Atividade para impressão - Texto - LP03_03SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade: planejando um sarau
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Cópias de fábulas para cada grupo (5).
Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;
Um celular para a gravação das vozes.*
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.
Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.
Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.
MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
- Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
- Questione em seguida:
- Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
- Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
- Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
- O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
- Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.
3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA