Plano de aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.

Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.

Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Leia o tema da aula.
  • Diga às crianças que vão planejar e organizar uma apresentação de uma sequência acumulativa para outros colegas da escola.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência