Habilidades focais relacionadas
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Objetos de conhecimento relacionados
- Compreensão em leitura.
- Forma de composição dos textos.
- Planejamento e produção de texto.
- Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
- Convenções de escrita.
Objetivos de aprendizagem
- Planejar narrativas ficcionais, considerando a estrutura e a função social dos contos de fadas.
- Produzir narrativas ficcionais, considerando os recursos descritivos e a sequência de eventos dos contos de fadas.
- Utilizar marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens dos contos de fadas.
- Reconhecer a situação comunicativa e a finalidade do conto de fadas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
- (EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo artístico-literário. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero conto de fadas ao longo de quatro etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares de conto de fadas, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero, sobre sua forma composicional e sobre aspectos de análise linguística/semiótica. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Conto de fadas.
Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero conto de fadas. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.
Expectativa de respostas para a sequência de atividades
Neste link o professor acessará a indicação de respostas esperadas para as atividades propostas no anexo 01.