Plano de aula: Planejando a escrita de contos acumulativos

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos acumulativos

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Livros de contos acumulativos; cartões com imagens de contos já estudado em aulas anteriores; cartões com imagens, título e palavras dos contos já estudados; tabela para planejamento do conto.

Informações sobre o gênero:
Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:
Caderno de orientações
: histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <ww.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.
CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 7 dez. 2018.

DAVIS, C; SILVA, M.; ESPÓSITO, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, nº 71,1989. pp. 49-54.
GÖBEL, Anna. Um + um + um + todos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GUILHERME, Denise. É possível ler, mesmo sem saber ler? 2014. Disponível em: <www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Histórias Acumulativas. Jogos e materiais para a alfabetização (blog). Disponível em: <www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 4 dez. 2018.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P.(org) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Veras: Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz. v.1, n.1, 201. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 7 dez. 2018.

PATACRÚA. A Princesa Maribel. Curitiba: Positivo, 2012.
REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.
RUIZ, Corina Maria Peixoto. A casa que Pedro fez. In: Didática do Folclore. Ed. Arco-Íris, 1995.
Tiquequê - A velha a fiar (Ao Vivo). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DyEq-BL32tY>. Acesso em: 4 dez. 2018.
VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas #15: histórias acumulativas. 2016. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI>. Acesso em: 4 dez. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Converse com as crianças sobre o tema da aula. Leia com elas.
  • Proponha a composição de um livro de contos da turma para compartilharem com outras turmas e com a comunidade as aprendizagens que conquistaram sobre este gênero. Para isso, elas serão as autoras de contos acumulativos e vão planejar a escrita destes contos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência