Plano de Aula

Plano de aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez.

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula.
  • Diga que o desafio desta aula é recordar as palavras que se repetem no conto “A casa que Pedro fez” e que irão completar o conto com elas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos