Texto para impressão - Esopo e gênero fábula - LP03_03SQA_10
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade: escuta atenta
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação “Artístico-literário: Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade .
Materiais necessários: A sala deve estar organizada em círculo, com espaço para que se vejam ou então todos no chão, mais voltados ao quadro;
Textos impressos das versões da fábula “a cigarra e a formiga” a serem lidos pelo professor e pelos grupos; 1 Papel A3 para produção de cartaz.
Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.
Dificuldades antecipadas: Organizar a sala num tempo que não atrapalhe a dinâmica da aula; Exercitar a escuta atenta, a vez para falar: nesse sentido, o professor precisará ter bom controle da sala e foco no objetivo da aula: ao mesmo tempo em que retoma o gênero fábula, precisa priorizar o trabalho de oralidade e oralização, exercitando uma fala mais controlada, mais formal, tanto em sua exposição oral, quanto nas colocações dos alunos, visando a clareza por parte de quem enuncia e a compreensão por parte de quem ouve. Dar VOZ a todos: é importante que todos tenham a oportunidade, ao longo de aula, para exercitar a oralidade. Nesse sentido, combinados prévios, como dar a vez ao colega são importantes.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.
SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.
Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY Acesso em 22/11/2018.
KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)
MARCUSCHI, Luiz Antônio…[et al]; Inês Signorini (org). Investigando a relação oral/ escrito. São paulo: Mercado das Letras, 2001. (Capítulos 1 e 2).
Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.
SILVA, Marlene Nasser, Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf - Acesso em 22/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em roda, de modo que os alunos possam ver-se. Se não for possível, crie um espaço no chão, em que eles sentem-se voltados para o quadro para o uso do datashow ou dos cartazes, conforme a disponibilidade da escola.
- Projete a pergunta: Ler oralmente e falar são duas faces da mesma moeda? Ou, dito de outro modo: ler e falar são equivalentes, são a mesma coisa? Pode ser usada uma moeda, trazendo para o concreto o provérbio…)
- Ouça o que dizem e anote no quadro algumas assertivas - as opiniões que surgirem (para que se confirmem ou não). Esperamos que digam que há diferenças entre as duas modalidades, cada uma com suas características próprias. Geralmente o texto falado tende a ser mais claro, direto e informal, pois há um princípio de interpretabilidade entre as pessoas que participam da interação. Enquanto no texto escrito/lido há a possibilidade de retorno para ser relido, no oral não, por isso a clareza é fundamental. Mas aqui o importante é que pensem sobre, ainda não é momento de conclusões).
- Explique: esta será uma aula de escuta atenta, na qual vamos pensar que recursos mobilizamos ao falar- lendo ou não.
- Questione:
- O que é uma escuta atenta? (É uma escuta que atenta para a modulação da voz, para marcadores típicos da fala [oralidade] - daí, então, pausas - que desaparecem no texto apenas lido - [oralização]).
- Essa escuta também pode mobilizar a observação do corpo de quem fala? (Esperamos que digam que sim, pois os gestos de quem fala influenciam na compreensão por parte de quem ouve).
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