Atividade para impressão - Tabela com elementos para um conto
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Tabela com uma estrutura para um novo conto (aqui); ficha para a escrita do conto acumulativo (aqui).
Informações sobre o gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto: Caderno de orientações: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 dez. 2018.
DAVIS, C; SILVA, M.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71,1989. pp. 49-54.
GÖBEL, Anna. Um + um + um + todos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras: Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. v.1, n.1, 201. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 7 dez. 2018.
PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 4 dez. 2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Convide as crianças para lerem com você o tema da aula.
- Comente que neste momento irão escrever um conto acumulativo para um livro de contos da turma, que posteriormente poderá ser compartilhado com outras crianças de outras turmas e até mesmo com a comunidade escolar, num evento ou mostra de trabalhos.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA