Plano de Aula

Plano de aula: Planejando uma fábula

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    P
    rojetor, dispositivo com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Ferramentas de Inteligência Artificial.

  • Materiais diversos:
    Quadro “Que características cada um desses animais tem?” (caso não haja a possibilidade de projetá-lo); Roteiro modelo (caso não haja a possibilidade de projetá-lo); Roteiro de planejamento do texto.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planejamento de texto

Prática de Linguagem

  • Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar a produção de uma fábula, reconhecendo os elementos constitutivos do gênero.

Competências gerais

3. Repertório cultural

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero fábula e no campo de atuação artístico-literário: Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A sala deve estar com as carteiras organizadas em duplas, com as mesas posicionadas de modo que todos vejam o quadro. O professor pode montar um cartaz com uma lista de provérbios que poderão ser usados como moral das fábulas a serem criadas. O professor pode levar um livro de fábula para cada dupla poder folhear durante o trabalho. Sugira que leiam algumas fábulas antes dessa aula, a fim de relembrar o conteúdo composicional e o estilo, já trabalhados nos planos 7, 8 e 9 no módulo de análise linguística.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão sentir dificuldade em criar uma situação concreta a partir do provérbio. Para isso, é interessante que o professor explore o sentido de cada um de acordo com seus usos na vida cotidiana. Essa contextualização ajudará na montagem do enredo.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Explique a seus alunos que a finalidade deste plano é planejar a escrita de uma fábula em duplas para a confecção de um livro para a biblioteca da escola.

Questione:

- Que faixa etária se interessaria pela leitura do nosso livro? Alunos mais novos ou mais velhos? (Acreditamos que alunos do fundamental I se interessariam em conhecer o livro).

- Como seria a divulgação do livro? (Uma sugestão é que cada dupla faça um convite para uma sala diferente da escola, a fim de que compareçam ao Sarau ou que compareçam à biblioteca da escola no dia marcado para a entrega do livro. Outra possibilidade é que façam cartazes e coloquem em pontos estratégicos da escola. Nesse caso, é importante salientar sobre o uso da linguagem, as imagens, público alvo, delimitação do objetivo: Sarau e entrega do livro ou apenas a entrega?). Pode ser feito em sala ou no computador, dependendo da disponibilidade da escola.

Fotografias de animais: formiga, mico leão dourado, garça, raposa, boi, tartaruga e rato.

Peça que observem as imagens

Questione seus alunos:

- As características atribuídas aos animais nas fábulas condiz com a realidade? (Esperamos que digam que não, que a eles são atribuídas características humanas, para representar algo que possa ser vivenciado pelos homens)

- E por que escolhem animais como personagens? (Esperamos que possam recuperar a época de Esopo, na qual esse tipo de atribuição evitava o confronto direto com alguém que pudesse sentir-se ofendido com a história; em segundo lugar, porque há nos costumes dos povos o hábito de comparar características dos animais com a dos humanos: “vaidoso como um pavão”, “esperto como uma raposa” etc.)

Se possível, projete o slide a seguir para que relacionem o animal às características que cada um costuma representar nas fábulas. Caso não seja possível, entregue para os estudantes uma cópia do quadro e peça que eles tentem relacionar as características aos respectivos animais.

Acesse o quadro “Que características cada um desses animais tem?” aqui.

Acesse o gabarito do quadro “Que características cada um desses animais tem?” aqui.

Que características cada um desses animais tem?

Questione:

- Para a moral “O mais belo despreza o feio”, que animais poderiam ser representados na história? (Esperamos que digam o pavão e o corvo, respectivamente)

- E para a moral “O esperto geralmente vence o ingênuo”? (Esperamos que digam a raposa e a ovelha, respectivamente)

- E a que conclusão podemos chegar a respeito da caracterização das personagens durante a narrativa? (Esperamos que percebam que na fábula não há a necessidade de muita descrição, pois as características já estão no imaginário das pessoas. As descrições só aparecem quando é importante para o leitor/ouvinte compreender melhor a situação vivida pela personagem, por exemplo, o leão que vive na caverna está velho, fraco e doente, por isso não consegue mais sair para caçar. Entretanto uma boa escolha das personagens será crucial para a construção da fábula).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos