Plano de aula: Oralidade: escuta atenta

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação “Artístico-literário: Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade .

Materiais necessários: A sala deve estar organizada em círculo, com espaço para que se vejam ou então todos no chão, mais voltados ao quadro;

Textos impressos das versões da fábula “a cigarra e a formiga” a serem lidos pelo professor e pelos grupos; 1 Papel A3 para produção de cartaz.

Informações sobre o gênero: De acordo com Bagno (2006) é muito provável que as fábulas que chegaram até nós, por meio da escrita, tenham existido durante muito tempo como narrativas tradicionais orais, o que faz esse gênero remontar a estágios muito arcaicos da civilização humana. As fábulas devem ter sido usadas com objetivos claramente pedagógicos: a pequena narrativa exemplar serviria como instrumento de aprendizagem, fixação e memorização dos valores morais do grupo social. É importante salientarmos também que as narrativas tradicionais orais circulavam entre crianças e adultos, indistintamente. Essa informação é importante para reconstruirmos os modos como esse gênero textual era produzido em épocas passadas e até mesmo para permitir uma análise mais crítica acerca das modificações por ele sofridas ao longo dos séculos.

Dificuldades antecipadas: Organizar a sala num tempo que não atrapalhe a dinâmica da aula; Exercitar a escuta atenta, a vez para falar: nesse sentido, o professor precisará ter bom controle da sala e foco no objetivo da aula: ao mesmo tempo em que retoma o gênero fábula, precisa priorizar o trabalho de oralidade e oralização, exercitando uma fala mais controlada, mais formal, tanto em sua exposição oral, quanto nas colocações dos alunos, visando a clareza por parte de quem enuncia e a compreensão por parte de quem ouve. Dar VOZ a todos: é importante que todos tenham a oportunidade, ao longo de aula, para exercitar a oralidade. Nesse sentido, combinados prévios, como dar a vez ao colega são importantes.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2010.

Oralidade e letramento: diálogos na escola. (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY Acesso em 22/11/2018.

KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)

MARCUSCHI, Luiz Antônio…[et al]; Inês Signorini (org). Investigando a relação oral/ escrito. São paulo: Mercado das Letras, 2001. (Capítulos 1 e 2).

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

SILVA, Marlene Nasser, Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDe - produções didático-pedagógicas. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf - Acesso em 22/11/2018.

Tema da aula

Orientações:

• Organize a sala em roda, de modo que os alunos possam ver-se. Se não for possível, crie um espaço no chão, em que eles sentem-se voltados para o quadro para o uso do datashow ou dos cartazes, conforme a disponibilidade da escola.
  • Projete a pergunta: Ler oralmente e falar são duas faces da mesma moeda? Ou, dito de outro modo: ler e falar são equivalentes, são a mesma coisa? Pode ser usada uma moeda, trazendo para o concreto o provérbio…)
  • Ouça o que dizem e anote no quadro algumas assertivas - as opiniões que surgirem (para que se confirmem ou não). Esperamos que digam que há diferenças entre as duas modalidades, cada uma com suas características próprias. Geralmente o texto falado tende a ser mais claro, direto e informal, pois há um princípio de interpretabilidade entre as pessoas que participam da interação. Enquanto no texto escrito/lido há a possibilidade de retorno para ser relido, no oral não, por isso a clareza é fundamental. Mas aqui o importante é que pensem sobre, ainda não é momento de conclusões).
  • Explique: esta será uma aula de escuta atenta, na qual vamos pensar que recursos mobilizamos ao falar- lendo ou não.
  • Questione:
  • O que é uma escuta atenta? (É uma escuta que atenta para a modulação da voz, para marcadores típicos da fala [oralidade] - daí, então, pausas - que desaparecem no texto apenas lido - [oralização]).
  • Essa escuta também pode mobilizar a observação do corpo de quem fala? (Esperamos que digam que sim, pois os gestos de quem fala influenciam na compreensão por parte de quem ouve).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência