Educação Infantil: quatro planos de atividade para desenvolver a leitura

Desde os primeiros anos, a prática deve ser incentivada e acompanhada em casa e nas escolas

POR:
NOVA ESCOLA
Professora sentada no chão lê um livro para crianças pequenas em uma sala de aula da Educação Infantil
Foto: Getty Images

Que tal desenvolver o hábito de leitura desde os primeiros anos? Não é algo surreal. Aliás, cada vez mais enxergamos a necessidade de trabalhar a leitura em sala de aula durante os primeiros anos de alfabetização, e começar na creche é essencial para que, no futuro, ler seja uma atividade corriqueira das crianças. 

Precisamos, como educadores, criar ambientes em que as atividades relacionadas à leitura sejam divertidas e relaxantes para as crianças, fazendo com que os pequenos criem memórias afetivas positivas relacionadas aos momentos dedicados para a leitura. 

LEIA MAIS - Alfabetização: como combinar e relacionar imagens e escrita

Combinar a leitura com atividades divertidas, associação a imagens e a possibilidade de escrita é também uma das formas de despertar o interesse pelo hábito nas crianças em fase de alfabetização.

Para ajudar você, professor, a organizar o seu trabalho nesse momento, separamos quatro planos de atividade para trazer esses temas nas turmas de Educação Infantil.  Todos os planos foram elaborados pelo Time de Autores de Educação Infantil da Nova Escola.

Leitura na cabana para os bebês

Com este plano você vai organizar uma situação de leitura antes do momento da soneca. Para a cabana, use materiais que possam ser utilizados posteriormente, como tiras de Tecido-não-Tecido (TNT) e colchonetes, selecione títulos com a temática relacionada ao sono, como “A Girafa sem sono”, da Editora Ática.

Brincadeiras com linguagem: Leitura de História

Nesta proposta, veja como organizar e conduzir uma atividade de leitura com os bebês, que leve os pequenos a interagir com a história. Você pode usar objetos, sons e gravuras relacionados à história para enriquecer a experiência. Você também pode pedir relatos dos familiares sobre como foi a repercussão da atividade em casa. 

Leitura divertida para bebês

Aqui, você pode realizar uma leitura para as crianças seguida de uma rápida discussão e vivência relacionadas ao tema da obra. Apostar em um ambiente convidativo para os bebês é a chave para o sucesso da atividade e você também pode usar uma cesta de vime com variados livros de enredos semelhantes ao selecionado para a atividade. 

Decidindo a leitura do dia

Essa é uma atividade para quando as crianças já estão um pouco mais habituadas com a leitura. Possibilita que elas escolham entre três livros já conhecidos, para decidir qual será a história do dia. É importante que você já tenha observado e anotado as preferências das crianças por determinadas obras.

 

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias