Atividade para impressão - Tabela de planejamento do texto
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão das produções de contos acumulativos
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto
Materiais necessários: Cópias das produções de texto das crianças, realizadas em aulas anteriores; folha para cartaz com o registro do conto.
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A revisão textual na sala de aula: reflexões e possibilidades de ensino. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica , 2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018.Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MENDONÇA, M. Análise linguística: refletindo sobre o que há de especial nos gêneros. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI (orgs). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica,2007.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
VAL, M.G.C. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula com as crianças.
- Diga que irão reler e revisar as produções de contos acumulativos que fizeram em aulas anteriores.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA