Atividade para impressão - Tabela em branco - LPO1_02SQA08
Plano de Aula
Plano de aula: Observando e organizando a sequência acumulativa.
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.
RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Sites e links:
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.
Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Leia com as criança o tema da aula.
- Diga que vão explorar sequências acumulativas com palavras.
Introdução
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Pergunte para as crianças “O que pode ser uma sequência?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.
- Converse um pouco sobre as primeiras hipóteses. Recorde com as crianças alguns contos de acumulação. Diga que estes contos trazem elementos que se repetem e são ordenados: “Surge um personagem, que não consegue resolver a questão levantada pela história, aparece outro, que também não consegue”, e assim por diante os elementos são ordenados. (Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf)
- Organize as crianças em duplas. Embora seja uma atividade que será mediada pelo professor com toda turma, o apoio de um colega ao lado é importante para lerem e analisarem as palavras. Este momento acontecerá em duplas, antes da leitura e análise coletivas.
- Imprima e entregue para cada criança da dupla uma folha A4 com a tabela de palavras.
- Diga que irão coletivamente localizar e pintar algumas palavras destacadas pelo professor.
- Peça às crianças que encontrem a palavra CASA, na primeira linha da tabela. Peça que pintem de amarelo esta palavra.
- Em seguida, pergunte as crianças se esta palavra se repete na tabela.
- Peça que tentem localizar esta mesma palavra nas outras linhas e pintem.
- Peça que localizem e pintem de azul a palavra GATO. Pergunte se a palavra se repete na tabela. Caso encontrem, peça que pintem também.
- Diga às crianças para observarem o restante da tabela. Há outras palavras que se repetem? Quais? Localizem?
- Pergunte o que elas podem dizer sobre a repetição destas palavras? Como as palavras se repetem?
Dificuldades antecipadas/ sugestão de intervenções:
As crianças podem encontrar dificuldades na leitura das palavras e na localização na tabela. É importante no momento de organizar as duplas pensar em pares que tenham níveis de fluência de leitura próximos, porém com uma das crianças um pouco mais avançada. Caso a dificuldade seja de leitura da palavra, aponte a linha onde a palavra está localizada. Dê pistas sobre o nome da letra que inicia a palavra solicitada, por exemplo, CASA inicia com a letra C. Peça para que leiam, apontando com o dedo. Peça que, observando a palavra, encontre-a nas linhas seguintes. Aponte a linha seguinte. Apoie a dupla a encontrar a palavra. Diga para observarem o número de letras e as letras que compõem a palavra CASA. Aponte a 3ª linha e proceda assim até que localizem todas as palavras que se repetem. Proceda assim também com a palavra GATO. Aponte a linha onde a palavra está localizada. Peça que identifiquem dentre as palavras da linha aquela que tem a letra inicial G. Peça que leiam apontando com o dedo. Aponte uma linha por vez, solicitando que localizem a palavra em cada uma. Utilize, se ajudar, uma folha branca, colocando-a sobre a folha, abaixo de cada linha , para auxiliar a dupla a encontrar a palavra solicitada.
Caso alguma dupla também encontre dificuldades na observação das outras palavras que se repetem, destaque uma das palavras, por exemplo, TRIGO. Leia a palavra. Converse com as crianças perguntando o nome da letra inicial, o número de letras e o nome das demais letras. Peça que localizem a cada linha a palavra.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Imprima e entregue para cada criança da dupla a tabela em branco com uma lista de 5 palavras. Nesta atividade, as palavras foram baseadas no conto “A casa que Pedro fez”.
- Reproduza um quadro semelhante em branco, no quadro ou num grande cartaz, ou projete o slide.
- Leia o comando da questão com as crianças e a lista com as 5 palavras.
- Perguntem como devem realizar esta atividade. Permita que levantem hipóteses e façam as primeiras tentativas.
- Peça que escrevam a primeira palavra PEDRO, na primeira coluna e na primeira linha.
- Pergunte, qual seria a próxima palavra a ser escrita.
- Diga às crianças que devem usar a mesma regra da atividade anterior: formar uma sequência acumulativa com as palavras da lista. Explique que para isso devem escrever uma nova palavra e repetir as palavras anteriores.
