Plano de Aula

Plano de aula: O uso dos sinônimos no verbete

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta piloto, computador e projetor, cópias do verbete do leopardo (clique aqui para acessar), cópias da atividade principal (clique aqui para acessar) e exemplares de dicionários.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em encontrar sinônimos para realizar as substituições.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (org) SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma. A proposta dessa aula é analisar os termos técnicos identificados no verbete do leopardo e substituí-los por seus sinônimos, a favor da compreensão do texto. Trata-se de um recorte da habilidade proposta.
  • Faça a leitura prévia do verbete do leopardo e analise as atividades gabaritadas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos