Plano de aula: O que são os verbetes das enciclopédias?

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Piloto, lápis, borracha, exemplares de livros diversos e enciclopédias com temática sobre borboletas, dinossauros, corpo humano e animais. Impressão de capas de livros, enciclopédia impressa e virtual, que devem ser impressas na folha A4 para afixá-las na parede (clique aqui para acessar) , atividade com capas de enciclopédia, livro, impressão de página de site para os alunos analisarem (clique aqui para acessar) e questionário para impressão (clique aqui para acessar).

Sugestões das enciclopédias:

• Enciclopédia Visual - Borboletas: Descubra de perto a vida secreta e encantadora das borboletas. Em colaboração com o Museu Nacional de Londres. Editora Verbo.
  • Enciclopédia de pesquisas escolares. Borboletas do Brasil.
  • Enciclopédia animal.
  • Primeira enciclopédia da natureza.
  • Enciclopédia da natureza 1. Editora Verbo.
  • Enciclopédia da natureza 2. Editora Verbo.
  • A minha enciclopédia da natureza. Editora Porto.
  • A grande enciclopédia infantil.
  • Pequena enciclopédia da curiosidade infantil. Editora Melhoramentos.
  • A vida dos dinossauros. Editora Moderna, 2012.
  • Como? Onde? Por quê? Editora Girassol, 2008.
  • De olho na Mata Atlântica. Editora Difusão, 2011.
  • Enciclopédia ilustrada do corpo humano. Editora Girassol.

Informações sobre o gênero: Segundo Costa (2008) os verbetes são as entradas presentes em dicionários, glossários, enciclopédias e outros suportes destinados à divulgação de conhecimento, caracterizando-se como um conjunto de explicações, acepções, exemplos e informações específicas. Nos dicionários, os verbetes abordam questões ligadas às questões linguísticas, trazendo os significados das palavras. Já na enciclopédia, entendida, como um potencial suporte deste gênero, os verbetes trazem um conjunto de explicações com informações mais específicas de uma determinada área da ciência, com a intenção de instruir o leitor com conteúdos relacionados às produções de divulgação científica.

Já no contexto das enciclopédias infantis, existe uma trabalho direcionado para a instrução de crianças. Busca-se aproximar este público do conhecimento científico por meio de uma linguagem mais acessível, explorando as imagens e os recursos gráficos com a intenção de facilitar a compreensão.

Para ampliar o conhecimento sobre este gênero, sugere-se as seguintes referências:

• DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
  • COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 3ª ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em compreender que a enciclopédia é o suporte para a circulação dos verbetes. Assim como de reconhecer a função sociocomunicativa do gênero.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, Angela; Machado, Ana Rachel; Bezerra, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

DIONISIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• As atividades propostas nesta aula têm como objetivo fazer com que os alunos compreendam que a enciclopédia é o principal suporte para a circulação dos verbetes. A ideia é fazer com que eles percebam que não vão encontrar os verbetes em qualquer livro, como em um livro de receitas. Além disto, o gênero será apresentado de maneira que os alunos identifique quem produz estes tipos de texto, quem são as pessoas que os usam e em quais situações e, por fim, o objetivo da produção deste tipo de gênero.
  • Preferencialmente, realize esta aula na biblioteca ou em uma espaço reservado para leitura. Caso esteja com os exemplares das enciclopédias e os livros indicados (literários, de receita, de contos e fábulas) separe-os previamente e afixe os cartazes com as capas das enciclopédias. Se a escola não dispor deste lugar, realize na própria sala.
  • Crie um ambiente de curiosidade, dizendo que nesta aula eles serão pesquisadores. Sendo assim, não é preciso apresentar o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência