Atividade para Impressão - Palavras do conto - LPO1_02SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma cópia do texto do conto impresso para leitura de introdução; folhas impressas com imagens e palavras do conto; cópias do texto na íntegra para as duplas; cópia de palavras do conto recortados em cartões.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Conto acumulativo “A casa que Pedro fez”. disponível em http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. acesso em 4 de setembro de 2018.
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente para as crianças o tema da aula.
- Converse com elas que vão estudar nas próximas atividades palavras de um novo conto, para que possam conhecer um pouco mais sobre a composição de um conto acumulativo.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Introdução
Orientações:
- Organize as crianças em um semicírculo ou em duplas para a atividade coletiva.
- Leia o conto “A casa que Pedro fez”. Para isso, pode ser utilizado o texto impresso, as imagens do conto projetadas nos slides 4 a 14 ou impressas, ou ainda, outro conto de referência que conheça e que tenha o livro à disposição. A entonação do texto, as pausas para que as crianças completem o texto com as palavras que se repetem podem ser explorados.
- Explore o texto e as imagens, criando um momento de surpresa a cada nova imagem e palavra da sequência acumulativa na medida em que surgem no texto durante a leitura.
- Peça às crianças para lerem as palavras junto com você ao final da leitura do conto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Desenvolva a atividade com as crianças em duplas. Procure organizar as duplas de acordo com o nível de leitura e escrita próximos. Este cuidado na organização das crianças será importante para que a atividade seja produtiva e que ambas crianças da dupla tenho condições próximas em participar.
- Escreva o primeiro parágrafo do conto no quadro ou projete o slide. Este é o momento de orientar as crianças para encontrarem a palavra.
- Diga às crianças que tentem encontrar a palavra CASA neste parágrafo.
- Pergunte quais as letras usadas para escrever a palavra CASA.
- Peça às crianças para localizar, no quadro, a palavra CASA e circule-a.
- Recorde oralmente as palavras da sequência acumulativa e fixe as imagens no quadro ou num local visível a todos.
- Ofereça para cada dupla uma folha A4 com o texto completo e um cartão com uma palavra da sequência acumulativa. Selecione para cada dupla uma palavra diferente. Caso haja mais de 22 crianças na turma, repita algumas palavras.
- Em seguida, oriente que cada dupla deve localizar e envolver com uma linha no texto a palavra que recebeu no cartão. Esclareça para as crianças que a palavra pode aparecer somente uma vez no texto ou muitas vezes. Por isso, oriente que façam observando cada parágrafo.
- Acompanhe as tentativas das crianças em localizar a palavra no texto, circulando pela sala e observando as crianças e suas tentativas.
- Ao final, convide as duplas a apresentarem as palavras encontradas. Converse com elas sobre o que puderam observar como regularidade, por exemplo, qual a palavra e quantas vezes ela aparece no conto.
Materiais necessários: folha A4 com imagens e palavras do conto.
Dificuldades antecipadas/ intervenções:
Caso as crianças não digam as letras que compõem a palavra CASA, pergunte qual seria a primeira letra, diga para pensarem no som que a palavra CASA faz e quais as letras que teriam estes sons e por fim, escreva a palavra e leia com as crianças.
As duplas podem encontrar dificuldades em ler a palavra do cartão. Mostre novamente as imagens e palavras fixadas na sala para observarem e localizarem a palavra.
As duplas podem encontrar dificuldades também para localizarem a palavra do cartão no texto. Observe as duplas que necessitam de apoio. Leia com elas a palavra do cartão e peça que digam o nome das letras que compõem o nome. Peça que contem o número de letras deste nome. Em seguida, aponte o primeiro parágrafo. Peça que verifiquem se neste conjunto de palavras está localizada a palavra de seu cartão. Se preciso for, faça a leitura do parágrafo, apontando cada palavra com a dupla. Proceda dessa forma com os demais parágrafos, até que a dupla tenha autonomia para realizar a atividade.
Caso a maioria da turma encontre dificuldades em realizar a atividade com autonomia, uma opção é realizá-la coletivamente, no quadro, a partir dos procedimentos acima.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete ou apresente novamente as imagens do conto e relacione-as à atividade que as crianças acabaram de fazer.
- Pergunte às crianças se elas gostaram do conto e o que elas mais gostaram. Talvez elas digam que é divertido por que muitas palavras se repetem.
- Pergunte se perceberam que alguns personagens e palavras se repetem ao longo da narrativa, numa mesma sequência, e que é por isso que o conto fica diferente e divertido. Reforce que esta é uma das características do conto acumulativo.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias do texto com o conto, uma folha com apenas 4 palavras e as respectivas imagens (materiais para impressão estão em aba própria do plano);
- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem de áudio ou vídeo dirigida às crianças e às famílias falando que você (ou algum familiar) lerá uma história para que saibam mais sobre contos acumulativos. Solicite que peguem a folha com a história, disponibilizada na escola ou impressa pela família, caso você tenha enviado o arquivo digital. Siga as orientações 2, 3 e 4 do slide Introdução do plano de aula.
Grave a contação da história utilizando o recurso de vídeo do WhatsApp ou outro canal. Se estiver em aula online no Google Meet, por exemplo, proceda como se estivesse em sala de aula, tendo cuidado para não se estender demais.
Desenvolvimento
Se possível, solicite à família que realize as intervenções com a criança, lembrando de orientá-la detalhadamente por escrito ou outro meio de comunicação. Se não for possível que algum adulto acompanhe a atividade, envie um áudio ou um vídeo orientando os alunos.
Solicite que cada criança localize a palavra CASA no texto.
Siga as orientações 4 e 5 do slide Desenvolvimento do plano de aula, explicando que devem localizar a palavra no texto da história. Peça que utilizem os cartões com palavra e desenho (4 cartões por aluno) disponibilizados. Oriente-os a procurar cada palavra no texto da história e circular ou fazer um traço embaixo. Lembre as crianças de que a palavra pode aparecer algumas vezes no texto. Por isso, oriente a leitura de todos os parágrafos.
Fechamento
Conclua comentando que os contos acumulativos repetem várias vezes algumas palavras, como eles perceberam. Solicite que fotografem suas histórias com as palavras circuladas e lhe enviem a foto pelo WhatsApp. Agradeça a participação de todos.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir durante toda a atividade, se possível, ou apenas ler o conto para a criança.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos identifiquem palavras do conto na sequência em que surgem no texto e as escrevam com apoio do professor e de letras móveis.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Uma cópia do texto do conto impresso para leitura de introdução; folhas impressas com imagens e palavras do conto; cópias do texto na íntegra para as duplas; cópia de palavras do conto recortados em cartões.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Conto acumulativo “A casa que Pedro fez”. disponível em http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html. acesso em 4 de setembro de 2018.
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018