Plano de aula: Oralidade: planejando um sarau

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários:

Cópias de fábulas para cada grupo (5).

Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;

Um celular para a gravação das vozes.*

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.

Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.

Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.

MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

Tema da aula

Orientações:

• Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
  • Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
  • Questione em seguida:
  • Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
  • Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
  • Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
  • O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
  • Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.

3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.

4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência