Plano de aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Mídia com o conto e curta metragem; aparelho de som; TV ou projetor; cartões com palavras que representam os elementos da sequência acumulativa.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 23 out. 2018

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M; ESPÓSITO Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71.1989. p. 49-54.

GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 01 jan. 2019.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

TINOCO, Antônio. Curta em cena: a velha a fiar, de Humberto Mauro. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro>. Acesso em: 01 jan. 2019.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 01 jan. 2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15 - histórias acumulativas. 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em 01/01/2019

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão trabalhar em uma nova sequência acumulativa a partir de uma canção que irão escutar, cantar e reconstruir a narrativa na fala.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência