Atividade de impressão - Verbete do leopardo
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos sinônimos no verbete
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta piloto, computador e projetor, cópias do verbete do leopardo (clique aqui para acessar), cópias da atividade principal (clique aqui para acessar) e exemplares de dicionários.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em encontrar sinônimos para realizar as substituições.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (org) SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para a turma. A proposta dessa aula é analisar os termos técnicos identificados no verbete do leopardo e substituí-los por seus sinônimos, a favor da compreensão do texto. Trata-se de um recorte da habilidade proposta.
- Faça a leitura prévia do verbete do leopardo e analise as atividades gabaritadas.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula apresentando o verbete do leopardo, disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/leopardo/481727.
- Solicite a um aluno que já é leitor fluente para que realize a leitura do verbete.
- Após a leitura do aluno, faça outra leitura, para garantir que todos compreenderam. Em seguida, discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o peso e o tamanho do leopardo?
Os alunos devem dizer que o leopardo tem o peso entre 50 a 90 quilos. Tendo 2m de comprimento, fora a cauda.
- Os leopardos vivem sozinhos ou em bandos? Quem pode me indicar essa resposta no texto?
Eles devem indicar o seguinte trecho: ”Os leopardos vivem sozinhos”.
- Na opinião de vocês, o que essa frase do verbete quis dizer: “O nome científico do leopardo é panthera pardus.”
Espera-se que eles digam que é o nome pelo qual o animal é conhecido pelos cientistas e especialistas. Caso eles não saibam explicar, informe que cada animal apresenta um nome científico dado pelos cientistas, que dão um nome exato para cada espécie. Dentro desse contexto, reafirme que o verbete traz informações do mundo da ciência, e o nome científico é uma delas.
- Vocês devem ter percebido que algumas palavras ou termos usados no texto são mais técnicos, não é? Como por exemplo, o termo “nome científico”. Nesse momento, faça uma breve retomada antes de propor a atividade principal. Questione:
- Por que encontramos esses tipos de termos/palavras no verbete?
Os alunos devem retomar a ideia de que os verbetes são textos que trazem explicações e informações científicas. Destaque que a intenção é aproximar o aluno dos conhecimentos científicos e específicos de um determinado tema, ou seja, textos produzidos para divulgação científica. Assim, os alunos devem associar que os verbetes, por serem textos que trazem informações mais científicas e específicas, os especialistas usam uma linguagem mais técnica ou termos mais técnicos.
- O que já sabemos, então, sobre o tipo de linguagem usada nos verbetes?
A ideia é que os alunos utilizem os conhecimento que fizeram na aula de descoberta para afirmarem que nos verbetes encontraremos palavras ou termos mais técnicos, ou que retomem a afirmação feita há pouco.
- O verbete disse que o leopardo é um gato. Quem pode me justificar/confirmar essa informação no texto?
Eles devem afirmar que no texto a palavra felino pode ser substituída por gato.
- E se estivermos lendo um verbete e não entendermos alguma palavra técnica usada. O que poderíamos fazer para compreender melhor o texto?
Eles devem sugerir a substituição delas por outras ou por sinônimos.
- Essas palavras que são substituídas devem apresentar sentidos iguais, semelhantes ou diferentes?
Espera-se que eles citem: sentidos semelhantes.
- Como chamamos as palavras que apresentam sentidos semelhantes? O que vocês já sabem sobre elas?
Os alunos devem dizer sinônimos. E destacar são palavras que apresentam sentidos semelhantes dentro do texto.
4. Informe que eles agora terão um novo desafio: ler um trecho do verbete e, pensando nessa questão das palavras técnicas que o compõem, tentar ajudar os leitores a compreenderem melhor o trecho em questão.
Materiais complementares: Verbete do leopardo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.
- Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
- Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!
Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.
Estabeleça um prazo de 10 minutos.
- Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.
Materiais complementares: Atividade principal.
Desenvolvimento
Orientações:
Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.
- Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
- Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!
Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.
Estabeleça um prazo de 10 minutos.
- Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.
Materiais complementares: Atividade principal.
Desenvolvimento
Orientações:
Essa segunda parte deve durar de 15 a 30 minutos.