- Aponte a segunda linha. Escreva a palavra PEDRO na primeira coluna. Escreva a próxima palavra IGREJA, à direita da palavra PEDRO.
- Pergunte qual palavra seria colocada na sequência.
- Diga que devem repetir as palavras listada na linha acima para formar a sequência acumulativa.
- Proceda assim até que todas as palavras da lista tenham sido escritas.
- Ao final, leia com as crianças as palavras da sequência acumulativa, iniciando na primeira linha, da esquerda para a direita.
Dificuldades antecipadas/sugestão de intervenção:
A partir da 3ª linha, as crianças devem realizar a atividade sem o apoio do professor. Dado isso, circule pela sala observando as tentativas de escrita delas. Apoie as crianças que demonstrarem dificuldades. Leia novamente a primeira palavra, na primeira linha. Leia as palavras da segunda linha. Mostre que a palavra PEDRO se repete e somente depois surge uma nova palavra, IGREJA. Aponte a 3ª linha. Mostre que tem três espaços. Em cada um, deve ser escrita uma palavra. Recorde que para formar a sequência é preciso uma nova palavra e repetir as palavras já listadas nas linhas anteriores. Aponte o primeiro espaço da 3ª linha. Releia as primeiras palavras das linhas anteriores: PEDRO, IGREJA. Diga para as crianças que risquem da lista estas palavras. Pergunte qual palavra deve ser escrita no primeiro espaço. Peça que apontem. Caso não identifiquem, aponte a palavra PADRE. Peça que as crianças escrevam na 3ª linha. Leia as palavras da linha. Proceda assim até que tenham compreendido a sequência das palavras a serem escritas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça às crianças que observem, no quadro que compuseram, as palavras que se repetem e a sequência destas palavras.
- Refaça as perguntas: “O que pode ser uma sequência de palavras e ideias?”, “O que torna uma sequência acumulativa?” e “O que é a ideia de acumulação num conto?”.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos de 2 materiais para cada aluno – “tabela com palavras” (impresso 1) e “tabela em branco” (impresso 2; encontram-se na aba materiais e atividades do plano), que podem ser disponibilizados na escola para que as famílias retirem ou enviados digitalmente.
- Opcional: canal para aula online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Comunique à família e ao aluno (via WhatsApp ou e-mail) que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Caso seja possível, envie os arquivos via e-mail para que a família os imprima.
Desenvolvimento
Relembre a turma, por áudio no WhatsApp, que hoje é dia de explorar a sequência acumulativa do conto A casa que Pedro fez. Siga as orientações 1 e 2 do slide Introdução do plano de aula. Oriente os alunos a pegar o impresso 1.
Se estiver em aula online, siga as orientações de 6 a 12 do mesmo slide; se as orientações forem enviadas via áudio do WhatsApp, siga apenas a 6, 8, 9 e 10, e depois oriente os alunos a observar outras palavras que se repetem e pintá-las de outra cor. Na sequência, instigue a turma a refletir como essas palavras se repetem.
Se estiver online, solicite que peguem o impresso 2 e siga as orientações de 4 a 12; se o fizer via WhatsApp, siga as orientações de 5 a 10 e, na sequência, oriente-os a fotografar e lhe enviar a produção.
Provavelmente, muitas crianças escreverão segundo suas hipóteses de escrita, mesmo apoiando-se nas palavras escritas em cima. Elas não devem ser corrigidas; no máximo, você pode orientar que comparem suas escritas com as palavras na parte de cima.
Fechamento
Envie um áudio no grupo de WhatsApp da turma seguindo as orientações do slide Fechamento do plano de aula. Mantenha opcional a resposta das crianças, já que, ao ouvirem o comentário dos colegas, provavelmente estarão refletindo sobre as questões colocadas.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança em suas produções, mas deve ser orientada a não fazer por ela ou corrigi-la.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Observando e organizando a sequência acumulativa.
Finalidade da aula: Organização de elementos em uma sequência acumulativa.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.
RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Sites e links:
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.
Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.