Atividade de impressão - Verbete do leopardo
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos sinônimos no verbete
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta piloto, computador e projetor, cópias do verbete do leopardo (clique aqui para acessar), cópias da atividade principal (clique aqui para acessar) e exemplares de dicionários.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em encontrar sinônimos para realizar as substituições.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (org) SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Leia o tema da aula para a turma. A proposta dessa aula é analisar os termos técnicos identificados no verbete do leopardo e substituí-los por seus sinônimos, a favor da compreensão do texto. Trata-se de um recorte da habilidade proposta.
- Faça a leitura prévia do verbete do leopardo e analise as atividades gabaritadas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA