Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de acumular ideias

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo: O grande rabanete. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W_8El0ND4qE.

    Jogo: O grande rabanete - Personagens. Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/641670.

  • Materiais diversos:
    Objetos do cotidiano e de um mesmo grupo semântico (brinquedos ou materiais escolares) ou cartões com imagens desses objetos ou de outros grupos (frutas ou animais); caixa de sapato vazia ou tecido; texto e cartões com personagens do conto popular “O grande rabanete”.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Prática de Linguagem

  • Produção de texto (escrita compartilhada e autônoma).

Objetivos de aprendizagem

  • Observar a estrutura acumulativa presente em brincadeiras orais e contos.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 65 min

Este plano de aula tem foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-Literário / todos os campos. A finalidade dele é observar a estrutura acumulativa presente em brincadeiras orais e contos.

Dificuldades antecipadas: É possível que as crianças possam não se recordar de brincadeiras ou histórias que brinquem com palavras, ou ainda citarem histórias que não tragam estes elementos ou que não sejam sequências acumulativas.

Acolha as falas das crianças e dê ideias sobre essas histórias ou brincadeiras. Você pode sugerir, por exemplo, “Conhecem alguma história que tenha um personagem e depois outro e outro e outro?” Pode ainda recordar alguma história já lida pela turma ou alguma brincadeira que costumam fazer.

Outra dificuldade pode ser que as crianças não conheçam os objetos ou imagens apresentadas ou ainda, que digam os nomes, mas não em sequência, ou sem acumular.

Você pode antes de iniciar a brincadeira apresentar todos os objetos e a medida que for trazendo-os, pedir que as crianças identifique-os oralmente.

Para facilitar a sequenciação dos objetos ou imagens, coloque-os em ordem, um ao lado do outro e aponte para aquelas crianças com dificuldades na sequenciação correta.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 15 min

Leia o tema da aula para as crianças e diga que vão brincar com imagens, palavras e ideias.

Brincadeiras com palavras e imagens

Organize a turma em um grande grupo, numa roda ou semicírculo.

Converse com as crianças sobre histórias que utilizem a brincadeira com palavras. Este é um momento de escutá-las, mesmo que as memórias que elas tragam não sejam contos acumulativos.

Proponha que vão brincar com algumas palavras. Coloque no centro da roda alguns objetos/imagens (de 5 a 10 no máximo) de um mesmo grupo semântico (frutas, brinquedos ou materiais escolares, por exemplo) para que as crianças possam observá-los.

Em seguida, retire-os do centro da roda, cobrindo-os com um tecido ou guardando-os em uma caixa. Você pode criar um clima de mágica, como se os objetos tivessem desaparecido.

Apresente um objeto ou uma imagem, retirando-o da caixa ou debaixo do tecido. Utilize, caso seja possível e interessante, os slides propostos neste plano para apresentar estas imagens.

Peça para as crianças dizerem o nome deste objeto/imagem. Elas podem dizer juntas ou o professor pode destacar uma criança para dizer.

Apresente um segundo objeto/imagem, colocando-o ao lado do primeiro.

Peça para as crianças dizerem o nome de todos os objetos/imagens que agora estão no centro da roda, na sequência que aparecem, acumulando um após o outro.

Repita os passos acima com todos os objetos/imagens até que todos tenham sido colocados na roda.

Por exemplo:

- lápis;

- lápis e caderno;

- lápis, caderno e tesoura;

- lápis, caderno, tesoura e livro;

- lápis, caderno, tesoura, livro e calculadora.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos