Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Verbetes dos animais da África - Questionário sobre o gênero.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
I) NOME DO ANIMAL INCLUSIVE O CIENTÍFICO
II) LOCAL ONDE ELES PODEM SER ENCONTRADOS E ONDE VIVEM,TAIS COMO: FLORESTAS, SAVANAS, CAMPOS OU MANGUES.
III) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
IV) TIPO DE ALIMENTAÇÃO
V) COMO VIVEM
VI) CURIOSIDADES
Materiais complementares: Documento com links de sites sugeridos
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Atividade para impressão - Verbetes (leão, leopardo, rinoceronte e girafa)
Verbetes (leão, leopardo, rinoceronte e girafa)
Resolução de Atividade - Questionário
Questionário
Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Se for possível, faça uma videochamada com a turma, de acordo com as instruções e questionamentos desta etapa. Compartilhe sua tela com os estudantes ou envie os verbetes dos animais da África, disponíveis aqui, seguindo o slide Introdução.
Desenvolvimento
Se for possível, faça uma videochamada com a turma, de acordo com as instruções e questionamentos desta etapa, orientando-os a respeito da pesquisa que deverão fazer.
Fechamento
Envie áudios ou vídeos, ou, se for possível, faça uma videochamada com a turma, seguindo as instruções e fazendo questionamentos desta etapa. Compartilhe sua tela com os estudantes ou envie os questionamentos a eles.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a pesquisar e planejar outros verbetes, como feito na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Organizando uma mini enciclopédia de animais da África: elaboração de planejamento para produção de verbetes.Finalidade da aula:Recuperar situação comunicativa do gênero e planejar a produção de verbetes através de pesquisas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05; EF02LP24
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: