Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Verbetes dos animais da África - Questionário sobre o gênero.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
I) NOME DO ANIMAL INCLUSIVE O CIENTÍFICO
II) LOCAL ONDE ELES PODEM SER ENCONTRADOS E ONDE VIVEM,TAIS COMO: FLORESTAS, SAVANAS, CAMPOS OU MANGUES.
III) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
IV) TIPO DE ALIMENTAÇÃO
V) COMO VIVEM
VI) CURIOSIDADES
Materiais complementares: Documento com links de sites sugeridos
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Atividade para impressão - Verbetes (leão, leopardo, rinoceronte e girafa)
Verbetes (leão, leopardo, rinoceronte e girafa)
Resolução de Atividade - Questionário
Questionário
Atividade para impressão - Links sugeridos para pesquisa
Links sugeridos para pesquisa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Padlet.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Se for possível, faça uma videochamada com a turma, de acordo com as instruções e questionamentos desta etapa. Compartilhe sua tela com os estudantes ou envie os verbetes dos animais da África, disponíveis aqui, seguindo o slide Introdução.
Desenvolvimento
Se for possível, faça uma videochamada com a turma, de acordo com as instruções e questionamentos desta etapa, orientando-os a respeito da pesquisa que deverão fazer.
Fechamento
Envie áudios ou vídeos, ou, se for possível, faça uma videochamada com a turma, seguindo as instruções e fazendo questionamentos desta etapa. Compartilhe sua tela com os estudantes ou envie os questionamentos a eles.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a pesquisar e planejar outros verbetes, como feito na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Organizando uma mini enciclopédia de animais da África: elaboração de planejamento para produção de verbetes.Finalidade da aula:Recuperar situação comunicativa do gênero e planejar a produção de verbetes através de pesquisas.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05; EF02LP24
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.
Materiais necessários: computador com acesso à internet, links para pesquisa dos animais da África ( clique aqui para acessar) e folhas de ofício A4.
Informações sobre o gênero:
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades em realizar procedimentos de pesquisa e planejar as ações para a produção do gênero.
Referências sobre o assunto:
CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.
DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: