Atividade para impressão - Pauta para ajustes de edição/revisão/Modelo para escrita do verbete
Pauta para ajustes de edição/revisão/Modelo para escrita do verbete
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet para projeção dos slides, lápis, borracha, cópias do modelo de pauta para edição, revisão, formatação e atividade para produção do verbete. ( clique aqui para acessar).
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura do gênero, ortografia e coerência do texto.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Modelo de orientação para produção da escrita.
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Pauta para edição da produção
Orientações:
Materiais complementares: Pauta para revisão e formatação da produção / Modelo para produção escrita.
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Espera-se que eles citem que essas etapas foram importantes para a produção de um verbete bem escrito e bacana. Destaque que o processo ajuda na produção, pois eles podem pensar sobre o texto como um todo, garantindo a qualidade da escrita e do texto em si.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Se for possível, mantenha os estudantes organizados nos mesmos grupos da aula anterior, por WhatsApp ou outro canal de comunicação. Deixe a atividade da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Envie áudios ou vídeos, ou, se for possível, faça uma videochamada com a turma, explicando a dinâmica da aula de acordo com as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes a pauta com um roteiro, disponível aqui, seguindo o slide Desenvolvimento, a fim de nortear a atividade. Se for possível, deixe-a impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Faça uma videochamada e compartilhe sua tela, projetando os slides. Se não for possível, envie as fotos dos slides pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Envie, por áudios ou vídeos, ou pela videochamada, as instruções e os questionamentos, de acordo com as orientações do slide.
Fechamento
Promova uma aula síncrona, se possível, para a realização desta etapa da aula, de forma que os estudantes possam apresentar seus textos. Se não for possível realizar uma videochamada, oriente os estudantes a respeito de como deve ser essa apresentação, e peça que gravem vídeos com a leitura. Siga as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a pesquisar e produzir outros verbetes de animais, como feito na aula, juntando-os aos verbetes produzidos anteriormente. Depois, pode brincar de adivinhar de qual animal aquele verbete fala. A criança lê o verbete sem dizer o nome do animal e a família tenta adivinhar a qual animal aquele verbete se refere, e vice-versa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Produção de verbetes de enciclopédia infantil para mini enciclopédia: edição e revisão dos verbetes produzidos.
Finalidade da aula: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura e finalidade do gênero, ortografia e coerência do texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de texto / Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão
Prática de linguagem: Produção de escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF15LP06
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet para projeção dos slides, lápis, borracha, cópias do modelo de pauta para edição, revisão, formatação e atividade para produção do verbete. ( clique aqui para acessar).
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura do gênero, ortografia e coerência do texto.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: