Atividade para impressão - Bingo das palavras - LPO1_02SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 1 folha A4 para cada grupo com as imagens do conto impressas; texto do conto impresso para leitura do professor; materiais diversos para os jogos (memória, charadas, letras móveis, caça-palavras e bingo).
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula.
- Pergunte às crianças se elas se recordam do conto lido na aula anterior, “A casa que Pedro fez” e diga que vão jogar com as palavras deste conto.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Organize a turma em grupos de 4 crianças. Para isso, agrupe-as de acordo com as necessidades de aprendizagem e níveis de leitura e escrita próximos para que as atividades propostas possam trazer desafios possíveis, mas permitindo que todos participem de forma cooperativa.
- Projete as imagens do slide ou faça cópias em folha A4 para cada grupo.
- Faça a leitura do conto, pausando a cada palavra da sequência acumulativa apresentada no início de cada parágrafo.
- Peça para que as crianças apontem as imagens na medida em que surgem no texto: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro.
- Observe os apontamentos dos grupos, confirmando as respostas ou questionando caso não seja a palavra do parágrafo.
- Proceda assim com o conto na íntegra.
Dificuldades antecipadas e intervenções:
As crianças podem ter dificuldades em participar de maneira cooperativa, partilhando com seus colegas de grupo a atividade e permitindo que todos possam opinar.
Converse inicialmente com as crianças e proponha que para um trabalho em grupo é preciso respeitar a opinião dos colegas e permitir que todos participem, dividindo a atividade. Diga que esta é uma atividade para recordar as palavras e a sequência em que surgem no conto. Não há problemas se um colega apontar uma imagem que não esteja no parágrafo. Os demais podem orientá-lo, apresentando a imagem correta.
Outra dificuldade é encontrar dificuldades em compreender as pausas e localizar as palavras.
Caso observe isso, localize a primeira ou as primeiras palavras coletivamente. Leia o parágrafo, peça às crianças que localizem, observe suas hipóteses, questione-as se seria esta a melhor opção e aponte para aqueles grupos com dificuldades a palavra correta da sequência,
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Mantenha as crianças organizadas nos grupos de 4 componentes. Caso sua turma seja maior você pode repetir um dos jogos para mais de um grupo.
- Diga que cada grupo irá jogar um jogo com as palavras do conto.
- Faça combinados para a condução dos jogos, por exemplo, defina quem irá iniciar, que é necessário respeitar a vez do colega jogar e esperar a sua vez e cuidar da organização dos materiais nas mesas para que nenhuma ficha se perca.
- Entregue para cada grupo o material de um jogo e as orientações escritas: jogo da memória com imagens e escrita das palavras. para encontrarem os pares; cartões com charadas sobre as palavras; tabela para a composição das palavras com letras móveis; cruzadinha; bingo com a escrita das palavras.
- Diga que podem explorar estes materiais até sua orientação.
- Passe em cada grupo, observando a exploração dos materiais.
- Leia com cada grupo as orientações do jogo:
a) Jogo da memória - Materiais: 22 cartões com imagens e escrita de cada palavra em pares. Orientações: Os cartões devem ser embaralhados e virados sobre uma mesa, com as imagens escondidas, lado a lado. Define-se uma criança para iniciar. A criança deve virar dois cartões e ler a palavra. Caso os dois cartões tenham a mesma imagem, a criança ganha este cartão como um ponto. Caso sejam diferentes, deve recolocar os cartões no mesmo lugar de onde tirou, virados com as imagens escondidas. Passa a vez para outro colega que vira dois cartões. Ganha aquele que conseguir mais pares.
b) Charadas - Material: 11 cartões com perguntas e 11 cartões com respostas sobre as palavras. Orientações: Colocar no centro da mesa os cartões empilhados com as charadas viradas para baixo. Definir uma criança para começar. Retirar um cartão do monte e ler a pergunta/ charada. As demais crianças devem dizer a palavra que responde à pergunta/ charada. Podem conferir as respostas nos cartões correspondentes.
c) Escrita das palavras com letras móveis - Materiais: 4 tabelas com 3 imagens das palavras do conto e lacunas; cartões com letras para escrita das palavras. Orientações: Cada criança do grupo escolhe uma tabela. As letras devem ser colocadas no centro da mesa para uso de todos do grupo. Cada criança deve compor as palavras utilizando as letras do alfabeto. Assim que todos concluírem suas cartelas, poderão trocar com os colegas, para compor outras palavras.
d) Diagrama de palavras - Materiais: 1 folha A4 para cada criança do grupo com uma tabela de letras e uma lista das palavras, onde poderão encontrar as palavras do conto. Orientações: Cada criança usando o lápis deve localizar e envolver com uma linha as palavras do conto. Para isso, poderão recorrer à lista de palavras abaixo da tabela.
e) Bingo das palavras do conto - Materiais: Cartelas variadas com palavras do conto; bolinhas de papel para marcação do bingo ou fichinhas de papel; saco com cartões com as palavras do conto. Orientações: Diga para as crianças definirem o colega que vai sortear as palavras do bingo. As outras 3 crianças devem escolher uma cartela. A criança sorteia um cartão com uma imagem e fala a palavra para os colegas. Os demais devem verificar se tem esta palavra em suas cartelas e marcar usando as bolinhas ou fichinhas de papel. O jogo encerra quando um dos colegas marcar todas as palavras de sua cartela.
- Acompanhe e apoie os grupos.
Dificuldades antecipadas/ intervenções: Inicialmente, é possível que as crianças não consigam se organizarem com autonomia para brincarem com o jogo proposto para seu grupo.
Ao entregar os materiais, reforce com as crianças os combinados. Acompanhe a manipulação e oriente as crianças para se organizarem, definindo com eles quem irá começar, orientando a distribuição dos materiais. Caso necessário, retome as regras nos grupos que apresentarem dúvidas. Jogue com estes grupos uma vez, ou quantas forem necessárias, até que as crianças compreendam a regra.
Durante os jogos os alunos podem ter dificuldades na identificação, leitura, escrita e composição das palavras.
Oriente as crianças, questionando sobre a letra e o som inicial para a leitura e escrita das palavras. Aponte as imagens das palavras como referência para a leitura e escrita. Caso necessário, faça a leitura com eles ou coloque algumas letras que compõem as palavras e peça que complementem.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar a aula, os alunos organizarão uma lista de palavras do conto, que ficará exposta em um mural da sala para futuras consultas. Peça às crianças que recordem as palavras que trabalharam nos jogos.
- Convide uma dupla por vez para escrever uma das palavras no quadro ou numa folha para a listal, a medida em que surgem durante a leitura
- A lista deve conter as seguintes palavras: casa; trigo; rato; gato; cão; vaca; moça; moço; padre; galo; fazendeiro).
Para o professor
Atividade para impressão - Caça-palavras - LPO1_02SQA04
Atividade para impressão - Charadas - LPO1_02SQA04
Atividade para impressão - Escrita com letras móveis - LPO1_02SQA04
Atividade para impressão - Jogo da memória - LPO1_02SQA04
Orientações - Bingo das palavras do conto - LPO1_02SQA04
Orientações - Charadas - LPO1_02SQA04
Orientações - Escrita com letras móveis - LPO1_02SQA04
Orientações - Jogo da memória - LPO1_02SQA04
Resolução - Solução do Caça-palavras - LPO1_02SQA04
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
- canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- dois jogos para cada aluno (encontram-se na aba materiais e atividades do plano), juntamente com a instrução de como se brinca, disponibilizados na escola para que as famílias os retirem.
Introdução
Comunique à família e ao aluno que o material desta aula estará disponível na escola para ser retirado. Caso seja pertinente, é possível enviar arquivos via e-mail para que a família imprima o texto e os jogos.
Desenvolvimento
Providencie orientações escritas, dirigidas às crianças e às famílias, para que os alunos brinquem com os jogos em casa com os familiares. Disponibilize-as, uma para cada família, na escola, juntamente com os jogos. Elabore a orientação com texto claro e utilizando apenas uma lauda. Sugestão do que deve constar na orientação:
- A atividade que está sendo retirada consta de 2 etapas: brincar com os jogos e depois escrever uma lista de palavras.
- Os jogos contêm as regras de como brincar e, se possível, um familiar mais velho pode ser o parceiro no jogo. Se não houver disponibilidade de alguém para ser o parceiro da criança, deixe-a explorar o jogo simulando que está jogando com outra pessoa.
- A criança vai escrever da maneira dela e não deve ser corrigida. Apenas peça que ela fale para o adulto o que escreveu, caso não compreenda. Deixe a escrita do jeito que ela conseguiu fazer, sem corrigir. Isso será aprimorado na escola.
- Sugira que a família leia o conto novamente ou acesse o áudio gravado por você para a aula anterior (LPO1_02SQA04).
- Disponibilize um jogo de cada vez para a criança.
- A última atividade desta aula será feita pelo WhatsApp depois que a criança tiver brincado com os jogos (marque o dia em que acontecerá essa etapa).
Se as famílias tiverem facilidade de ir até a escola para retirar os jogos, é possível organizar uma caixa para empréstimo dos mesmos, lembrando que será necessário higienizar totalmente todos deles a cada devolução. Também é possível organizar apenas 2 por família (que não precisam ser devolvidos).
Fechamento
No dia combinado, envie um áudio aos alunos e familiares, e solicite que cada criança escreva no caderno entre duas e todas a palavras do texto. Defina a quantidade e quem escreve o quê, conforme os saberes de seus alunos:
- Pré-silábicos escrevem apenas FAZENDEIRO e CÃO.
- Silábicos sem ou com valor sonoro: FAZENDEIRO, CÃO, GATO e PADRE.
- Silábicos-alfabéticos: TRIGO, GATO, FAZENDEIRO, PADRE e VACA.
- Alfabéticos: todas as palavras ou reescrever a história.
Peça que os alunos fotografem suas produções escritas e envie a foto pelo WhatsApp. Ela servirá para que você planeje outras aulas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir em toda a atividade, uma vez que há orientação escrita. Incentive-a a brincar com a criança utilizando os jogos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Jogos com as palavras do conto: A casa que Pedro fez
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconheçam e escrevam palavras do conto, a partir da ordem em que surgem no texto.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário/todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: 1 folha A4 para cada grupo com as imagens do conto impressas; texto do conto impresso para leitura do professor; materiais diversos para os jogos (memória, charadas, letras móveis, caça-palavras e bingo).
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018