Texto completo do conto - LPO1_02SQA07
Plano de Aula
Plano de aula: O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 1 folha do texto impresso do conto “A casa que Pedro fez” para leitura pelo Professor; cartões com palavras que expressam as ações do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU); fichas com sentenças verdadeiras ou falsas sobre o conto; folha A4 para as duplas com trecho com a sequência acumulativa completa e com os elementos para ordenarem.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para as crianças e diga que vão investigar os acontecimentos e algumas palavras do conto “A casa que Pedro fez”.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”.
- Diga às crianças que irá colocar no quadro ou em um mural, palavras que representam os acontecimentos do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU).
- Fixe no quadro, apresente num local visível a todas crianças ou projete o slide com cartões com as ações do conto. Os cartões devem ser fixados fora da ordem acumulativa.
- Leia novamente o último parágrafo do conto que contém a sequência cumulativa completa, pausando a cada novo elemento de ação e convide uma das crianças para localizar o cartão com a ação apresentada em cada pausa.
- Destaque a ação sinalizada pela criança e recoloque-a no quadro, na sequência dos acontecimentos.
- Proceda assim até concluir todas as frases do parágrafo, convidando outras crianças para localizarem os cartões com as ações.
Materiais complementares: Cópia do texto “A casa que Pedro fez”, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HaJ3g8q3uyNKdj3muVMAj33nwtRj9SDRZCwst6SPCRp6KAbxYQznktvsmrkd/texto-completo-do-conto-lpo1-02sqa07.pdf
Dificuldades antecipadas/intervenções:
As crianças podem ter dificuldades de compreender e localizar as ações dentre os cartões apresentados.
Leia novamente o trecho para a criança. Pergunte, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?” Se ainda assim a criança não compreender e não disser a ação correta, pergunte para a turma. Diga a palavra que se refere a ação e ajude a criança a localizar a palavra, dando pistas sobre a letra inicial, sobre o número de letras. Se necessário, convide outra criança para apoiar a primeira.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações (slides 4 e 5):
- Organize as crianças em duplas. Nas atividades seguintes, serão propostas atividades de leitura de frases e seleção de informações e palavras. Pelo grau de complexidade das atividades, considerando uma turma de 1º ano, é importante que as crianças se apoiem e compartilhem essas leituras umas com as outras. Para que as atividades sejam mais produtivas e que todos tenham a oportunidade de fazer suas tentativas de leitura, a organização em duplas é mais adequada, pois uma apoiará a outra, sem se dispersarem em grupos maiores. Por isso, é importante selecionar as duplas com níveis de fluência de leitura próximos.
“...interações sociais fazem–se necessárias sempre que não for possível se alcançar, em isolado, a solução para um dado problema: cada aluno deve se incumbir de parte do processo de construção de conhecimentos para que, num esforço conjunto, a solução seja alcançada”. (Davis, Silva e Espósito, 1989, p.52).
- Entregue para a dupla uma ficha com uma sentença que tenha elementos do conto. Cada dupla pode receber uma ou mais sentenças, de acordo com o número de crianças por sala. As sentenças devem corresponder ao conto ou trazer afirmações diferentes das apresentadas no conto.
- Oriente as crianças que leiam a sentença que receberam.
- Elas devem avaliar se esta sentença é verdadeira ou falsa, ou seja, se está ou não de acordo com o enredo do conto.
- Assim que todos terminarem de ler e analisar, convide as duplas a ler para o grande grupo e definir como verdadeiro ou falso.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenções:
As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e compreensão das sentenças, Podem também não se recordarem do enredo do conto e assim não conseguirem definir se a sentença é verdadeira ou falsa.
Leia para as duplas com dificuldades ou se necessário para a turma toda o trecho que contém a sequência cumulativa completa.
Apoie-as na leitura da sentença. Esteja ao lado delas, incentivando-as, apontando as palavras para a leitura e lendo com elas se necessário.
Faça perguntas sobre o elemento principal da sentença, por exemplo, “O que o fazendeiro fez?”.
Questione se a sentença está de acordo ou não com o conto.
