Plano de aula: Observando e organizando a sequência acumulativa.

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.

RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.

Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

• Leia com as criança o tema da aula.
  • Diga que vão explorar sequências acumulativas com palavras.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência