Atividade para impressão - Tabela com elementos para o conto
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita compartilhada de contos acumulativos
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Descrição
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Veja todos os planos da sequência aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Criador de e-books: https://www.livrosdigitais.org.br/ - Materiais diversos:
Tabelas em anexo.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Escrita compartilhada
Prática de Linguagem
- Produção de texto (escrita compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Escrever em trios uma primeira versão de um conto acumulativo autoral, a partir de uma estrutura narrativa conhecida, para compor uma coletânea de contos da turma.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 90 min
Este plano de aula tem foco na produção de texto. A finalidade dele é escrever em trios uma primeira versão de um conto acumulativo autoral, a partir de uma estrutura narrativa conhecida, para compor uma coletânea de contos da turma.
Dificuldades antecipadas: Crianças em fase de alfabetização podem encontrar diversas dificuldades ao escrever contos acumulativos. A principal delas está relacionada à codificação da linguagem, ou seja, à capacidade de transformar a linguagem oral em escrita. Além disso, a estrutura cumulativa desses contos, que exige a repetição e adição de elementos a cada verso, pode ser um desafio para a memória e a organização das ideias das crianças. A consciência fonológica ainda em desenvolvimento pode dificultar a escrita de palavras novas e a compreensão das rimas. A falta de domínio da ortografia também é um fator que pode atrapalhar a produção escrita.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 20 min
Convide as crianças para lerem com você o tema da aula.
Comente que neste momento irão escrever um conto acumulativo para um livro de contos da turma, que posteriormente poderá ser compartilhado com outras crianças de outras turmas e até mesmo com a comunidade escolar, num evento ou mostra de trabalhos.
Organize a turma em trios. Para a atividade de produção textual, especialmente para crianças em fase inicial da alfabetização, faz-se importante a discussão e a possibilidade de um colega mais avançado para atuar como escriba. “As tarefas de escrita devem promover a integração entre os aprendizes. Se acreditamos que a linguagem é social e que se adquire e se desenvolve a partir da integração com a comunidade, as tarefas propostas devem promover as trocas entre os aprendizes. Os colegas podem ajudar um escritor-aprendiz a buscar ideias, a organizá-las, a revisar os rascunhos etc.” (CASSANY, 2001).
Retome oralmente com toda turma as características de um conto acumulativo: a sequência de fatos e elementos que se repetem juntamente com o fato ou elemento anterior. Permita que as crianças expliquem com as próprias palavras o conceito de contos acumulativos ou ainda recordem trechos de contos que tenham de memória.
Entregue para cada trio uma tabela com uma estrutura para um novo conto, disponível aqui.
Peça que leiam com seus colegas do trio os elementos apresentados nesta tabela.
Oriente que elaborem oralmente no trio um conto a partir dos elementos apresentados na tabela. Sugira elementos que possam ser usados para abrir a narrativa. Retome estes elementos de contos já lidos e estudados pelas crianças, como estes apresentados no slide. Se desejar, projete ou ainda copie no quadro ou num cartaz. Insira também as sugestões trazidas pelas crianças.
Convide um trio para ler para a turma a estrutura de sua tabela e apresentar oralmente a ideia para a construção do conto. Este momento é importante pois as ideias trazidas por este trio poderão auxiliar os demais na construção de seus contos.
Ao longo da apresentação das crianças, destaque a sequência acumulativa dos elementos, sugira elementos de coesão, questione a escolha das palavras e retome a tabela com a estrutura inicial.
Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção: As crianças podem encontrar dificuldades na leitura da tabela e na estruturação oral de um texto usando os elementos apresentados nela. Circule pela sala, ouvindo as discussões dos trios e sugerindo ideias e apontando para os elementos da tabela. Retome alguns contos já lidos ou estudados. Sugira algum que possa se alinhar aos elementos do trio. Inicie o conto com eles e peça que deem continuidade.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA