Plano de Aula

Plano de aula: Oralidade: Sarau de Fábulas

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fábulas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero fábula e no campo de atuação Campo Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários:

Para utilizar essa sequência, consulte a aula anterior que propõe a preparação para essa atividade.

A sala deve estar preparada previamente para o melhor aproveitamento da aula: disposição da sala com as cadeiras em meia lua;

O quadro deve ficar liberado e com fita adesiva disponível para a colocação das imagens das fábulas (elas podem já estar fixadas);

É interessante que na aula anterior o professor entregue para cada equipe o texto a ser estudado.

Pode sugerir que tragam figurinos , adereços e/ ou usem maquiagem.

Ficha com a tabela de “critérios de avaliação da oralidade” impressa. Aqui pode-se escolher avaliar individualmente, ou em equipe. Neste último caso a aula fica mais dinâmica, possibilitando a todos encenarem e avaliarem.

Textos de apoio das fábulas.

Oriente os alunos a se prepararem previamente já com seu texto definido para o sarau.

Informações sobre o gênero:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_port_pdp_marlene_nasser_da_silva.pdf Especialmente as págs 5 -11. Acesso em 19/11/2018.

Para informações resumidas sobre o gênero fábula, clique aqui.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem sentir dificuldade em entender o objetivo da aula. Como a tradição escolar opera prioritariamente com o registro escrito, é fundamental que os alunos entendam a importância da consciência e do foco ao ter como objetivo a oralidade, visto que não há materialidade (escrita), mas sim um monitoramento de produção mais ou menos formal, com aspectos linguísticos, paralinguísticos e cinestésicos.

Referências sobre o assunto:

Para saber mais sobre o que é um sarau e sua importância para a formação leitora dos alunos, clique aqui. ( vídeo “Como montar um Sarau”, de Denise Guilherme, especialista em formação de leitores. 5’53’’) Acesso em 19/11/2018.

SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004 - especialmente o capítulo 6.

Oralidade e letramento: diálogos na escola (Variedade linguística - Carlos Alberto Faraco). (16’55) https://www.youtube.com/watch?v=c_8pQ0534tY . Acesso em 19/11/2018.

KOCH, Ingedore. Introdução à linguística textual. São Paulo: Contexto, 2015. págs 103- 126 (estratégias textual-discursivas de construção do sentido)

Para aprofundar fala e escrita, acesse o vídeo de Luiz Antônio Marcuschi, clicando aqui. Acesso em 19/11/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Coloque o vídeo do Sarau para apreciação, explicando que devem ficar atentos ao grupo que se apresenta e à plateia.
  • Reforce a necessidade do silêncio e da atenção, já que o vídeo dura apenas 1’21’’. Coloque como desafio de observação, de sagacidade.
  • Chame a atenção para a cena:
  • Como o grupo escolheu declamar a poesia? (Esperamos que digam que um leu e outros encenaram)
  • Como foi a leitura do rapaz? (Esperamos que percebam que a leitura foi bastante ensaiada, com a modalização da voz, alta/baixa, alongando palavras)
  • E o restante do grupo? A expressão oral deles foi igual? (Esperamos que digam que não, pois ao falar sem ler, improvisaram, exploraram sons, gestos corporais e expressões faciais)
  • Com que objetivo(s) vocês acham que o grupo escolheu apresentar-se assim? (Esperamos que percebam que os objetivos foram: capturar a atenção do leitor, emocionar-se com o texto, desfrutar da fruição estética proporcionada tanto pela cena em si como pelo contexto - pessoas assistindo, figurinos, performance de cada integrante)
  • E a plateia? O que puderam observar sobre ela? (Esperamos que observem que a plateia estava atenta, interagindo positivamente com quem se apresentava).

Materiais complementares:

Acesse o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Hf_iYiQETk4 Acesso em 19/11/18.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados