Plano de Aula

Plano de aula: Observando e organizando a sequência acumulativa.

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha A4 para cada criança com tabela com palavras numa sequência acumulativa; folha A4 com tabela em branco para as crianças preencherem; cartolina para cartaz, se necessário.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C. et al. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71.1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5. ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L. B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.

RUIZ, C. M. P. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.

Sites e links:

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em 11/12/2018.

Ministério da Educação. Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP: 2011. Disponível em: <www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em 11/12/2018.

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em 11/12/2018.

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/. Acesso em 11/12/2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Leia com as criança o tema da aula.
  • Diga que vão explorar sequências acumulativas com palavras.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos