Texto para impressão - Trecho completo - LPO1_02SQA06
Plano de Aula
Plano de aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez.
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018
www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/ Acesso em 14 de novembro de 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula.
- Diga que o desafio desta aula é recordar as palavras que se repetem no conto “A casa que Pedro fez” e que irão completar o conto com elas.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos (parte 1)
Orientações:
- Organize as crianças em uma roda.
- Recorde o conto trabalhado nas aulas anteriores. Se necessário releia o conto na íntegra.
- Apresente no centro da roda cartões com imagens e palavras do conto.
- Peça que as crianças digam o nome das imagens e leiam.
- Peça que as crianças apontem qual a primeira imagem que surge no conto.
- Fixe a imagem no quadro ou local visível a todos.
- Peça que as crianças apontem a próxima imagem que surge no conto.
- Fixe ao lado da primeira imagem.
- Proceda assim com todas as imagens.
- Ao finalizar a última imagem, retorne à primeira e leia com as crianças o nome de todas as imagens, agora na sequência acumulativa.
Materiais complementares: Impressão do conto na íntegra para leitura do professor, caso seja necessário.
Dificuldades antecipadas e intervenções:
As crianças podem não conseguir recordar a sequência acumulativa do conto e com isso, não apontarem as imagens na sequência correta.
Ao recordar o conto, questione as crianças sobre o personagem principal: Pedro. Faça perguntas, por exemplo, “o que Pedro fez?”, ou “o que havia na casa que Pedro fez?” para que as respostas deem pistas para que consigam encontrar a palavra da sequência acumulatica.
Leia a primeira frase do conto “Esta é a casa que Pedro fez”. Peça que as crianças apontem para a imagem da CASA. Destaque no quadro ou em local visível a todos. A partir deste exemplo feito coletivamente, dê continuidade.
Releia o conto, omitindo cada nova palavra da sequência acumulativa e solicite que as crianças apontem para as imagens que completaria a ideia.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)
Orientações:
- Organize a turma em duplas.
- Entregue uma folha A4 para cada dupla com o trecho do conto lacunado.
- Oriente que as duplas terão que ler o parágrafo final do conto e completar com as palavras que faltam.
- Mostre que na sequência acumulativa completa a primeira imagem “CASA” é apresentada ao final do parágrafo.
- Faça com a turma um exemplo.
- Leia a última linha do parágrafo do conto.
- Pergunte às crianças qual palavra está faltando. Pergunte como podem descobrir. Sugira que observem e leiam as palavras que estão na linha. Aponte para a palavra Pedro e peça que leiam. Pergunte o que Pedro fez.
- Escreva a palavra CASA. Releia a linha completa.
- Retome as imagens fixadas no quadro apresentadas na introdução da aula.
- Sugira que estas imagens podem dar pistas para que eles pensem nas palavras a serem escritas.
- Permita que as crianças façam suas primeiras tentativas.
- Caso necessário, ofereça uma lista com as palavras a serem usadas, ou ainda o parágrafo completo para que elas possam comparar e completar, como apoio a leitura.
Materiais complementares: Folha A4 com lista das palavras do conto para serem usadas para completar o trecho lacunado; trecho completo impresso em folha A4
Dificuldades antecipadas e intervenções:
As crianças podem escrever as palavras na sequência incorreta.
Caso as crianças escrevam as palavras na ordem inversa, ou invertam determinadas palavras no trecho, peça que façam a leitura de cada linha. Acompanhe esta leitura e questione-as se a ideia está de acordo com o conto. Faça perguntas como “quem espalhou o milho?”. Retome as imagens do conto, fixadas no quadro e pergunte às crianças qual seria a resposta.
As crianças podem escrever as palavras com erros ortográficos.
Num primeiro momento, permita que as crianças façam suas tentativas de escrita, mesmo que com erros ortográficos. Ao concluírem, sinalize à lápis com um traço as palavras que precisam ser revistas na escrita e peça que as crianças observe a escrita das palavras nas imagens fixadas no quadro para que façam as devidas correções.
As crianças podem não conseguir ler o trecho e com isso não conseguirem preencher as lacunas.
Faça a leitura com as crianças da primeira linha do trecho. Confirme se realmente elas não conseguiram ler. Caso isso seja observado, ofereça a elas o trecho do conto completo para que observem e localizem as palavras a serem usadas para completar o trecho. Se necessário, leia com elas cada linha e auxilie-as a localizar as palavras para completar.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Escreva o parágrafo do conto no quadro ou projete o slide.
- Leia coletivamente o parágrafo do conto.
- Releia o texto e a cada linha convide uma dupla para marcar as palavras que se repetem ao longo do conto e que foi escrita no trecho lacunado.
- Numa próxima aula, pode-se solicitar às crianças que observando o trecho corrijam suas produções.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
- canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
- impressos do texto lacunado e lista do banco de palavras para cada aluno (encontram-se na aba materiais e atividades do plano), disponibilizados na escola para que as famílias os retirem.
Introdução
Comunique à família e ao aluno (por WhatsApp ou e-mail) que o material desta aula está disponível na escola para ser retirado. Caso seja pertinente e possível, envie os arquivos via e-mail para que a família imprima. Considere os saberes de cada criança para disponibilizar o texto lacunado e o banco de palavras:
- Pré-silábicos: texto com apenas 3 lacunas e banco de palavras.
- Silábicos sem valor sonoro: texto com 6 lacunas e banco de palavras.
- Silábico com valor sonoro: texto todo lacunado (conforme disponibilizado) e banco de palavras.
- Silábicos-alfabéticos: texto todo lacunado, não precisam do banco de palavras.
- Alfabéticos: solicite que escrevam em seus cadernos o trecho da história de memória, não sendo preciso lhes enviar nem o texto nem as palavras.
Desenvolvimento
Relembre, enviando um áudio no WhatsApp da turma, que já ouviram o conto A casa que Pedro fez e fizeram algumas atividades. A aula de hoje será com apenas um trecho do conto, leitura e escrita. Será pertinente organizar grupos de alunos no WhatsApp considerando os diferentes saberes (acima).
Oriente cada grupo, com áudios, sobre o que devem fazer: relembrar o trecho final do conto acompanhando/localizando no texto (os alunos já possuem o texto escrito, enviado nas aulas anteriores dessa sequência); na sequência, cada criança pega o texto com lacunas e observa quais palavras estão faltando. Oriente-os a utilizar o banco de palavras (somente os grupos que o receberam) para que escrevam nas lacunas.
Provavelmente, muitas crianças escreverão à sua maneira, mesmo se apoiando no banco de palavras, e não devem ser corrigidas. No máximo, você pode orientar que comparem sua escrita com a do banco de palavras.
Fechamento
Solicite que cada criança fotografe sua produção e lhe envie via WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a reler o trecho do conto que será utilizado nesta aula e acompanhar a criança na sua produção, mas deve ser orientada a não fazer pela criança ou corrigi-la.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Completando o conto: A casa que Pedro fez.
Finalidade da aula: Espera-se que os alunos completem trechos de um conto, recordando as palavras da sequência acumulativa.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos acumulativos
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição narrativas
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP26
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessário: Folhas A4 com imagens das palavras da sequência acumulativa do conto; folhas A4 para cada dupla, com o trecho lacunado da sequência acumulativa completa do conto.
Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. in Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris.
Sites e links:
Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018
Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html Acesso em 14 de novembro de 2018
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI Acesso em 14 de novembro de 2018