles poderão assistir a filmes sobre o tema ou ler livros juntos, para ajudar na produção escrita das crianças. Se for usado o Google Sites, os familiares poderão acessá-lo para fazerem a leitura das fábulas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando uma fábula
Finalidade da aula: Refletir sobre os elementos constitutivos da fábula e planejar a produção do texto.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábulas e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)/ Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05 /EF35LP25
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.