Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Como usar melhor livros na Educação Infantil e nos anos iniciais do Fundamental

Aproveite as comemorações do Dia do Livro para reforçar a rotina de leitura literária ou introduzir o tema com a turma

POR:
Camila Camilo
Professora faz roda de leitura com crianças na sala de aula  Crédito: Getty Images

Abril é o mês do livro para crianças! Logo no dia 2 é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data marca o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que escreveu e adaptou histórias mundialmente famosas como A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo e O Patinho Feio. No dia 18 é a vez do Brasil celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, inspirado no  nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo.

As efemérides são oportunidades para reforçar a rotina de leitura literária ou introduzir o tema com a turma. Por isso, separamos 6 planos de aula para te ajudar a planejar o quê e como fazer. As indicações estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e compreendem diferentes anos e faixas etárias, da Educação Infantil aos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Educação Infantil

Bebês: 0 a 1 ano e 6 meses
Despertar o prazer dos bebês pelas leituras
Um passo a passo para acomodar os bebês em duplas, apresentar os livros e ler com eles, enquanto a  professora aproveita elementos ao redor para ampliar a interação com as narrativas

Crianças bem pequenas: 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses
Manuseio de livros
As crianças são convidadas a ler, explorar, contar e recontar histórias em livros infantis já conhecidos por elas.


Crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses
O livro começa pela capa
A atividade propõe que a professora separe livros infantis e apresente os títulos e as ilustrações deles para os pequenos imaginarem e contarem o que acham que vai acontecer na história.

Ensino Fundamental - Anos iniciais

Língua Portuguesa - 1° ano
Rodas de leitura
Uma atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com especial destaque para o conto acumulativo. O objetivo é, via mediação da professora, desenvolver o repertório dos alunos e o aprofundamento da leitura autônoma.

Língua Portuguesa - 2° ano
Era uma vez nosso conto de fadas: Produção
Essa é a primeira de uma sequência didática de quinze aulas sobre o gênero Conto de Fadas. Nela, as crianças vão planejar e produzir um conto de fadas.

Língua Portuguesa - 3° ano
Rodas de leitura
Essa é uma proposta de atividade permanente para o momento da roda de leitura com o terceiro ano que aborda como organizar o ambiente, selecionar as obras e orientar a leitura das crianças.

Tags

Guias