- Ao término da atividade principal, peça que as duplas socializem as respostas oralmente. Registre no quadro as possíveis respostas dadas por eles. Questione:
- No primeiro trecho, vocês substituíram habitats por qual sinônimo?
Considere as respostas: meio/meio ambiente/ambiente/lugares.
- E a palavra “rochosos”?
Eles devem responder formados por rochas. Neste caso, destaque que eles substituíram por um termo.
- Por hábeis, qual foi o sinônimo usado para substituí-lo?
É provável que eles respondam habilidosos e eficientes. Pode ocorrer deles sugerirem o termo “muito bons”, o que não fica fora do contexto.
- No segundo trecho, pode-se substituir a palavra “procriar” por qual sinônimo?
Considere a resposta reproduzir/ proliferar.
- Vamos para o 3º trecho! Temos as palavras predadores e presa.Quais foram as substituições?
Eles devem dizer caçadores para predadores e presa para caça.
- Já no último trecho, temos a palavra extinção.Qual o sinônimo para essa palavra?
Considere eliminação.
2. As sugestões acima são as possíveis respostas, podendo a turma apresentar outras. Atente-se em garantir que dentro do contexto do texto elas mantenham o sentido da frase.
3. Caso eles apresentem palavras equivocadas, volte para o texto e releia o trecho usando a suposta palavra errada e permitindo que eles percebam que a palavra não apresentou sentido semelhante.
4. Ao final da socialização, garanta que todos tenham registrados as respostas corretas.
Materiais complementares: Atividade principal - gabarito.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Ao final da socialização/correção das resposta, questione:
- Vocês perceberam que no verbete do leopardo foi possível encontrar diversas palavras técnicas. De que maneira o uso dos sinônimos na substituição das palavras técnicas ajudou na compreensão do texto?
Eles devem afirmar que essa substituição ajuda a compreender melhor o texto, pois muitos trechos podem ficar mais confusos por conta do uso dessas palavras técnicas.
2. Por fim, informe de maneira mais contextualizada que os verbetes são produzidos por especialistas que usam uma linguagem mais técnica. Porém, é possível pensarmos em palavras que apresentam sentido semelhantes para substituí-las, auxiliando na compreensão do texto.
3. Se apresentaram muitas dificuldades na resolução das atividades, sugere-se retomar as ideias realizando a leitura das conclusões da aula anterior.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada com o Google Meet e compartilhe sua tela. Depois, peça que um estudante leia o verbete do leopardo, disponível aqui, de acordo com as orientações do slide Introdução. Caso não esteja em uma aula síncrona, solicite que um estudante envie um áudio com a leitura do verbete. Deixe a atividade disponível aqui impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Depois, siga as orientações do slide Introdução, através da videochamada ou de áudios/vídeos gravados, lançando as questões do slide. Peça que os estudantes enviem as devolutivas das descobertas feitas, se estiver em aula assíncrona.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada e compartilhe sua tela, projetando o slide Desenvolvimento, ou envie uma foto do slide pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. No Google Jamboard, crie um quadro com o texto lacunado, como o do slide. Realize a atividade conforme as orientações do slide Desenvolvimento, completando o verbete com post-its a partir das respostas dos estudantes. Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Se não for possível fazer uma videochamada, grave um vídeo com as instruções da aula e peça que os estudantes enviem suas devolutivas pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Crie um quadro no Google Jamboard com o texto lacunado e realize a atividade a partir das respostas dos estudantes, enviadas por áudio, completando o verbete com post-its. Depois, envie aos estudantes a foto do quadro por mensagem. Seguindo as orientações do terceiro slide Desenvolvimento, peça que os estudantes socializem suas respostas aos questionamentos feitos por você, pela videochamada ou através de áudios enviados pelos canal de comunicação utilizado. Volte ao quadro no Google Jamboard e realize as respectivas correções durante a videochamada ou por mensagens aos estudantes, junto a suas colocações.
Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos, seguindo as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, e procurar por um outro animal e um verbete sobre ele; depois, tentar trocar os termos técnicos por sinônimos, como aprendido na aula.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA