Atividade para impressão - Tabela com elementos para um conto
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Tabela com uma estrutura para um novo conto (aqui); ficha para a escrita do conto acumulativo (aqui).
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto: Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 dez. 2018.
DAVIS, C; SILVA, M.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71,1989. pp. 49-54.
GÖBEL, Anna. Um + um + um + todos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras: Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. v.1, n.1, 201. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 7 dez. 2018.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 4 dez. 2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Convide as crianças para lerem com você o tema da aula.
- Comente que neste momento irão escrever um conto acumulativo para um livro de contos da turma, que posteriormente poderá ser compartilhado com outras crianças de outras turmas e até mesmo com a comunidade escolar, num evento ou mostra de trabalhos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em trios. Para a atividade de produção textual, especialmente para crianças em fase inicial da alfabetização, faz-se importante a discussão e a possibilidade de um colega mais avançado para atuar como escriba. “As tarefas de escrita devem promover a integração entre os aprendizes. Se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos etc.” (CASSANY, 2001).
- Retome oralmente com toda turma as características de um conto acumulativo: a sequência de fatos e elementos que se repetem juntamente com o fato ou elemento anterior. Permita que as crianças expliquem com as próprias palavras o conceito de contos acumulativos ou ainda recordem trechos de contos que tenham de memória.
- Entregue para cada trio uma tabela com uma estrutura para um novo conto, disponível aqui. Esta tabela pode ser aproveitada da aula anterior de produção escrita, ou ainda sugerida pelo professor caso as crianças não tenham vivenciado este momento.
- Peça que leiam com seus colegas do trio os elementos apresentados nesta tabela.
- Oriente que elaborem oralmente no trio um conto a partir dos elementos apresentados na tabela. Sugira elementos que possam ser usados para abrir a narrativa. Retome estes elementos de contos já lidos e estudados pelas crianças, como estes apresentados no slide. Se desejar, projete ou ainda copie no quadro ou num cartaz. Insira também as sugestões trazidas pelas crianças.
- Convide um trio para ler para a turma a estrutura de sua tabela e apresentar oralmente a ideia para a construção do conto. Este momento é importante pois as ideias trazidas por este trio poderão auxiliar os demais na construção de seus contos.
- Ao longo da apresentação das crianças, destaque a sequência acumulativa dos elementos, sugira elementos de coesão, questione a escolha das palavras e retome a tabela com a estrutura inicial.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:
As crianças podem encontrar dificuldades na leitura da tabela e na estruturação oral de um texto usando os elementos apresentados nela. Circule pela sala, ouvindo as discussões dos trios e sugerindo ideias e apontando para os elementos da tabela. Retome alguns contos já lidos ou estudados. Sugira algum que possa se alinhar aos elementos do trio. Inicie o conto com eles e peça que deem continuidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Entregue para cada trio uma ficha para a escrita do conto acumulativo, disponível aqui.
- Peça que cada trio escolha um dos colegas para ser o escriba.
- A partir das discussões anteriores, dos elementos apresentados na tabela e da estrutura narrativa dos contos já lidos ou estudados, peça que escrevam um conto acumulativo.
- Circule pela sala, observando as tentativas de escrita, sugerindo e apoiando os grupos.
- Esta é a primeira versão da escrita. Por isso, não se preocupe neste momento em exigir a escrita ortograficamente correta. Permita a escrita mais espontânea. O aperfeiçoamento deste texto será trabalhado na aula seguinte de revisão, edição e formatação.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:
As crianças podem ter dificuldades na composição das palavras e frases e na construção escrita da sequência acumulativa. Durante a escrita, observando os trios, oriente-as que retomem a tabela com os elementos, pois ali poderão encontrar algumas palavras que desejam escrever. Na construção da sequência acumulativa, reforce que algumas ideias e com isso algumas palavras, expressões e frases irão se repetir. Caso algum trio não consiga escrever com autonomia, o professor pode servir como escriba, escrevendo as ideias trazidas pelo trio.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Convide alguns trios para lerem suas produções para o grande grupo.
- Diga que esta é a primeira versão do conto acumulativo. Na aulas seguintes, este texto será aprimorado e revisado.
- Arquive todas as produções para posterior edição, revisão e formatação.
Dificuldades antecipadas/ sugestões de intervenção:
As crianças podem ter dificuldades na leitura de seus contos, considerando que no momento da escrita podem ter omitido letras, escrito algumas palavras que não correspondem a escrita ortográfica, ou ainda com problemas na segmentação das palavras nas frases. Apoie-as na leitura, auxiliando-as a lerem ou ainda solicitando que recordem aquilo que quiseram escrever. Neste momento, é importante tomar notas do texto produzido oralmente, que poderão apoiar a revisão e edição da primeira versão.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
- canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- tabela de planejamento elaborada na aula anterior (LPO1_02SQA13).
- Opcional: canal para aula online, como Google Jamboard ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio (WhatsApp) para o grupo de alunos relembrando as atividades da aula anterior, na qual planejaram suas histórias. Relembre os elementos e as características dos contos acumulativos. Compartilhe algumas ideias dos alunos e, se possível, convide alguns deles a fazê-lo. É importante esse momento, pois as ideias trazidas poderão auxiliar os demais na construção de seus contos. Ao longo dessa apresentação, destaque a sequência acumulativa dos elementos e sugira elementos de coesão.
Desenvolvimento
Envie um áudio explicando que cada criança deve pegar sua tabela e iniciar a escrita de sua história. Observe as orientações 3 e 5 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Lembre-se de que os alunos que estão na fase pré-silábica ou silábica só participarão dessa etapa se houver alguém para ser o escriba (veja a adaptação do plano anterior, o nº 13 desta sequência).
Posteriormente, esse material poderá ser compartilhado em uma roda de leitura e disponibilizado na biblioteca.
Fechamento
Se possível, convide algumas crianças para lerem suas produções. Se ficar muito cansativo, na próxima aula você mesmo pode compartilhar alguns textos. Lembre que essa é a primeira versão do conto acumulativo, que será aprimorado e revisadoe nas aulas seguintes. Solicite que cada criança fotografe sua produção e lhe envie via WhatsApp ou e-mail. Arquive os registros.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a conversar e interagir com a criança para auxiliá-la na atividade. Considere efetuar uma orientação para que a criança seja de fato a autora e protagonista desse momento, e os familiares devem evitar corrigir a escrita dela. Explique que aprender a escrever corretamente consiste em um processo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos
Finalidade da aula: Escrever em trios uma primeira versão de um conto acumulativo autoral, a partir de uma estrutura narrativa conhecida, para compor uma coletânea de contos da turma.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Escrita compartilhada
Prática de linguagem: Produção de texto (escrita compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF01LP25.
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.