Atividade de impressão - verbete do Homem-Aranha
Plano de Aula
Plano de aula: Reorganizando os verbetes.
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet , projetor, cartolina, papel ofício, tesoura ,cola, lápis e borracha.Caso não seja possível, verbetes impressos da personagem heroína Mulher Maravilha disponível em https://www.omelete.com.br/mulher-maravilha e os do Homem Aranha e Hulk, disponível em http://getnuts.net.br/marvel-biografia-dos-super-herois-mais-famosos
Cartolina ou A3 e piloto.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em identificar, diferenciar e compreender a estrutura dos verbetes.
Referências sobre o assunto:
DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.
Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou registre no quadro o tema da aula e leia para turma.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Faça uma mini exposição de imagens de super- heróis. Se possível, afixe-as na parede.Estabeleça 7 minutos para essa etapa do plano.
- Questione o que eles sabem sobre aqueles personagens.
- Em seguida, apresente o verbete do homem aranha e faça a retomada sobre a estrutura composicional do gênero.
- Peça que eles observem o verbete e questione:
- Como esse texto se organiza? Em versos e estrofes? Em parágrafos ? (Espera-se que as crianças digam que ele se organiza em parágrafos).
- E o texto deve ficar em qual posição? (Espera-se que as crianças percebam o alinhamento do texto à direita)
- Quais são as partes que o compõem? Têm imagens? Título? (Espera-se que as crianças identifiquem o título, a imagem, o texto de base e a referência)
- As imagens podem ficar em qualquer posição? (Espera-se que, tendo em vista os verbetes anteriormente analisados, as crianças concluam que não, pois, geralmente, a imagem tem uma posição de destaque, situando-se, usualmente, à esquerda do texto base).
- De que maneira as imagens ajudam na compreensão do texto? (Espera-se que as crianças percebam que a imagem visa ilustrar o tema do verbete, no caso, o personagem que está sendo descrito).
- Todas as palavras estão destacadas? (Espera-se que eles percebam que não, que apenas o título do verbete foi destacado, tendo em vista sua função no gênero).
5. Conforme eles forem respondendo, registre no quadro. É importante que os registros sejam de respostas corretas, pois esse momento é de mobilizar os conhecimentos que a turma já tem sobre os verbetes, ativando-os para a atividade principal.Caso a turma apresente dificuldade em identificar essas questões do gênero, existe a possibilidade de aplicar antes desta aula, o quarto plano dessa sequência, que tem como finalidade analisar a estrutura do verbete, visando perceber a regularidade em sua composição.
6. Após os registros, convide-os a realizarem uma atividade chamada: Organizando o verbete.
Materiais complementares: verbete do homem aranha e imagens de super-hérois.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos de quatro alunos. É importante que no grupo tenha um aluno alfabetizado. Sugere-se agrupar alunos que estejam em hipóteses diferentes, possibilitando as interações. Entretanto, para grupos onde tenham crianças com hipóteses muito distantes, combine com eles o que cada um pode fazer.É importante garantir que todos participem da atividade.
2. Explique que eles receberão um verbete e terão que identificar os erros na sua estrutura, analisando os aspectos citados no início da aula e, por fim, reorganizá-lo atendendo às regularidades do gênero.Na atividade, a orientação é recortar as tiras e colar.Entretanto,peça que eles só façam a colagem depois da socialização.Estabeleça um tempo de 15 minutos para esta atividade.
Observação: Professora, há duas versões para sua escolha, uma na qual os frases estão mais separadas (que seria para aqueles que estiverem mais avançados no processo de leitura/alfabetização) e outra que estão mais em bloco. Selecione a que julgar mais adequada para os seus alunos.
Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha
Desenvolvimento
Orientações:
- Após o término da atividade, escolha dois grupos e peça que escolha um representante para socializar suas respostas. Selecione um grupo que tenha ajustado o texto corretamente. Entretanto, oportunize esse momento de socialização para identificar o que faltou ajustar e sinalizar de maneira que os outros grupos, que se equivocaram, possam corrigir a atividade.Depois, permita que eles façam as colagens. Estabeleça o prazo de 10 minutos. Retome as regularidades do gênero, questionando:
- Compreender as regularidades do verbete ajudou na resolução da tarefa? (Resposta pessoal, mas espera-se que eles concluam que sim)
- O que foi preciso organizar no texto? (Espera-se que eles digam que foi necessário colocar a imagem em seu lugar usual (à esquerda do texto), colocar o título mais centralizado, posicionar o texto base à direita, e a fonte ao final do texto, embaixo).
- A forma que o texto estava organizado facilitou ou dificultou a leitura do texto? (Espera-se que eles concluam que, desorganizado, houve uma dificuldade em ler e compreender o texto).
5. Afixe na parede as produções dos grupos.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Nessa etapa, depois das socializações, apresente à turma o verbete ajustado, destacando novamente as regularidades do gênero.Caso não seja possível projetá-lo, realize a impressão do texto e deixe-o fixado na parede.O objetivo é reforçar alguma questão em que a turma ainda não tenha se apropriado e garantir que todos os alunos tenham compreendido como se estrutura, se organiza o texto e quais são as partes que compõem o verbete. Permitindo que, posteriormente, possam realizar produções dos verbetes atendendo à forma composicional do gênero.
- Informe que para aprimorar o que eles aprenderam sobre a organização do verbete, como tarefa para casa, terão que reorganizar outro verbete do Hulk. Explique que essa aprendizagem é importante para próximas etapas, onde eles terão que ajudar a professora a produzir um verbete.
Materiais complementares: Verbete da Mulher Maravilha - ajustado Atividade de complementar. Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe as imagens disponíveis aqui e o verbete disponível aqui, sugeridos neste plano de aula, seguindo as orientações do slide Introdução. Se não for possível, envie as imagens e o verbete pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que os estudantes respondam aos questionamentos através de áudios.
Desenvolvimento
Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Oriente os estudantes a recortarem as tiras, mas peça que não as colem. Depois, envie os questionamentos através de áudios ou vídeos, ou faça uma videochamada, de modo a provocar os estudantes, a fim de que avaliem o verbete organizado. Após verificarem a estrutura do verbete, a partir da discussão, de acordo com as orientações do slide Desenvolvimento, permita que colem as tiras.
Fechamento
Apresente o slide Fechamento através de uma videochamada, ou o envie pelo canal de comunicação que está sendo utilizado. Siga as orientações do slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar o estudante a organizar o verbete do Hulk, disponível aqui, oferecido no plano como atividade complementar.