Caso ainda não consigam chegar a uma resposta, leve a sentença para a turma, no momento coletivo de leitura e permita que os colegas opinem e apontem a resposta adequada ao conto.
Desenvolvimento
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Mantenha as crianças em duplas.
- Projete o slide ou liste no quadro e entregue para cada criança uma folha A4 com uma tabela com os elementos do conto, fora da ordem acumulativa.
- Diga que vão ouvir a leitura do trecho com a sequência cumulativa completa do conto “A casa que Pedro fez”, e que vão, em duplas, ordenar de 1 a 11 os elementos de acordo com a sequência que surgem no trecho.
- Inicie a leitura. Faça pausas a cada novo elemento para que as crianças localizem e enumerem em suas folhas com suas duplas.
- Pergunte às crianças qual o elemento surgiu na leitura.
- Enumere no quadro a palavra que se refere ao elemento.
- Proceda assim até concluir a leitura do trecho.
- Leia com as crianças a lista na ordem dos fatos.
Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:
As duplas podem encontrar dificuldades na leitura e enumeração dos elementos na sequência cumulativa adequada ao conto.
Como fechamento da aula, as crianças estarão em duplas para se apoiarem na leitura das palavras. Por também ser coletiva, a atividade permite a retomada com o professor e com a turma dos elementos essenciais do conto, embora os registros feitos sejam em duplas.
Se necessário, releia cada sentença e pergunte onde está a palavra que representa o elemento indicado na sentença.
Apoie as crianças a localizarem a palavra, a partir da letra/som inicial.
Convide uma criança para indicar a palavra e releia.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
- canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- impressos de 2 materiais para cada aluno, “sentenças verdadeiras ou falsas” (impresso 1) e “atividade para ordenar elementos” (impresso 2), que se encontram na aba materiais e atividades do plano – podem ser disponibilizados na escola para que as famílias os retirem, ou enviados digitalmente.
Introdução
Comunique à família e ao aluno (por WhatsApp ou e-mail) que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Caso seja pertinente e possível, envie os arquivos via e-mail para que a família os imprima.
Desenvolvimento
Relembre, enviando um áudio no WhatsApp da turma, que hoje é dia de investigar alguns acontecimentos do conto A casa que Pedro fez. Envie as palavras escritas (em letra maiúscula): ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU e COMEU. Pergunte (por áudio) se essas ações aconteceram no conto. As crianças não precisam responder no grupo, apenas refletir sobre. Na sequência, solicite que peguem o impresso 1, “sentenças verdadeiras e falsas”, e marquem as que são falsas (grifar, colorir).
Se não for possível que alguém da família leia para a criança que ainda não lê com autonomia, grave um vídeo lendo e mostrando o que está lendo, e envie apenas para os que precisam dessa ajuda.
Provavelmente, muitas crianças escreverão segundo suas hipóteses de escrita, mesmo se apoiando no banco de palavras, e não devem ser corrigida. No máximo, você pode orientar que comparem suas escritas com a do o banco de palavras.
Fechamento
Envie um áudio solicitando que peguem o impresso 2 para ordenar o que surgiu na história, marcando de 1 a 11 ou recortando e colocando na ordem, caso não saibam traçar ou identificar algarismos. Cada criança deve fotografar sua produção e lhe enviar a foto via WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a reler o trecho do conto que será utilizado nesta aula e acompanhar a criança na sua produção, mas deve ser orientada a não fazer pela criança ou corrigi-la.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: O enredo do conto acumulativo: A casa que Pedro fez.
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos percebam o enredo de um conto acumulativo, destacando as ações e a sequência acumulativa.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição narrativas.
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 1 folha do texto impresso do conto “A casa que Pedro fez” para leitura pelo Professor; cartões com palavras que expressam as ações do conto (ESPALHOU, CANTOU, ACORDOU, CASOU, ORDENHOU, ATACOU, ESPANTOU, MATOU, COMEU); fichas com sentenças verdadeiras ou falsas sobre o conto; folha A4 para as duplas com trecho com a sequência acumulativa completa e com os elementos para ordenarem.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. p. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 11/12/2018.
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 11/12/2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 11/12/2018.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.