Atividade para impressão - Texto - LP03_03SQA10
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade: planejando um sarau
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Cópias de fábulas para cada grupo (5).
Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;
Um celular para a gravação das vozes.*
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.
Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.
Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.
MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Levante os conhecimentos dos alunos acerca da palavra sarau. Se não souberem, explique:
- Um sarau é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
- Questione em seguida:
- Pensando no sarau, qual a importância da oralidade para ele? (Esperamos que respondam que tudo que envolve o Sarau usa a voz…)
- Como pensam que deva ser a voz, as expressões corporais de quem se apresenta? (Esperamos que digam que quem se apresenta deve empenhar-se para ser ouvido, com dicção clara, olhando para a plateia, com o corpo ajudando na performance).
- Que tal prepararmos um sarau de leitura (ou contação) de fábulas e convidarmos os alunos para participarem?
- O que precisamos fazer para que as apresentações sejam interessantes? (Esperamos que digam que precisam de planejamento, ensaio e compromisso de todos).
- Esperar que eles mesmos concluam que precisarão ensaiar, levando você a propor os itens 3 e 4.
3. Reforce que esta aula será a preparação para o sarau, de modo que em cada etapa dela é fundamental que todos estejam engajados. Será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
4. Organize a sala em equipes de quatro crianças.
Introdução
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Coloque “A fábula da fábula” para as crianças ouvirem e observarem “COMO” a contadora age na história; 5’
- Conte a fábula “o leão e o ratinho” (oralidade). 2’ (É importante que você seja um bom modelo, portanto, explore a modulação da voz, o olhar, os gestos… a fim de capturar a atenção da plateia/ alunos).
- Organize coletivamente as cenas textuais: início/ problema/ diálogos/ nova situação problema/ solução. 5’ (Preencha a tabela acima com frases sucintas, como por ex: leão dorme/ ratinho passa por cima dele/ leão prende ratinho e reclama/ ratinho pede por sua vida em troca de ajuda futura/ leão ri e desdenha, mas solta o animalzinho/ leão fica preso numa rede/ ratinho chega e rói as cordas, salvando-o/ Não julgue a capacidade alheia pelo tamanho).
- Sorteie um grupo para o reconto oral sem leitura, dando voz às personagens, recurso ausente da versão lida. 3’ (É importante que os alunos que forem fazer este reconto possam consultar a tabela, a fim de se lembrarem das cenas, sem necessitar de leitura. Cada aluno do grupo narra uma cena da história).
- Proponha que explorem a voz - diferenciando a do narrador e a das personagens e também deem atenção especial aos gestos. 7’.
Materiais complementares:
Para ouvir a contação de histórias “A fábula da fábula”, clique aqui.
Para saber um pouco sobre a contadora de histórias, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Divida a sala em seis equipes e entregue uma fábula a cada uma; (Professor, o número de equipes depende do número de alunos. Seis fábulas para uma apresentação, dará uma média de 20 minutos, já que a performance oral leva mais tempo que a apenas lida).
- Proponha que cada grupo leia, discuta e reflita a respeito de cada cena.
- Oriente-os para que dividam as cenas da(s) história(s) e que cada um conte uma a seu modo. Assim, um contará o princípio da fábula, o outro o enredo, um outro aluno a conclusão e um quarto anunciará a moral da história. Devem ensaiar no próprio grupo.
- Circule pela sala oferecendo apoio a cada equipe, sugerindo posturas corporais, entonação da voz, mais ou menos acentuada.
- Explique que este será um ensaio para um sarau, então todos devem empenhar-se.
- Se possível, o professor pode filmar com seu celular o ensaio de cada equipe, mostrando a cada um como se saíram, possibilitando um refinamento da performance.
- Entregar a cada equipe papel A3 ou cartolina e propor que desenhem as cenas da história, a ser usada no momento de socialização com o grande grupo.
Materiais complementares:
Cartolina, papel A3, hidrocor, lápis.
Para imprimir o ratinho, o gato e o galo clique aqui.
Para imprimir Os viajantes e o urso, clique aqui.
Para imprimir O lobo e o burro, clique aqui.
Para imprimir o leão e o mosquito, clique aqui.
Para imprimir o rato do mato e o rato da cidade, clique aqui.
Para imprimir a formiga e a pomba, clique aqui.
ABREU, Ana Rosa [et al]. Alfabetização: livro do aluno. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 2 v. 128 p. n.2. p.99. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000589.pdf. Acesso em 22/11/18.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Reúna a sala num grande grupo e questione:
- Que diferenças há entre ler em voz alta e contar cada um a seu jeito a mesma história? Espera-se que digam que quando lemos seguimos exatamente o que há no texto. Já na fala, há improviso, mais liberdade ao contar da forma como a história ficou na memória de cada um).
- Aparecem palavras novas, típicas da linguagem falada nesse tipo de contação? (Espera-se que percebam que sim, que usamos expressões como então, daí, marcadores temporais…)
- Como fica o corpo? E a voz? (Espera-se que percebam que ao modular a voz, capturam a atenção de quem ouve, e, no caso do gênero fábula, há a possibilidade de brincar com a fala das personagens. Da mesma forma, o corpo ajuda a contar: braços, olhos, expressões faciais ajudam na construção da compreensão por parte de quem ouve).
- Montar um cartaz coletivo sobre essas descobertas.
Materiais complementares:
Para acessar o cartaz, clique aqui.
Para o professor
Texto para impressão - O ratinho, o gato e o galo - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - Os viajantes e o urso - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O lobo e o burro - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O Leão e o mosquito - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - O rato do mato e o rato da cidade - LPO3_03SQA11
Texto para impressão - A formiga e a pomba - LPO3_03SQA11
Atividade para impressão - Cartaz - LPO3_03SQA11
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Oralidade: planejando um sarau
Finalidade da aula: Recontar oralmente uma fábula com apoio de imagens e de recursos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos. Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Fábula e provérbios
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP19
Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Cópias de fábulas para cada grupo (5).
Cartolina, papel A3, papel colorido, hidrocor, lápis e borracha;
Um celular para a gravação das vozes.*
Informações sobre o gênero:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf. Acesso em 19/11/2018.
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos poderão ter dificuldade em contar sem ler, usando marcadores da fala informal para a construção do nexo textual.
Chamar a atenção para a modulação da voz, a fim de que todos possam ouvir quem está falando.
Poderão sentir-se inibidos ao falar sem o apoio do texto escrito.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. pp. 103-126.
MARCUSCHI, L. A. et al; SIGNORINI, I. (org) Investigando a relação oral/ escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY. Acesso em 19/11/2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.