Plano de aula: Diferenciando discurso direto e indireto

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Fábulas / provérbios e no campo de atuação Artístico Literário / Vida Cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / semiótica.

Materiais necessários: Quadro, material impresso, lápis, borracha, lápis de cor, dicionário, projetor, papel para fazer um cartaz, caso não tenha condições de oferecer o texto impresso.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos. (A referência completa do texto de Bagno encontra-se ao lado e está disponível on-line).

Dificuldades antecipadas: Alunos que ainda não sabem ler ou escrever convencionalmente necessitam de orientação individual para auxiliar em momentos de leitura e escrita.

Referências sobre o assunto:

VIEIRA, Martha Lourenço. Produção de textos escritos: construção de espaços de interlocução. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. pp.11-21. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em 07/12/2018.

Texto para impressão: Disponível aqui

Tema da aula

Orientações: Organize a sala para a aula. Leia para os alunos o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência