Atividade para impressão - A velha a fiar
Plano de Aula
Plano de aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Mídia com o conto e curta metragem; aparelho de som; TV ou projetor; cartões com palavras que representam os elementos da sequência acumulativa.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.
BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 23 out. 2018
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M; ESPÓSITO Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71.1989. p. 49-54.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 01 jan. 2019.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
TINOCO, Antônio. Curta em cena: a velha a fiar, de Humberto Mauro. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro>. Acesso em: 01 jan. 2019.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 01 jan. 2019.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15 - histórias acumulativas. 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em 01/01/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula.
- Diga às crianças que vão trabalhar em uma nova sequência acumulativa a partir de uma canção que irão escutar, cantar e reconstruir a narrativa na fala.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Conduza as atividades a seguir no grande grupo. Este é um momento de apreciação e posteriormente de discussão sobre o texto.
- Reproduza o vídeo da canção “A velha a fiar”, produzido pelo grupo Tiquequê. Caso não tenha disponível um aparelho para reprodução do áudio, cante ou leia a letra da canção.
- Pergunte se conhecem esta canção.
- Proponha que as crianças cantem a canção.
- Reproduza o vídeo do curta metragem deste conto, para as crianças assistirem.
- Pergunte o que há de comum nas duas versões apresentadas.
Material complementar: Letra da canção “A velha a fiar” (aqui).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Ainda no grande grupo, converse sobre as características da canção que ouviram. Se desejar, projete ou escreva as questões do slide.
- Pergunte para as crianças:
- Quais as diferenças entre a primeira canção ouvida e o curta metragem?
- A canção conta uma história divertida? Por que?
- Esta canção traz uma sequência acumulativa como em alguns contos já lidos?
- Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Este é um momento importante para que elas possam se expressar oralmente, colocar suas hipóteses e argumentar acerca das questões. Após o contato com tantos contos acumulativos e a exploração do conceito de sequência acumulativa, espera-se que as crianças consigam perceber similaridades composicionais na canção e no curta metragem. Ao focar a atenção das crianças para a sequência que ouvem, para a sequência de imagens e para o enredo de um curta metragem, é possível explorar a retextualização, processo denominado por Benfica como:
“...estratégia para o ensino de língua materna pode favorecer situações em que o aprendiz precisa refletir sobre as regularidades linguísticas, textuais e discursivas dos gêneros envolvidos.”
- Após a fala das crianças, complemente ou destaque as características da sequência acumulativa e que é possível observar esta regularidade não só nos contos já estudados, mas também em outros gêneros como canções e animações.
- Organize as crianças em duplas. Como a proposta exige leitura, análise e discussão conceitual, é importante que as crianças estejam mais concentradas, mas ao mesmo tempo, que possam discutir suas hipóteses com um outro colega.
- Entregue cartões com as palavras que representam os elementos da sequência acumulativa ouvida (MORTE, MULHER, HOMEM, BOI, ÁGUA, FOGO, PAU, CACHORRO, GATO, RATO, ARANHA, MOSCA, VELHA).
- Peça que organizem os cartões em suas mesas, reconstruindo a sequência acumulativa que ouviram.
- Peça que não desconstruam a sequência dos cartões ao concluírem esta atividade, para poderem conferir com a turma.
- Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção: Na discussão coletiva sobre as questões apresentadas, é possível que nem todas as crianças se manifestem. Convide as crianças a participarem. Este é um momento para que se expressem e levantem suas hipóteses. Permita e incentive as crianças a responderem a partir de suas ideias. Escute-as, mesmo que num primeiro momento suas respostas não sejam adequadas. Pergunte se os demais colegas concordam ou se tem outra opinião.
- Na atividade de sequenciação dos elementos da canção, as crianças podem ter dúvidas na seleção e ordenação dos cartões. Permita que façam suas tentativas, circule e observe as duplas. Apoie as crianças que apresentarem dúvidas. Recorde oralmente com elas a canção que escutaram na atividade anterior. Peça que apontem o primeiro elemento que surge. Se necessário e caso a maior parte das crianças estejam com dificuldades, apresente novamente o áudio ou vídeo da canção. Faça pausas a cada novo elemento. Peça que as duplas localizem o cartão com a palavra que representa o elemento. Caso ainda haja crianças com dúvidas, diga que irão conferir as respostas na atividade de fechamento. Este pode ser um momento de correção e reflexão sobre as opções que cada dupla fez para sequenciar os cartões.
Desenvolvimento
Orientações:
- Retome a atenção das duplas novamente para o grande grupo.
- Diga para as crianças que irão confirmar a sequência acumulativa que reconstruíram.
- Leia a introdução “Estava a…”
- Pergunte às crianças qual o primeiro elemento que surge na sequência acumulativa.
- EScreva no quadro a palavra VELHA.
- Diga “veio a…” . Peça que as crianças digam a palavra que completa o trecho.
- Escreva a palavra “MOSCA” no quadro.
- Conduza assim até concluir toda a lista.
Fechamento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Para encerrar, retome o vídeo da canção “A velha a fiar”, do grupo Tiquequê. Diga aos alunos que ouvirão mais uma vez, e o desafio será lembrar a canção toda.
- Permita que os alunos circulem pela sala, dancem e cantem.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
- canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- cópias de 2 materiais para cada aluno, “letra da canção” (impresso 1) e “cartões” (impresso 2; encontram-se na aba materiais e atividades do plano), disponibilizados na escola para que as famílias retirem ou enviados digitalmente.
- Opcional: canal para aula online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Comunique à família e ao aluno (via WhatsApp ou e-mail) que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Caso seja possível, envie arquivos via e-mail para que a família imprima. Envie um áudio (WhatsApp) dizendo que hoje irão trabalhar em uma nova sequência acumulativa, assistir a um vídeo da canção e depois a um curta-metragem. Primeiramente, envie a canção com o grupo Tiquequê e depois o vídeo do curta (os links estão disponíveis no plano). Oriente a turma a observar o que há de comum nas duas versões apresentadas.
Desenvolvimento
Envie áudios (ou orientação escrita, disponibilizada junto com os demais impressos, caso alguém da família possa segui-la), seguindo as orientações de 2 a 6 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Solicite que peguem os cartões (impresso 2) e peça que os organizem sobre o chão ou na mesa, reconstruindo a sequência acumulativa que ouviram. As crianças podem ter dúvidas na seleção e ordenação dos cartões, portanto, oriente-as a acessar o vídeo novamente.
Fechamento
Solicite que cada criança fotografe como organizou seus cartões e lhe envie, via WhatsApp ou e-mail. Conclua propondo que aprendam a cantar a música toda para que, quando retornarem à escola, todos cantem e se divirtam juntos.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir aos vídeos junto com a criança e conversar com ela sobre suas impressões.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos reconstruam oralmente a sequência acumulativa presente numa canção e numa animação, respeitando as características, a composição e o efeito do gênero contos acumulativos.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias /Relato oral /Registro formal e informal.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP13, EF01LP19
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.