Plano de Aula

Plano de aula: Ouvindo uma canção acumulativa: A velha a fiar.

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Mídia com o conto e curta metragem; aparelho de som; TV ou projetor; cartões com palavras que representam os elementos da sequência acumulativa.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro de. Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 01 jan. 2019.

BENFICA, Maria Flor de Maio Barbosa. Retextualização. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/retextualizacao>. Acesso em: 23 out. 2018

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2019.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M; ESPÓSITO Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71.1989. p. 49-54.

GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 01 jan. 2019.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

TINOCO, Antônio. Curta em cena: a velha a fiar, de Humberto Mauro. Disponível em: <http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro>. Acesso em: 01 jan. 2019.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 01 jan. 2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15 - histórias acumulativas. 2016. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em 01/01/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão trabalhar em uma nova sequência acumulativa a partir de uma canção que irão escutar, cantar e reconstruir a narrativa na fala.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos