Plano de aula: Planejando uma fábula

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro.

• O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas.
  • O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho.
  • Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.

Informações sobre o gênero: Se necessário, compartilhe referências e uma breve descrição com os professores usuários sobre o gênero priorizado neste plano de aula.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.

Referências sobre o assunto:

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

Tema da aula

Orientações:

• Oriente seus alunos de que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.
  • Questione:
  • Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).
  • Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?).
  • Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência