Transcrição da canção: A velha a fiar
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.
Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.
Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula.
- Diga às crianças que vão planejar e organizar uma apresentação de uma sequência acumulativa para outros colegas da escola.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente a canção “A velha a fiar” por meio do áudio ou do curta-metragem para que as crianças possam ouvi-la.
- Projete e leia a lista de elementos da canção, elaborada em aulas anteriores, ou reescreva a lista no quadro ou num cartaz destes elementos
com as crianças (VELHA, MOSCA, ARANHA, RATO, GATO, CACHORRO, PAU, FOGO, ÁGUA, BOI, HOMEM, MULHER, MORTE).
Material complementar: Texto da canção “A velha a fiar”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Em roda ou no grande grupo, peça que cada criança se apresente nomeando o elemento que tenha pesquisado e trazido para a aula. Este combinado deve ser feito anteriormente, para que as crianças possam se organizar e pesquisar em casa este material. Estes elementos podem ser objetos, brinquedos, imagens etc.
- Apresente também para as crianças alguns elementos previamente coletados por você.
- Diga que, com base nestes elementos, as crianças irão pensar na composição oral de uma nova canção com sequência acumulativa, para ser apresentada para outras crianças da escola numa aula posterior.
- Diga que para este planejamento é preciso pensar sobre estes elementos. Questione as crianças:
- Que elementos utilizaremos? Todos os elementos trazidos podem ser usados na construção da sequência acumulativa?
- Quem ou o que fará o papel da velha? Sugira que podem utilizar algum elemento apresentado, por exemplo o boneco de um super-herói ou ainda alguma das crianças pode substituir o papel da velha no conto.
- Qual a ação principal? Será fiar ou outra ação? Sugira que podem mudar a ação, por exemplo ESTUDAR, COZINHAR, BRINCAR ETC.
- Qual a ordem dos elementos para que façam sentido na canção? Diga que podem estabelecer uma sequência dos elementos, para que haja mais coerência, ou permitir uma ordem aleatória, compondo um conto acumulativo divertido e até mesmo absurdo.
- Faça uma lista em um cartaz ou no quadro escrevendo o nome dos elementos selecionados pelas crianças para a nova sequência acumulativa. Proponha que deem um título para a narrativa.
Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:
As crianças podem apresentar dificuldades no planejamento da apresentação, na seleção dos elementos mais interessantes para a narrativa e na compreensão de que os elementos selecionados substituirão os elementos do conto original.
Retome o texto original, relendo com as crianças e apontando os elementos principais e as ações que surgem no texto. Construa oralmente com as crianças cada sentença, se necessário. Não se preocupe com a coerência do texto criado. Será bastante interessante uma construção textual divertida, com elementos inusitados. Atente principalmente para a sequência acumulativa que os elementos devem respeitar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Proponha que façam um ensaio geral para a apresentação da canção com a sequência acumulativa.
- Exponha diante da turma o primeiro elemento do conto (que fará o papel da Velha) ou convide a criança que irá fazer este papel para ocupar lugar à frente da turma.
- Convide uma criança para escolher um elemento. Mostre este elemento para a turma. Coloque-o em lugar visível a todos. Esta criança deve relatar este elemento, compondo a narrativa da sequência:
ESTAVA O (A) __________ A ___________.
VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.
O(A) ___________ NO(A) ______________
E A VELHA A FIAR.
- Convide as demais crianças, uma por vez, para que escolham outro elemento, expondo-o ao lado do anterior e para que componham oralmente a narrativa da sequência de acumulação:
ESTAVA O (A) __________ A ___________.
VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.
O(A) ___________ NO(A) ______________,
O(A) ___________ NO(A)_______________
E O(A) ___________ NO(A) ______________
E A VELHA A FIAR.
- Proceda assim, até que todas as crianças tenham participado.
Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:
Algumas crianças podem apresentar dificuldades em se expressar oralmente diante do grupo ou, ainda, não conseguir construir a estrutura acumulativa com base em elementos selecionados.
Auxilie as crianças indicando os elementos a ser inseridos na narrativa oral do conto. Diga a sentença inicial “Estava o(a)_______ a __________”. Veio o(a) ____________ e peça que a criança diga o nome do elemento que selecionou. Peça que repita em seguida a sentença completa. Para auxiliar na narrativa oral, aponte a sequência dos elementos que foram apresentados. Convide um colega ou a turma para apoiar a criança com mais dificuldades.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Proponha que façam um ensaio final da narrativa que criaram. Diga a eles que, desta vez, você não fará nenhuma intervenção.
- Permita que as crianças apresentem do jeito que entenderam. Você pode gravar para que assistam em outro momento, analisando o que pode ser melhorado para a apresentação final.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias impressas da atividade para cada aluno, disponibilizadas na escola para que as famílias retirem ou enviadas digitalmente, se possível.
- Opcional: canal para aulas online, como Google Meet, Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Comunique a família e o aluno, por WhatsApp ou e-mail, que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Considere as observações do slide de introdução e siga as orientações, adequando-as ao ensino remoto. Envie um áudio aos alunos dizendo que hoje vão ensaiar uma apresentação da sequência acumulativa. Compartilhe o link disponível aqui com as crianças. Lembre-se de que a aula remota deve ser bem mais curta do que se fosse realizada presencialmente.
Desenvolvimento
Considere as observações e efetue algumas das intervenções do 1º slide do desenvolvimento do plano de aula. A atividade proposta no 2º slide acontecerá com cada criança escolhendo um dos elementos ou mais, caso queira. Oriente-os a ensaiarem com a ajuda de um familiar, se possível, ou frente a um espelho. Quando a própria criança achar que a apresentação está boa o suficiente, deve filmar a performance e enviá-la a você. Esta etapa é importante pois pode ser necessário filtrar alguma produção ou ajudar alguma criança, antes de disponibilizar os vídeos para a toda a turma. Caso alguma produção possa ser melhorada ou aperfeiçoada, você deve intervir particularmente com o autor, auxiliando-o a refazer ou refilmar, conforme a necessidade detectada.
Fechamento
Siga as orientações do slide de fechamento do plano de aula. Parabenize a turma pela produção do dia.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança na produção, ensaio e filmagem.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando um reconto oral: “A velha a fiar”
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos planejem uma exposição oral de um conto acumulativo apresentando novos elementos de forma espontânea.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Contagem de histórias/relato oral/registro formal e informal.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP13, EF01LP19
Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Papel para escrita de cartaz com lista dos elementos do conto; arquivo de áudio com o conto “A velha a fiar”; objetos, brinquedos, recortes de imagens pesquisados pelas crianças e pelo professor que possam ser usados como elementos do conto; caixa para acomodar os materiais pesquisados.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou contos de nunca acabar, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1ª ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de Pesquisa, 71.1989. p. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
Sites e links:
A velha a fiar. disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY. Acesso em: 1º/1/2019.
Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf. Acesso em: 1º/1/2019.
Curta-metragem A velha a fiar. Disponível em http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/coluna/ler/1896/a-velha-a-fiar-de-humberto-mauro. Acesso em: 1º/1/2019.
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. Acesso em: 1º/1/2019.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI. Acesso em: 1º/1/2019.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em: 1º/1/2019.