Atividade para impressão - O lobo e o cordeiro
Plano de Aula
Plano de aula: Diferenciando discurso direto e indireto
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / provérbios e no campo de atuação Artístico Literário / Vida Cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / semiótica.
Materiais necessários: Quadro, material impresso, lápis, borracha, lápis de cor, dicionário, projetor, papel para fazer um cartaz, caso não tenha condições de oferecer o texto impresso.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível on-line).
Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não sabem ler ou escrever convencionalmente necessitam de orientação individual para auxiliar em momentos de leitura e escrita.
Referências sobre o assunto:
VIEIRA, Martha Lourenço. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. pp.11-21. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em 07/12/2018.
Texto para impressão: Disponível aqui
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize a sala para a aula. Leia para os alunos o tema da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA